Amanda Momente é uma das principais vozes da Pop Plus, que será realizada nos dias 6 e 7 de dezembro, no Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo. A profissional, que também é fundadora da primeira marca brasileira de moda esportiva plus size, a WonderSize, apresenta na maior feira de moda do setor do Brasil a visão que orienta sua nova etapa profissional. “Vou mostrar como a fusão entre inteligência artificial, inclusão e criatividade está moldando o futuro fashion em diversos aspectos. Além disso, vou fazer o pré-lançamento do meu primeiro livro de forma coletiva, com as pessoas que me acompanham participando”, adianta a AI Fashion Architect.
Após dois anos de imersão, Amanda transformou seu conhecimento em moda, pesquisas e processos em um dataset próprio de referências, materiais, caimentos, modelagens e decisões criativas. Essa infraestrutura permite que qualquer criador faça o mesmo, projetando um sistema preciso para desenvolver, testar e aprimorar coleções de forma escalável. O Wonder Dataset é o primeiro banco de dados inclusivo de moda brasileira, treinado com IA generativa e metadados corporais, que conectam tecnologia, criatividade e inclusão, da formação técnica à experimentação com novas linguagens visuais. “Os bancos de dados públicos que definem ‘o corpo humano’ ficaram congelados no tempo. Se a indústria da moda pretende formar uma nova geração de estilistas preparada para o século XXI, precisamos atualizar urgentemente essas bases. Sem dados reais, diversos e mensuráveis, não existe modelagem precisa, inovação ou responsabilidade social. A próxima revolução da moda nasce da atualização do que consideramos corpo ideal e isso exige consolidar a existência desses dados que representem os corpos de hoje”, pontua Amanda.
A especialista tem como objetivo ir além da roupa em si feita para corpos reais, desenvolvida pela união de engenharia têxtil, nanotecnologia e modelagem de acordo com o que busca: a liberdade em todos os níveis. Segundo a profissional, que se considera autodidata, seu principal objetivo é mostrar ser possível redesenhar a criação, a produção e a representação dos corpos na moda, revelando o papel dos algoritmos. “Tudo isso tem me dado a certeza de que quem domina arquitetura de dados + comportamentos humanos + Design Tech, hoje, domina o futuro da moda”, afirma a AI Fashion Architect.
Para ela, além de produtos, esse movimento entrega algo raro na moda brasileira atual: roupas capazes de acompanhar todos os tipos de corpos no ritmo da vida real, favorecendo saúde, autonomia e o simples prazer de se movimentar. “O impacto reverberou no setor e estimulou marcas como Centauro, Netshoes, Pantys e Posthaus a ampliarem sua presença no esporte e no varejo de moda”, observa.
Pré-lançamento multiplataforma se destaca como diferencial do Pop Plus
Inovadora em todas as suas frentes de atuação, Amanda Momente não poderia deixar de lado sua personalidade futurista ao participar do Pop Plus. O principal diferencial do pré-lançamento do seu livro em co criação com a comunidade wonder conta com uma estratégia multiplataforma. “Durante o evento, jornalistas, influenciadores e visitantes poderão experimentar, em primeira mão, um totem interativo onde será possível conversar com o bot criado especialmente para a jornada do livro”, explica a autora.
Ela conta, ainda, que a experiência imersiva traduz os “oito conceitos”, pilares criativos do projeto, em prompts que geram moda inclusiva e reflexões sobre corpo, estética e tecnologia, transformando conteúdo em vivência e aproximando inovação de afeto.
Para Amanda, o momento é decisivo: “a moda brasileira está diante de um ponto de virada. Quando combinamos inteligência artificial, bancos de dados estruturados e metodologias de design centradas no ser humano, abrimos espaço para uma moda que respira responsabilidade. Uma indústria menos tóxica nasce quando o desenvolvimento de produtos começa pela empatia: compreender corpos reais, mapear necessidades e projetar soluções que respeitam quem veste e o planeta que sustenta tudo. Essa é a infraestrutura de moda do futuro”, finaliza.
Amanda Momente
Amanda Momente é AI Fashion Architect , Designer e uma das principais referências brasileiras em inovação na moda plus size. Há oito anos atua unindo design, tecnologia, sensações e inteligência artificial para romper padrões de exclusão e posicionar a inclusão como estratégia de mercado.
Fundadora da WonderSize, primeira marca de performance esportiva plus size do Brasil, desenvolveu produtos que combinam engenharia têxtil, nanotecnologia e modelagem precisa. Criadora do primeiro curso de Moda Plus Size do país com a AUDACES, autora do primeiro artigo técnico sobre o tema na ABIT e colunista da revista Costura Perfeita, Amanda também levou seu trabalho a mais de 40 países.
Reconhecida nacionalmente como referência em diversidade, já atuou como editora convidada no LinkedIn Notícias e jurada em programas de aceleração da Amazon. Sua trajetória integra inovação, impacto social e tecnologia para construir uma moda mais inclusiva e avançada. Em 2024 foi premiada na categoria PME do Prêmio. Santander X Acelera AI, pelo uso de Inteligência Artificial aplicada à moda e impacto social por meio da Wonder Size. Mentora de Multi Agentes na FINEP
Redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/
Serviço – Pop Plus 13 anos
Data: 6 e 7 de dezembro de 2025 (sábado e domingo)
Horário: das 11h às 20h
Local: Memorial da América Latina – Espaço Multiuso (entre Pavilhão da Criatividade e Auditório Simon Bolívar)
Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo/SP
Acesso: Estação Barra Funda (metrô, trem, ônibus e rodoviária)
Entrada: Gratuita
