Música no Museu encerra temporada 2025 com programação especial de Natal

por Redação
Madrigal Leme

Encerrando a comemoração dos 28 anos de atividades ininterruptas e a temporada 2025, a série Música no Museu apresenta, no mês de dezembro, uma programação especial com 08 (oito) concertos de temática natalina, reunindo formações diversas como coros, orquestras, conjuntos de cordas, vozes e piano.

Com esta agenda, o projeto atinge o expressivo número de mais de 230 concertos realizados em 2025, ano marcado pelo sucesso de grandes festivais e turnês internacionais.

A programação começa em 3 de dezembro, às 12h30, no CCBB RJ, com o recital da pianista carioca Alessandra de Lucena, que apresenta obras de Brahms, Scriabin, Chopin, Debussy, Bach, Schubert e Schumann.

Alessandra iniciou seus estudos aos 7 anos, formou-se no Conservatório Brasileiro de Música e é graduada pela UFRJ, com aperfeiçoamento sob orientação de Maria da Penha e Erika Ribeiro. Menção Honrosa no Concurso Nacional de Piano Sousa Lima (2003), atua no cenário erudito e na música popular.

Na segunda-feira (8/12), o Espaço Cultural Arte Sesc, no Flamengo recebe às 18h, três grupos vocais: Oficina de Cantoria +60, Coral do Cepel e Grupo Vocal Molho Inglês. O repertório dos grupos passeia pelas canções da MPB e da música internacional. A Direção é de Crismarie Hackenberg.

No dia 10 de dezembro (quarta-feira), às 12h30, no CCBB RJ – Recital com o Duo Luiz Bomfim (voz) e Regina Lacerda (piano).

O barítono e a pianista apresentam o programa “É tempo de Natal”, com um repertório de clássicos natalinos.

Na quinta-feira, dia 11 de dezembro, às 12h30, sobe ao palco do Museu da Justiça o Coral do Sisejufe, sob a regência do Maestro Edu Feijó e com um programa que reúne músicas brasileiras e clássicos natalinos.

Criado em 2014, o coral é formado por servidores da Justiça Federal, seus familiares e convidados, e dedica-se à divulgação da música brasileira e à participação em eventos culturais.

Atravessando a Baía da Guanabara, no dia 16 de dezembro (terça-feira), às 13h, no Tribunal Pleno de Niterói apresentação do Coral Rio Em Canto, sob a regência de Lulu Antunes, com um programa dedicado a clássicos brasileiros.

Com 25 anos de atividades ininterruptas, o coral reúne 15 a 20 integrantes e mantém a missão de celebrar a música brasileira e fortalecer os laços humanos por meio do canto coletivo.

No dia 18 de dezembro (quinta-feira), às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) é a vez do Coral Abstrassom. Sob a regência de Lucas Linder, eles apresentam os Clássicos do Natal.

Como forma de agradecimento pelo ano vivido, acontece no dia 21 de dezembro, às 11h, a Missa em Ação de Graças na Igreja de Nossa Senhora da Glória, seguida de um concerto do Madrigal do Leme, apresentando músicas de Natal através dos séculos.

Sob a direção de Anton Steuxner, o grupo interpreta obras sacras e natalinas de cinco séculos, com repertório de Dufay, Binchois, Bach, Telemann, Praetorius, Schubert, Gavaert, Holst, Gruber, entre outros.

Assim, Música no Museu consolida-se como a maior série de música clássica do Brasil, mantendo sua vocação de levar a música a todos, com excelência e alcance internacional.

MÚSICA NO MUSEU – 28 ANOS

Música no MuseuMúsica no Museu, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro, celebrou em 2025 seus 28 anos de atividades ininterruptas, realizando 246 concertos no Brasil e no exterior. Entre eles, 90 concertos no XX RioHarpFestival, 12 no IX SPHarpFestival, 10 em oito países europeus e 1 na África do Sul, consolidando-se como o maior festival de harpas do mundo. Somam-se ainda 14 concertos do XV RioWindsFestival, além das edições internacionais em Portugal.

Criado em 1997, Música no Museu tornou-se a maior série de música clássica do Brasil, reconhecida pelo RankBrasil, chegando a superar 500 concertos anuais e envolvendo cerca de 2.500 músicos por ano. Sua atuação se destaca pela forte vertente internacional e por iniciativas sociais que integram jovens talentos e orquestras comunitárias.

Ao longo de sua trajetória, recebeu cerca de 30 prêmios e honrarias nacionais e internacionais, incluindo a Ordem do Mérito Cultural, o Golfinho de Ouro, a Ordem Carioca do Mérito Cultural, o prêmio Cultura Viva – Lazos Hispânicos (Espanha), reconhecimentos da Unesco, além de ter sido tema de mestrado na Humboldt-Universität zu Berlin.

Com público acumulado superior a 1,2 milhão de pessoas e ampla cobertura na mídia — incluindo destaques no New York Times e Le Monde de la Musique —, o projeto mantém ainda o Concurso Jovens Músicos, que oferece bolsa internacional de US$ 105 mil, e a Orquestra Jovem Música no Museu.

Em 2026, segue ampliando sua presença no cenário cultural, com destaque para o XXI RioHarpFestival, reunindo harpistas de 25 países e reforçando o papel do Brasil no circuito mundial da harpa e dos instrumentos de sopro

SERVIÇO:

MÚSICA NO MUSEU 

Entrada Gratuita

Mais informações: www.musicanomuseu.com.br

PROGRAMA GRANDES CONCERTOS DE NATAL – DEZEMBRO DE 2025 

Dia: 01/12 (segunda-feira)

Horário: 12h30

Local: Biblioteca Nacional

Rua México s/nº, Centro, RJ.

Palestra Sons do Brasil. A música da Região Sudeste.

Pesquisadora Mara Lúcia

Dia: 03/12 (quarta-feira)

Horário: 12:30

Local: CCBB RJ

Rua 1º de Março 66 – 4º. Andar- sala 26

Capacidade: 90 lugares.

Músico: Alessandra de Lucena, piano.

Programa: Brahms, Scriabin, Chopin, Debussy, Bach, Schubert e Schumann

Dia: 8/12 (segunda-feira)

Horário: 18h

Local: Espaço Cultural Arte Sesc

Rua Marquês de Abrantes 99- Flamengo.

Capacidade: 200 lugares.

Músico: Oficina de Cantoria +60, Coral do Cepel e Grupo Vocal Molho Inglês. Direção Crismarie Hackenberg

Programa: Clássicos brasileiros.

Dia: 10/12 (quarta-feira)

Horário: 12:30

Local: CCBB

Rua 1º. de Março 66 – 4º. Andar- sala 26

Capacidade: 90 lugares.

Músico: Luiz Bomfim, barítono e Regina Lacerda, piano.

Programa: É tempo de Natal

 

Dia: 11/12 (quinta-feira)

Horário: 12h30

Local: Museu da Justiça

Rua Dom Manuel nº 29 – Centro.

Capacidade: 50 lugares.

Músico:  Coral do Sisejufe. Regência Edu Feijó

Programa: Músicas brasileiras e clássicos do Natal

Dia: 16/12 (terça-feira)

Horário: 13h.

Local: Tribunal Pleno – Niterói

Praça da República s/nº, Niterói

Capacidade: 50 lugares.

Músico: Coral Rio Em Canto. Regência: Lulu Antunes.

Programa: Clássicos brasileiros

Dia: 17/12 (quarta-feira)

Horário: 12h30

Local: CCBB RJ

Rua 1º. de Março 66- 4º. andar- sala 26

Capacidade: 90 lugares.

Músicos: Else Vergara (Mezzo Soprano) e Cláudio Vettori (Piano), Beatriz Balan (Soprano Coloratura Juvenil), Claudia Maria, Fabiana Osawa (Mezzo Soprano)

Else Vergara (Mezzo Soprano), Elson Neto (Tenor/Violão), Luiz Paulo Hota (Violoncelo), Beatriz Vergara.

Direção: Claudio Vettori

Programa: Clássicos do Natal.

Dia 18/12 (quinta-feira)

Horário: 18h 

Local: Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)

Av. Rio Branco, 241 – Centro

Capacidade: 90 lugares

Músico: Coral Abstrassom. Regência Lucas Linder

Programa: Clássicos do Natal.

Dia 21/12 (domingo)

Horário: 11h.

Encerramento Música no Museu 2025.  

Local: Igreja N.Sra. da Glória.

Capacidade: 80 lugares-

11h – Bênção Música no Museu- 28 anos

12h30 – Músico: Madrigal do Leme. Direção: Anton Steuxner

Programa: Músicas sacras e natalinas de 5 séculos, cantadas e instrumental.Obras de Dufay, Binchios, Bach, Teleman, Praetorius, Schubert, Gavaert, Holst, Gruber e outros.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend