Início » Mestre Cerimônia: a importância dessa função em eventos

Mestre Cerimônia: a importância dessa função em eventos

A empresária Renata Costa, da Equipe 10, relata a sua experiência nesse papel

por Redação
Renata Costa

A produção de eventos de pequeno, médio e de grande porte, diariamente, é um mercado desafiador. E muito mais que planejar o passo a passo, é preciso estudar a estrutura, portanto, como essas celebrações serão mostradas, diante do público-alvo. Nessas horas, os cerimonialistas assumem o seu papel. Eles irão redigir o roteiro da cerimônia, que conterá as seguintes informações: o tema em questão, a ordem da palavra de cada pessoa envolvida, o tempo de fala, a menção de palestrantes e de mediadores, em palestras; e de premiados, em premiações; ambas feitas por meio de uma mini biografia, com a trajetória profissional. Vale ressaltar que a linguagem utilizada é, sempre, atraente e dinâmica, a fim de despertar a atenção dos presentes, passar segurança e, principalmente, credibilidade. 

Mas, não basta apenas escrever e organizar o formato. Alguém é necessário a fim de transmitir essa mensagem. Assim, o mestre-cerimônia entrará em ação para conduzir a solenidade. Na ocasião, irá conversar, interagir com os convidados, além de explicá-los, de forma clara, os propósitos daquele acontecimento. Precisa, ainda, ficar por dentro de tudo e, a todo instante, demonstrar carinho e simpatia. Quanto ao traje, o uso é de acordo com o contexto: esportivos, corporativos, sociais, entretenimento, educacionais ou religiosos. É conveniente que os MCs dispensem cores chamativas ou acessórios espalhafatosos (mulheres). 

Recentemente, Renata Costa, vivenciou isso. A empresária, da Equipe 10, ficou responsável pela apresentação da Inauguração da Usina Fotovoltaica, da Fazenda Portobello (do Grupo Portobello), em Mangaratiba, RJ. Emocionada, relata: “Apresentar um evento é uma experiência repleta de emoção e essa trouxe um significado especial, pois se tratou desta inauguração, cujo projeto é pautado na sustentabilidade. Uma honra ter estado ao lado de pessoas inspiradoras e, também, compartilhar momentos únicos”, finaliza Renata. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via