Nelson Faria Quarteto

Guitarrista e seu conjunto apresentam-se em show gratuito com clássicos da MPB e temas contemporâneos, dia 16 de maio, às 19h, no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro

por Redação
Nelson Faria

Ele é referência como instrumentista no país. O domínio pleno da guitarra e do violão levou Nelson Faria a conquistar o respeito de (e a tocar com) feras da música. A lista inclui nomes como Edu Lobo, Nana Caymmi (1941-2025), Ivan Lins, Toninho Horta e Cássia Eller (1962-2001). Sem falar naqueles com os quais levou um som em “Um café lá em casa”, talk show musical cujo canal tem mais de 300 mil inscritos. Seu apuro técnico é notório e poderá ser mais uma vez constatado no seu novo projeto, no qual une-se a três  instrumentistas, todos craques como ele. Ao lado de Ney Conceição (baixo), Marcos Nimrichter (piano) e de Di Stéffano (bateria) forma o Nelson Faria Quarteto. O conjunto vai se apresentar no dia 16 de maio (sexta-feira), no Espaço Cultural BNDES, no Centro do Rio de Janeiro. A apresentação, gratuita, contará ainda com a participação do violonista Ulisses Rocha.

Eles já perderam a conta das vezes em que tocaram juntos, nos estúdios ou nos bailes da vida. E, juntos, foram um conjunto coeso, um Quarteto Fantástico ipsis litteris. E levam ao palco canções e temas ligados às suas formações e trajetórias, reverenciando mestres da MPB de diferentes segmentos (do samba-canção à bossa, passando pelo sambalanço), mesclados a temas autorais ou de músicos da atualidade.

O panteão abarca mestres fundamentais como Tom Jobim (“Surfboard”) e Milton Nascimento (“Vera Cruz”,esta com Marcio Borges), passando por duplas basilares da canção. Luiz Bonfá (1922-2001) e Antonio Maria (1921-1964) fazem-se presentes com “Manhã de Carnaval”. Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli (1928-1994), com “O barquinho”. Maurício Einhorn e Durval Ferreira estão aí (mesmo) com “Estamos aí”, carro-chefe no repertório de Leny Andrade (1943-2023), dama da música com quem Nelson também tocou (com quem não tocou, aliás?)

Nico Assumpção, grande nome da música instrumental, é celebrado com sua “Paca, tatu; cotia não”. E, nesta seara, não poderiam faltar no roteiro temas do próprio Nelson. “Brooklyn High”, “Juliana” e “Meu amigo Gramani” estão entre as pepitas da própria lavra do músico.

Nelson Faria:

Nascido em Belo Horizonte (MG),Nelson teve seu interesse pela música despertado em Brasília, onde cresceu e de onde saiu para estudar nos EUA. Ele graduou-se no Guitar Institute of Technology (hoje Musicians Institute). Ali, teve como mestres nomes como Joe Diorio (1936-2022) e Ted Greene (1946-2005), entre outros. E o que era talento foi burilado e aprimorado ao longo dos anos ,em projetos musicais que incluem diferentes plataformas, que abarcam também livros e a web.

Requisitado por astros, nacionais e estrangeiros, e por orquestras (com as quais apresentou-se como solista), Nelson compartilha do seu saber com todos aqueles que desejam aprimorar-se no ofício. Três dos seus oito livros didáticos foram editados também nos EUA, Itália e no Japão, onde o interesse por nossa música é enorme. Seu pioneirismo e sua inventividade levaram-no a criar, em 2017, a Fica a Dica Premium, escola de música online com 40 professores e cerca de 2 mil alunos.

Ficha técnica:

  • Nelson Faria: guitarra
  • Ney Conceição: baixo
  • Marcos Nimrichter: piano
  • Di Stéffano: bateria
  • Participação especial do violonista Ulisses Rocha
  • Direção de produção: Juliana Faria

Serviço:

Show Nelson Faria Quarteto

Quando: dia 16 de maio (sexta-feira)

Hora: 19h

Onde : Espaço Cultural BNDES (Av. Chile, 100, Centro do Rio de Janeiro. Próximo à estação Carioca do metrô)

Entrada franca (os ingressos podem ser reservados a partir do dia 09 de maio em https://www.bndes.gov.br/espacoculturalbndes)

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend