Museu do Amanhã recebe aula inaugural do projeto ‘UFRJ na Ciência e Tecnologia’, parceria entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia

Aconteceu nesta terça-feira, 22 de agosto, a aula inaugural do projeto “UFRJ na Ciência e Tecnologia”, parceria entre a Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT). O evento foi realizado no Museu do Amanhã.

O objetivo da iniciativa é formar estudantes, professores e técnicos da universidade para desenvolverem atividades em nove Naves do Conhecimento das Zonas Norte e Oeste do Rio. A ação inclui o curso “UFRJ na Ciência”, aberto para a sociedade. Com 728 pessoas inscritas (429 da UFRJ e 299 do público geral), a iniciativa pretende juntar os saberes universitários e das comunidades dentro dos equipamentos.

“A ação é um convite à aprendizagem e à transformação. Composta por duas etapas imperdíveis, a primeira é um curso de extensão que garante um certificado valioso. Na segunda etapa, os inscritos terão a chance de colaborar nas Naves do Conhecimento, contribuindo para um ambiente de descobertas e aprendizado”, afirmou Tatiana Roque, secretária de Ciência e Tecnologia do Município.

“Essa é uma das missões da extensão universitária, compartilhar pesquisa, metodologias e propostas inovadoras vindas da universidade com os gestores e o público das Naves”, disse Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ. Vinicius Wu, subsecretário da SMCT, afirmou que os participantes poderão colaborar produzindo “metodologias de acompanhamento, de análise, de qualificação” das pessoas que atuam nos equipamentos.

Da esq. para dir.: Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ e Tatiana Roque, secretária de Ciência e Tecnologia do Município
Da esq. para dir.: Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ e Tatiana Roque, secretária de Ciência e Tecnologia do Município – Foto; Fábio Caffé

Participantes podem se inscrever em prêmio

Tatiana Roque defendeu a maior participação de mulheres na ciência e incentivou as participantes do “UFRJ na Ciência e Tecnologia” a se inscreverem no Prêmio Elisa Frota Pessoa, organizado pelo Museu do Amanhã, em parceria com a SMCT. O concurso homenageia o pioneirismo da cientista e física experimental, que teve atuação expressiva no campo da ciência e da tecnologia na cidade do Rio de Janeiro.

Serão premiadas as autoras dos melhores artigos científicos sobre a relação da ciência e da tecnologia na promoção da igualdade de gênero. Com 12 categorias, as premiações totalizam R$170 mil distribuídos entre as vencedoras.