O Minoxidil é um produto utilizado para estimular o crescimento de pelos ou cabelo no corpo. Sua aplicação serve tanto para homens quanto para mulheres dispostos a passar por uma mudança no visual. Na maior parte dos casos, seus efeitos aparecem de maneira rápida e prática.
O produto pode ser encontrado de duas formas: na concentração de 2% ou de 5%. Além disso, a sua utilização também é muito recomendada para quem possui problemas de queda de cabelo androgênica.
Para que serve o Minoxidil?
É importante dizer que o Minoxidil é uma substância ativa, capaz de estimular o crescimento dos fios, fazendo com que haja um aumento considerável do calibre de vasos sanguíneos. Dessa maneira, há uma considerável circulação de sangue na região. A fase anágena, que corresponde ao nascimento dos fios, também é priorizada.
A sua solução é voltada para quem deseja tratar ou prevenir a queda de cabelo androgênica. No entanto, também é largamente utilizado para ampliar o processo de crescimento dos fios, bem como da barba e das sobrancelhas. Seus resultados são facilmente notados nos primeiros dias.
Para que os efeitos sejam aproveitados da forma mais adequada, é necessário que a orientação médica de aplicação seja seguida. É necessário, também, que não haja interrupções do uso do produto no local em que foi recomendado. Então, após a aplicação na região, o ideal é massagear e estimular a absorção.
São muitas as marcas que veiculam o Minoxidil. No entanto, as mais famosas são:
- Aloxidil;
- Pant;
- Rogaine;
- Kirkland.
O produto também poderá ser manipulado em farmácia. É importante conversar com um médico antes de fazer a sua utilização, principalmente por causa das contraindicações que são expressas com um uso frequente.
Como a sua aplicação funciona?
Ainda não é possível identificar, com certeza, quais são os mecanismos de ação apresentados pelo Minoxidil. De início, vê-se que a substância consegue baixar a pressão arterial de seus usuários, principalmente para quem sofre com problema de hipertensão. Isso acontece porque a sua ação é vasodilatadora.
No entanto, após alguns anos de pesquisa, e de observação de uso, foi possível descobrir que os efeitos colaterais estavam voltados para o crescimento de cabelo. É por isso que o produto acabou sendo comercializado para uso direto no couro cabeludo, principalmente por causa dessa atividade vasodilatadora.
Ao ser aplicado nas regiões indicadas, é possível notar que há uma melhora considerável na circulação sanguínea, o que acaba estimulando o crescimento do cabelo e a absorção dos nutrientes a partir do bulbo capilar. Também é possível mencionar que a substância presente ajuda no nascimento e crescimento do cabelo, acompanhando todo o processo.
Modo correto de usar o Minoxidil
Assim como já foi comentado anteriormente, é possível utilizar o Minoxidil de formas diferentes. Isso porque ele não estimula, unicamente, o crescimento do cabelo, mas também dos pelos da barba e das sobrancelhas. Dessa maneira, caso seja recomendado, o consumidor poderá utilizá-lo em partes diferentes do corpo.
Veja como é possível fazer a aplicação em cada caso.
Aplicação no cabelo
Para que a queda de cabelo seja tratada de maneira eficiente, o produto deverá ser aplicado diretamente na região, mais especificamente no couro cabeludo. No entanto, ele precisa estar seco. Onde o cabelo está mais fraco e ralo, é necessário realizar uma massagem por 2 vezes ao dia.
Na maior parte dos casos, a quantidade aplicada na região corresponde a 1ml. A duração do tratamento também pode variar de acordo com a apresentação de resultados, podendo durar de 3 a 6 meses. O clínico geral também poderá oferecer uma previsão de acordo com o seu caso.
Aplicação na sobrancelha
Antes de mais nada, é necessário mencionar que os fabricantes do Minoxidil não podem recomendar a sua utilização em outras regiões do corpo. No entanto, é provável que alguns dermatologistas acabem recomendado o uso da substância para casos onde os fios da sobrancelha foram perdidos ou são escassos.
O produto poderá ser usado para engrossar os fios, aplicando a solução com apenas um cotonete, evitando que ele se espalhe para outras regiões do rosto. Após a sua aplicação, também é necessário passar um óleo no local, para que não haja o ressecamento e, consequentemente, uma irritação maior.
Aplicação na barba
É muito comum que alguns dermatologistas recomendem o Minoxidil para o crescimento acelerado dos fios da barba. Para que algumas falhas sejam preenchidas, é necessário que ele seja aplicado da mesma forma que é vista no couro cabeludo. Primeiro, coloque um pouco da substância nas mãos e depois no local da barba.
É ideal que as mãos estejam bem lavadas antes e depois da aplicação do produto. Então, ao finalizar o uso, é importante que a pessoa utilize algum hidratante com funções nutritivas, seja um óleo de coco ou amêndoas. Isso evitará o ressecamento e poderá diminuir o cheiro forte.
Minoxidil: não deve ser usado em alguns casos
O ideal é que o Minoxidil não seja utilizado por mulheres grávidas ou que estejam no processo de lactação. Além disso, também é necessário verificar se há alergia ao produto ou qualquer componente que esteja presente em sua fórmula. A fórmula com 5% não pode ser usada por mulheres, a não ser que haja recomendação médica.
Outro ponto que deve ser esclarecido é que, por conter álcool nos componentes, o uso não deverá ser liberado para pessoas que estão em tratamento contra o alcoolismo. Além disso, quem utiliza o remédio “dissulfiram” também não poderá usar o produto.
Por quanto tempo devo usar o Minoxidil?
O tempo em que o produto precisa ser usado para concluir o tratamento é muito relativo. Assim como qualquer outro tipo de medicamento, os organismos são muito particulares e apresentam reações diferentes. Então, se uma pessoa apresentou resultados em 1 mês, não necessariamente você irá apresentar nesse mesmo período.
Ainda assim, é possível fazer uma média do período de uso do Minoxidil. Para que ele tenha efeito completo e comece a se mostrar satisfatório, o ideal é utilizá-lo ao longo de um ano. Algumas pessoas relatam o aparecimento de novos fios entre 1 e 2 meses.