Início » O que você pode fazer para cozinhar ‘sustentavelmente’ em casa

O que você pode fazer para cozinhar ‘sustentavelmente’ em casa

por Redação
O que você pode fazer para cozinhar 'sustentavelmente' em casa

Se você se preocupa com uma alimentação saudável para você e sua família e deseja elevar o seu nível de consciência para o coletivo, continue lendo e descubra como aplicar atos de sustentabilidade na sua cozinha.

O que é sustentabilidade

O termo tem sido cada vez mais utilizado e difundido nas mídias. Porém, talvez seja necessário esclarecer que a sustentabilidade é o ato de conservar e cuidar dos recursos naturais para as gerações futuras. Ou seja, é o uso consciente dos recursos que possuímos hoje.

Ser sustentável não é apenas responsabilidade das empresas e do poder público, mas de toda a sociedade. Cada ação individual faz diferença e essa diferença pode começar na sua casa.

Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, 17% dos alimentos disponíveis para consumo são desperdiçados. A pesquisa engloba 152 unidades em 54 países e o maior índice de desperdício foi identificado nas residências. Isto significa que ainda há falta de conhecimento em como evitar o desperdício de alimentos em casa.

Como cozinhar de forma sustentável

Se você gosta de experimentar novas receitas ou está apenas iniciando sua jornada no mundo da culinária e deseja encontrar receitas saudáveis e deliciosas, o www.fooddiez.com.br é o lugar certo para você. Cozinhar pode ser considerado uma terapia para uns, obrigação para outros, mas com certeza é um ato de cuidado quando a receita é dedicada a uma alimentação saudável.

Depois de encontrar sua receita, é hora de aplicar alguns conceitos simples que fazem muita diferença para sua cozinha, família e para o mundo.

7 maneiras para tornar sua cozinha mais sustentável:

#1 Ler o rótulo dos alimentos: É preciso se atentar ao que você leva para dentro da sua cozinha. Saiba de onde vêm o produto que você consome e como é produzido. Dê preferência para alimentos mais naturais, sem corantes ou conservantes químicos que podem ser prejudiciais para você e o meio ambiente.

#2 Comprar localmente: Sim, dar preferência aos produtos locais é uma forma de contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente e da sua comunidade. Várias cidades possuem feiras de produtores locais. Encontre uma perto de você!

#3 Dê preferência aos produtos orgânicos: Alimentos orgânicos não utilizam agrotóxicos ou fertilizantes químicos e o processo produtivo é sustentável.

#4 Horta dentro de casa: Ter um pequeno espaço, mesmo que em apartamentos, para o cultivo de ervas garante temperos frescos a qualquer momento e evita o desperdício com a coleta da quantidade exata que você precisa para sua receita.

#5 Escolher bem os utensílios da sua cozinha: Ao escolher seus utensílios, leve em consideração o custo benefício para que você invista em bons produtos com durabilidade para sua cozinha.

#6 Planejar as refeições: Planejar a quantidade de alimento que será servido é essencial para evitar o desperdício. Além de levar em conta quantas pessoas serão servidas, também é importante conscientizar a todos sobre a importância de colocar no prato apenas a quantidade que realmente irá consumir. Ainda assim, se sobrar alimento à mesa, basta congelar.

#7 Separar lixo para reciclagem: A separação do lixo para reciclagem é algo simples. A redução do descarte é um importante passo para atingir um maior nível de sustentabilidade na sua cozinha. Reavalie o que pode ser reutilizado, reciclado ou destinado à compostagem da sua horta.

E lembre-se, consumir de forma consciente é a chave para a sustentabilidade na sua cozinha.

Os benefícios de cozinhar sustentavelmente

Ao buscar cozinhar de forma mais sustentável você evitará o desperdício de alimentos, garantirá uma alimentação saudável para você e sua família e perceberá uma economia no seu bolso, com a redução de custos. Começar a ser sustentável dentro da sua cozinha é bom para você e para todos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via