Nova opção de programação familiar na cidade, Tabladinho Cultural inaugura agenda com Baile de Carnaval

Localizado no mesmo terraço da escola de cursos livres Tabladinho, local promete ser um ponto de encontro para familiares e amigos

por Redação

Um lugar que reúne shows, oficinas, brincadeiras e comidinhas. E vai além: é um espaço de encontro, de afeto, de sorrisos, aprendizados. Para novas histórias e memórias serem criadas. É assim que, fechando os olhos, já é possível imaginar o Tabladinho Cultural. No próximo dia 28, tudo isso vai se tornar realidade.

Pelas mãos das produtoras culturais Gabriela Motta, mãe de uma menina de 2 anos, e Flavia Ribeiro, mãe de uma de 10, o espaço que fica no terraço de um prédio anexo ao Teatro Tablado, entre a Lagoa e o Jardim Botânico, está prestes a se tornar realidade para as famílias cariocas. Os adultos – pais, amigos e familiares – também encontrarão uma experiência divertida para eles. “Surgiu a proposta de transformar o Tabladinho em algo ainda mais acessível, expansivo e, principalmente, cultural”, complementa Flavia. Daí, nasceu o Tabladinho Cultural. Não à toa, a agenda será diversa, mudando as atrações a cada edição.

ORIGEM

É impossível falar do Tabladinho Cultural sem falar do Tabladinho. A escola, que funcionou ali por mais de 60 anos, mudou a proposta no final de 2023: deixou de ser focada em educação infantil  para voltar às origens, um espaço de cursos livres durante a semana, oferecendo experiências culturais que encantam não apenas as crianças.

Gabriela, que é neta de uma das fundadoras e sobrinha das diretoras do Tabladinho, se indagou por que não ir além e oferecer eventos aos finais de semana para as famílias cariocas que sempre sofrem com a falta de programações infantis bacanas. “Diante desse cenário, procurei Lucia e Inez (diretoras) para discutir o que poderíamos fazer neste novo capítulo. Pedimos permissão para imaginar um novo caminho, uma nova fase”, explica Gabriela. “Nossa missão é continuar a tradição, comprometidas em preservar o espírito único do Tabladinho, agora em um formato que permitirá que mais pessoas vivenciem essa magia”.

LANÇAMENTO DA AGENDA 2024

De janeiro a julho de 2024, será realizada uma verdadeira temporada de aquecimento na sede original. Para o evento de lançamento do Tabladinho Cultural, a programação não poderia ser outra: um Baile de Carnaval agitará um charmoso terraço, que conta com vista para o Cristo, no dia 28 de janeiro, a partir das 15h.

A primeira atração é o Bloquitcho de Carná, que é um projeto formado por três musicistas educadores: Zé Motta, Laura Becker e Michel Niremberg. O projeto consiste em cortejos lúdicos onde são tocadas marchinhas, sambas e cirandas ao mesmo tempo que são propostas brincadeiras e interações com as crianças e adultos por onde o bloco passa. Durante o evento, eles farão cortejos e atividades para crianças de todas as idades, dos bebês aos adultos que ainda querem pular e dançar um carnaval com a criançada.

Já a bateria mirim do Bloco do Sargento Pimenta, o Little Be, une a música dos Beatles na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba. Com uma “pequena” diferença: os ritmistas são crianças de 7 a 14 anos. Eles realizarão uma oficina de uma hora e meia de duração, com um grupo de crianças a partir de 7 anos de idade. Os pequenos ritmistas aprenderão a tocar ritmos brasileiros em instrumentos de percussão característicos de uma bateria de escola de samba (surdo, caixa, repique, agogô e tamborim) e se apresentarão no fim da oficina. Alguns arranjos serão inéditos e não fazem parte do repertório do Bloco do Sargento Pimenta. Vai ser uma mistura de Ciranda com “All Together Now” e “Let It be” , Xote com “Octopus’s Garden” e “Mother Nature’s Son”. Além disso, também terá a oficina Carnaval reciclante.

Como presente da primeira edição, os 20 primeiros foliões de mais de 7 anos, que comprarem os ingressos, serão convidados a participar da oficina exclusiva com o Little Be!

A experiência não é só infantil: a DJ Tati da Vila, mãe do João de 7 anos, completa o Baile. Reconhecida por discotecar no Réveillon de Copacabana, ela foi finalista do Prêmio Noite Rio de Melhor DJ de MPB. “Os pais perceberão que o ambiente é também pensado para eles. A ideia é que as famílias se divirtam juntas. As comidinhas e as bebidas tornarão a experiência ainda mais gostosa, enquanto as crianças curtem com novos ou velhos amiguinhos. Temos o sonho de que os eventos do Tabladinho Cultural se tornem data marcada nas agendas das famílias e que todos se encontrem aqui”, sonham as realizadoras.

SERVIÇO: 

Baile de Carnaval Tabladinho Cultural 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via