O Meu Kantinho Centro de Cultura conquistou o terceiro lugar no Estado do Rio de Janeiro no Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti, na categoria Organizações Sem Fins Lucrativos, Culturas Populares e Tradicionais – Mestre Lucindo. Além disso, a instituição recebeu a certificação de Ponto de Cultura através dessa premiação.
O edital contemplou 1.117 iniciativas em todo o Brasil, voltadas a valorizar as culturas populares, tradicionais e indígenas, além da diversidade brasileira e os Pontos e Pontões de Cultura.
Este prêmio, Culturas Populares e Tradicionais – Mestre Lucindo, visa reconhecer, valorizar e destacar a atuação de instituições culturais cuja vida e obra são dedicadas à proteção, promoção e desenvolvimento da cultura tradicional brasileira. Ele celebra aqueles que possuem sabedoria notória, são reconhecidos entre seus pares e especialistas, e demonstram longa permanência na atividade e capacidade de transmitir conhecimentos artísticos e culturais.
Meu Kantinho Centro de Cultura
O Meu Kantinho Centro de Cultura é uma escola social sem fins lucrativos voltada para práticas musicais e socioambientais. Há 26 anos, atende crianças e jovens com aulas de instrumentos de corda, sopro e percussão. Fundado por Sebastião Cloves (Cloves do Violão), está localizado na Rua Indígena, 62 – Penha Circular, Rio de Janeiro.
A instituição tem como principal objetivo difundir o espírito social, descobrir talentos e despertar a criatividade. Em épocas de escolha de caminhos profissionais, os alunos encontram na música uma base sólida, contribuindo para inclusão, qualificação social, formação e inserção no mercado de trabalho artístico e cultural.
Uma Conquista Memorável
“É motivo de muito orgulho receber esse prêmio e reconhecimento do Ministério da Cultura. Fomos premiados em terceiro lugar, sendo 11 instituições contempladas no Estado do Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que conquistamos uma premiação a nível nacional, no ano em que completamos 26 anos de existência. Dedico este prêmio ao fundador do Meu Kantinho, Cloves do Violão, aos amigos Sivuca e Jorge Carioca (in memoriam), e a todos os voluntários, amigos e músicos que se dedicaram e doaram seus saberes para a continuidade das atividades realizadas pelo Meu Kantinho. Somos uma instituição de referência e emblemática da Região da Leopoldina, trazendo expressiva relevância social, econômica e cultural para a cidade do Rio de Janeiro,” comenta Alessandra Clovis, presidente da instituição.
Parabéns ao Meu Kantinho Centro de Cultura por essa conquista e a todos que contribuíram para as atividades e realizações dessa instituição!
Para mais informações, acesse: https://www.meukantinho.com.br/