Início » Novos desafios, novas oportunidades no turismo de Niterói – IV Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo

Novos desafios, novas oportunidades no turismo de Niterói – IV Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo

por Marcos Michalak

O Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio, coordenado pela Dra. Deborah Zouain, publicou recentemente um estudo na Revista Podium Sport, Leisure and Tourism Review sobre os efeitos da Covid-19 no turismo da cidade do Rio de Janeiro, que sinalizou oportunidades e desafios para a atividade. Os resultados indicam o aumento do cuidado com a saúde, a busca por maior contato com a natureza e a necessidade de se ter um maior olhar para o próprio território, tanto por parte dos residentes como por turistas. E neste contexto, segundo dados da pesquisa, a tendência é que haja um crescimento do turismo de saúde e do turismo de esporte, sendo alguns deles associados a eventos.

Alguns destinos turísticos no Estado identificaram a importância desses segmentos e aqueles  que estão mais antenados, investindo em pesquisa e desenvolvimento, já vêm trabalhando alguns nichos de mercado para a retomada do turismo. Segundo Paola Lohmann, também pesquisadora do Núcleo, um desses casos de sucesso vem justamente da Cidade de Niterói, relacionado à temática do Turismo Náutico. Este projeto, coordenado pela Professora Dra. Verônica Feder Mayer, da Universidade Federal Fluminense, tem como uma das entregas um Mapa de atividades e esportes náuticos na cidade, que pode ser acessado por meio do link  https://turismonautico.uff.br/mapa-das-atividades-nauticas-de-niteroi/ . 

Para a coordenadora, foi uma iniciativa inovadora da Prefeitura de Niterói, que destinou recursos para a Universidade com o objetivo de desenvolver projetos acadêmicos com ciência aplicada e com o olhar para o território. E neste caso, a inserção da comunidade local tem sido o ponto alto do projeto.

Niterói tem paisagens lindíssimas, desenhadas por montanhas, áreas verdes e banhada tanto pela Baía da Guanabara quanto pelo Oceano Atlântico, oferecendo um cenário muito propício ao desenvolvimento da cultura náutica. Inclusive toda a sua história tem atividades ligadas ao mar. A cidade tem a maior densidade de clubes náuticos do país, atletas renomados em diferentes modalidades esportivas, e mais de 270 pontos de atividades relacionadas à náutica espalhadas pela cidade, a disposição da população e dos turistas que por lá chegam.

Escolas de vela, canoa havaiana, surfe, body board, pesca, mergulho, natação em águas abertas, passeios de barcos são algumas das atividades que têm movimentado a cidade e fomentado a economia da região. É importante ressaltar ainda que não só os centros que oferecem as atividades estão crescendo e gerando recursos, mas também o que existe no entorno dessas atividades como eventos, comércio local e suas lojas especializadas em atender os praticantes desses esportes, restaurantes, bares e lanchonetes, serviços de taxi e Uber, entre outros mais. São muitos estabelecimentos e profissionais envolvidos e fazendo a economia da cidade girar e crescer.

Deseja saber mais sobre esse projeto e outras iniciativas que fomentam a interação entre a academia, o setor público, o privado e a sociedade em prol da inovação em turismo? Inscreva-se já no IV Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de Outubro, em formato totalmente online e gratuito. Esta é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio, com apoio da FAPERJ. 

Vale lembrar que o evento busca fomentar a interação entre a academia, o setor público, o setor privado e a sociedade civil, apresentando casos de sucesso e resultados de projetos de diferentes destinos no Brasil, Estados Unidos, Catar e Portugal. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas no link: 

https://organizador.sympla.com.br/painel-do-evento?id=1726821

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via