Museu do Amanhã abre mentoria para jovens periféricos

Serão oferecidas 20 vagas para projetos de tecnologia e arte que desenvolvam soluções para comunidades, enquanto valorizam a autoestima e a saúde mental dos mentorandos

por Jorge Rodrigues
Museu do Amanhã

Estão abertas as inscrições para o Lab de Ideias, iniciativa do Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) do Museu do Amanhã em parceria com a ONG CodeFicar que vai mentorar projetos de tecnologia e arte de jovens periféricos cariocas de 18 a 25 anos. O Laboratório de Atividades do Amanhã é apresentado pelo Santander. As inscrições são gratuitas e vão até 14 de setembro via site oficial do Museu do Amanhã.

O objetivo é ser uma espécie de incubadora de ideias, reunindo propostas de soluções para os territórios onde os participantes vivem, valorizando a saúde mental e a autoestima, além de navegar nos diferentes tipos de inteligências: Linguística, Lógico-Matemática, Espacial, Musical, Corporal-Cinestésica, Interpessoal e Intrapessoal. Serão selecionadas 20 pessoas para 11 encontros presenciais aos sábados, com oficinas, palestras e rodas de conversa, sempre gratuitas. O almoço está incluso na programação.

“Com sua metodologia, o Lab de Ideias cria um espaço acolhedor para trocar experiências, estimular a inovação e fortalecer a identidade de cada participante. O projeto é transdisciplinar e deseja estimular que o jovem relacione os problemas de sua comunidade aos seus talentos e habilidades, propondo soluções práticas e 100% brasileiras”, declara Milena Godolphim, Coordenadora de Inovação – Laboratório de Atividades do Amanhã.

Entre a programação, oficinas de valorização da escrita com a jornalista e YouTuber Nath Braga; um workshop de experimentação e inovação que estimula a criatividade com o conceito da “gambiarra”, ministrado pelo diretor de arte Thiago Costa e pela diretora de criação Bia Lopes – que estiveram na última edição do Cannes Lions apresentando essa teoria –; técnicas e expressões vocais com a atriz e professora de interpretação Anna Paula Black; palestra sobre finanças com a Amanda Dias do Grana Preta; impressões 3D; como apresentar projetos; oficinas de tecnologia e cultura; além do estímulo à autoestima, com o coordenador da CodeFicar, o psicólogo Everton dos Reis.

Os mentores

Oficina de Escrita: Nath Braga é jornalista, youtuber, criadora de conteúdo, conhecida por abordar temas como etnia, gênero, sexualidade e educação. É repórter no The Intercept Brasil, co-fundadora do coletivo Influência Negra e vencedora do Troféu Mulher Imprensa em 2021.

Oficina ComuniTec: Thiago Costa é Diretor de Arte no iFood e Fundador da agência Quintal, com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de comunicação criativa, estratégica e inclusiva por meio do design gráfico. Desenvolveu campanhas para diversos clientes de alto perfil, como FMU, iFood e Paulinas-COMEP, entre outros. Bia Lopes Maria é Diretora de Criação Associada na Jotacom, palestrante do TEDx, fotógrafa e fundadora da agência Quintal e do projeto Re_Modelar. Diretora de arte premiada, Bia desenvolveu inúmeras campanhas para clientes de alto perfil, como Chevrolet, Banco do Brasil, Seara, Lupo, Eataly, SBT e Big Brother Brasil. Como mulher negra brasileira, ela busca disseminar a criatividade brasileira para a publicidade global.

Oficina Tecpossibilidades: Jonas Esteves é artista, programador e hacker autodidata, desenvolve pesquisas em arte contemporânea e tecnologia. Mestre em Poéticas Interdisciplinares na Escola de Belas Artes da UFRJ.

Oficina Resgates Culturais: Rafa Pinah é multiartista, educadora e produtora cultural. Sua atuação articula arte, ancestralidade e tecnologias, com foco em práticas decoloniais e no fortalecimento de narrativas periféricas e afro-brasileiras. A partir de linguagens como performance, audiovisual e educação crítica, desenvolve projetos que cruzam política, espiritualidade e criação coletiva. Atua também como facilitadora de processos formativos em arte e cultura digital, com especial atenção para juventudes negras e dissidentes.

Oficina da Voz: Anna Paula Black é atriz e professora de interpretação, com 27 anos de carreira. Integra a Cia dos Comuns, uma das principais referências do teatro negro brasileiro.

Palestra: Grana Preta é um programa de emancipação financeira que oferece soluções voltadas para pessoas de baixa renda, micro e pequenos empreendedores. Dissemina a educação financeira sob a perspectiva intraeconômica em seu conteúdo, cursos e métodos exclusivos de capacitação, para uma autogestão que se desenvolve na coletividade.

Oficina Bora Ver: Gabriel Borja é designer de produto com ênfase em tecnologias tridimensionais e manufatura aditiva. Seu campo de atuação inclui modelagem digital, prototipagem rápida e impressão 3D, com interesse particular nas interseções entre design, inovação tecnológica e cultura visual.

Como apresentar um projeto: Marisa Santana é gestora cultural e especialista em impacto social, com mais de 10 anos de experiência em projetos voltados para educação, inovação social e responsabilidade corporativa. Atualmente, lidera iniciativas estratégicas, gestão de programas e parcerias, além de acompanhar indicadores de impacto e engajamento de stakeholders.

Coordenação psicopedagógica da CodeFicar: Everton dos Reis atua na interseção entre cultura, gestão pública e transformação social. É coordenador do Observatório de Itaboraí e do Conexão Ubuntu, co-produtor da Roda Cultural Batalha da Foice, diretor do Fórum de Cultura e embaixador da Open Knowledge Brasil. Integra a Comissão do Plano Municipal da Primeira Infância, é formado em Gestão de Projetos, graduando em Gestão Pública e Psicologia, e atualmente exerce a função de assessor parlamentar. Sua trajetória é marcada pelo compromisso em fortalecer a participação social, democratizar o acesso à cultura e construir políticas públicas com impacto real nos territórios.

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão — idg. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, conta com o Banco Santander Brasil como patrocinador master, Shell, Instituto Cultural Vale e Motiva como mantenedores e uma rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e TAG. Tendo a Globo como parceiro estratégico, copatrocínio da Águas do Rio, apoio da Bloomberg, B3, Rede D’or, White Martins, EGTC, Renner, Granado, TechnipFMC, EMS e Sulamérica. Através da Lei de Incentivo Municipal tem o apoio da Accenture e Fitch Ratings e conta com a parceria de mídia da Rádio Mix, NovaParadiso, Revista Piauí e Canal Curta ON.

idg

Há mais de 20 anos, o idg atua na gestão e desenvolvimento de projetos culturais, ambientais e educacionais. Une conhecimento, inovação, criatividade e ousadia para dar vida a ideias e contar histórias que provocam reflexões e criam experiências.
Guiado pelo propósito de esperançar futuros possíveis, implementou e gere o Museu do Amanhã e o Museu do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro; o Museu das Favelas e o programa CultSP PRO, em São Paulo; e o Paço do Frevo, no Recife. Também é gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro, e, até o final de 2025, inaugurará o Museu das Amazônias, em Belém.

 

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend