Em continuidade às ações para conscientizar os clientes sobre importância das regras de segurança no sistema metroviário, o MetrôRio lançou uma nova iniciativa. Trata-se do “Pacto de Segurança no MetrôRio (PSM)”, campanha criada pela agência Made. Com regras claras e uma linguagem em pictogramas, a ação faz um alerta para mensagens como não ultrapassar a faixa amarela, ter cuidados ao descer as escadas, não impedir o fechamento das portas do vagão, jamais acessar a via, entre outras orientações.
Para reforçar a campanha, o MetrôRio realizou nesta terça-feira (23/09) ativações no sistema metroviário. Uma delas é a ação chamada “Anjos da Guarda”, na qual atores representarão personagens que são importantes ao longo da nossa vida e têm o papel de cuidar e nos ensinar o que é certo e o mais seguro. Usando coletes com identificações “PAI”, “MÃE” e “NETO”, o elenco vai interagir com os figurantes para reforçar as boas práticas, além de distribuir folhetos com os Pactos de Segurança do MetrôRio.
“Calma, meu amigo. Você está no metrô, não é Fórmula 1, não.” e “Correndo assim vai acabar trocando o salto pelo gesso, minha filha…cuidado.”, são umas das mensagens das cenas protagonizadas pelos “anjos da guarda”.
Já a outra ação simula um “radar humano”, inspirado no equipamento que fiscaliza a velocidade dos carros nas ruas e adaptado à rotina metroviária. Na cena, o ator caracterizado de “Fiscal Radar Humano” estará equipado com um radar de velocidade, medindo a “pressa” dos passageiros. A cada “flagrante” de corrida nas escadas, plataformas ou corredores, o segurança faz a abordagem para comunicar que houve “uma infração”, por excesso de velocidade, e também para orientar sobre os “pactos” de segurança do sistema metroviário carioca.
“A campanha “Pacto de Segurança no MetrôRio” é uma ação criativa, que reforça as nossas ações diárias de conscientização nas estações e faz um apelo para que todos colaborem e respeitem as regras de segurança no sistema metroviário carioca”, afirma Simone Pfeil, gerente Comercial e de Marketing do MetrôRio.
Confira os oito pactos de segurança do MetrôRio:
– Não corra para embarcar.
Um acidente pode atrasar muito mais a sua vida.
– Não tente impedir o fechamento das portas.
Porta do trem não tem sensor de movimento como porta de elevador.
– Atenção com o vão entre o trem e a plataforma.
Um passo em falso pode custar caro. Olhe bem por onde pisa.
– Nunca tente pegar objetos na via.
Um celular pode ser substituído, a sua vida, não. Peça ajuda a um funcionário do metrô.
– Respeite a faixa amarela.
Só a ultrapasse quando o trem parar completamente. A faixa amarela é um freio visual.
– Cuidado nas escadas.
Não use o celular ao subir ou descer e segure-se no corrimão. Uma mensagem pode esperar. Sua segurança, não.
– Cuidado nas escadas.
Correr nas escadas é perigoso para você e para os outros. Desça com calma. O próximo trem já está chegando.
– Peça ajuda se precisar.
Sentiu insegurança na escada rolante? Chame um funcionário. O próximo passo é sempre mais seguro com apoio.