Eslipa – Instituto Cultural Escola Livre de Palhaço

O instituto cultural ESLIPA lança novo edital para palhaças e palhaços do Brasil e da América Latina, no Dia do Palhaço, celebrado em 10 de dezembro

Serão oferecidas 30 vagas para as aulas e oficinas que serão realizadas ao longo de nove meses. No corpo docente, estarão mestras e mestres como Biribinha, Ermínia Silva, Maria Gomide, Lili Castro e Cibele Matheus

por Redação

A ESLIPA – Escola Livre de Palhaço lança edital de seleção para sua turma de 2024, em 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia do Palhaço. As inscrições para o processo seletivo, que vão até o dia 10 de janeiro, são destinadas a 30 palhaços de todo o Brasil e da América Latina. O edital e formulário de inscrição em português e espanhol estarão disponíveis no endereço eletrônico eslipa.org. Com coordenação do ator, palhaço, professor e gestor cultural Richard Riguetti, o projeto foi contemplado pela emenda Parlamentar da Deputada Federal Jandira Feghali.

A ESLIPA, escola aberta em 2012, tem como objetivo fortalecer a linguagem e a poética da palhaçada e da brincadeira no Brasil e na América Latina. Para isso, oferece formação, qualificação e aperfeiçoamento da arte da palhaçada e da brincadeira, com aulas e atividades gratuitas. Em 2024, as atividades serão realizadas durante uma semana por mês (de segunda a domingo) em módulos ao longo de nove meses. Os cursos serão ministrados por grandes mestras e mestres da arte da palhaçada e da brincadeira, como Biribinha, Cibele Matheus, Maria Gomide, Richard Riguetti, Ricardo Puccetti, Esio Magalhães, Lili Castro, Fran Marinho, Junio Santos, Jessé Cabal, Junior Mello, Fabiano Freitas, Ermínia Silva, Daniel Lopes, Anthony Brito, Chicho, Vanda Jaques, Edmilson Santini, Walter Kohan, João Leite, Aline Bernardi, Vitor Pordeus, Ricardo Pavão e Michel Robin.

“É uma alegria voltar a termos um curso presencial, que não tínhamos desde a pandemia”, comemora Richard Riguetti. “Nossa arte acompanha as discussões da sociedade, então as pautas identitárias serão bastante trabalhadas nos módulos e nos espetáculos pelos nossos mestres. Além disso, a nossa seleção de participantes vai buscar a diversidade”, acrescenta.

Além das aulas de palhaçada e brincadeira, a ESLIPA oferecerá oficinas integradas e complementares de música, magia cômica, mímica, quedas e cascatas, história do circo, corpo afetivo, contato e improvisação, manipulação de objetos, gestão cultural, projetos, palavra em verso, dramaturgia, filosofia e teatro. No fim de cada módulo, haverá apresentação de dois espetáculos gratuitos. De segunda a sexta, as aulas serão realizadas no Centro Cultural Calouste Gulbenkian, na Praça 11. As apresentações serão realizadas, aos sábados e domingos, no Largo do Machado.

Richard Riguetti

Formado em Artes Cênicas pela UNIRIO e em Gestão Cultural pela faculdade Cândido Mendes, Richard tem mais de 44 anos dedicados à arte do teatro circense e da poética do palhaço. Da sua trajetória, 35 anos são dedicados ao Grupo Off-Sina e onze anos à Escola Livre de Palhaço – ESLIPA. Ele ainda participou de projetos como: Palhaço na Praça, Pelas Ruas da Cidade, Caravana Petrobras da Cultura; De Olho no Duto; Circo Voador Praia de Ramos; Paulo Freire, o andarilho da utopia; e Leia Brasil. Com o teatro de rua e circo, já trabalhou em praças públicas de 21 estados do Brasil, em 798 cidades, apresentando-se gratuitamente e difundindo a arte da palhaçada e teatro de rua.

Serviço:

Edital da Eslipa – Escola Livre de Palhaço

Período de inscrições: de 10 de dezembro a 10 de janeiro

Onde: o edital e formulário de inscrição em português e espanhol estarão disponíveis no endereço eletrônico eslipa.org.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via