Neste fim de semana especial de Dia dos Pais, o espetáculo “Sons do Brasil” se despede do público no Centro Cultural Banco do Brasil – RJ, com apresentações gratuitas e repletas de energia, cores e sonoridades que percorrem as cinco regiões do país.
De 9 a 11 de agosto, o público poderá vivenciar uma verdadeira viagem musical, com artistas que trazem à cena ritmos tradicionais, danças folclóricas, instrumentos típicos e uma imersão nas raízes culturais do Brasil. Uma celebração perfeita para curtir em família!
“O Brasil é plural e possui uma variedade de culturas, sotaques, ritmos e tradições que compõem a identidade brasileira. Sons do Brasil é um convite à celebração dessa riqueza, destacando a música e as danças regionais como expressões vivas da nossa diversidade”, afirma Sérgio da Costa e Silva, diretor do projeto e presidente do Instituto Cultural Música no Museu.
Com curadoria de Rose Oliveira, CEO da Companhia de Cultura Ginga Tropical, o espetáculo reúne música ao vivo, dança e pesquisa artística para retratar a essência de cada região do país. A trilha sonora é interpretada pela banda Ginga Tropical, que apresenta ritmos típicos de diferentes localidades brasileiras em arranjos vibrantes e autênticos.
“Sons do Brasil é um passeio rítmico por sonoridades e danças como Lambada, Carimbó, Xaxado, Forró, Frevo, Maculelê, Capoeira, Dança dos Orixás, Boleadeiras (RS), Bossa Nova, Samba de Gafieira, o carnaval e muito mais. Os artistas emprestam seus corpos com verdade, superando estereótipos e valorizando as culturas locais”, destaca a curadora.
O projeto conta com patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Emenda Parlamentar nº 32680012, e reafirma os objetivos do Instituto Cultural Música no Museu de ampliar o acesso à arte musical e formar novas plateias, no Brasil e no exterior.
Com figurinos típicos, coreografias envolventes e um elenco que traduz em cena a alma do Brasil, Sons do Brasil encerra sua temporada no CCBB Rio celebrando a força da cultura nacional.
“Esperamos por vocês”, convida Sérgio da Costa e Silva.
Programação Final – Sons do Brasil no CCBB RJ
Sexta-feira | 8 de agosto | 12h30
Região Sul
Rabecas e violas da Península Ibérica evocam tradições orais e musicais passadas à beira das fogueiras, celebrando lendas, cantigas e a rica culinária em torno dos churrascos.
Sábado | 9 de agosto | 16h
Região Centro-Oeste
O rasqueado do ponteio embala a alma do Planalto Central, enquanto a viola e a sanfona traduzem o cotidiano dos pantaneiros em paisagens sonoras autênticas.
Domingo | 10 de agosto | 16h
Região Sudeste
A música “chorosa e sentimental” dos chorões como Pixinguinha e Benedito Lacerda, passando por Villa-Lobos, Carlos Gomes, samba-enredo e bossa nova, fazem da região um polo criativo essencial da música brasileira.
Serviço – Sons do Brasil no CCBB RJ
Temporada: de 1º a 10 de agosto de 2025
Horários:
- Sextas-feiras: às 12h30
- Sábados e domingos: às 16h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – CCBB RJ
Teatro II – Capacidade: 153 lugares
Rua Primeiro de Março, 66 – 2º andar – Centro – Rio de Janeiro / RJ
Entrada gratuita | Classificação: Livre
Ingressos disponíveis a partir das 9h do dia de cada concerto, na bilheteria ou em bb.com.br/cultura
