Início » Observatório de Favelas abre inscrições para o Projeto Vou Fazer Arte

Observatório de Favelas abre inscrições para o Projeto Vou Fazer Arte

Iniciativa vai beneficiar jovens e adolescentes da Maré com formação artística

por Redação
Projeto Vou Fazer Arte

O Observatório de Favelas através do Galpão Bela Maré abre inscrições para a terceira edição do Projeto Vou Fazer Arte. A iniciativa consiste em um processo de formação em artes visuais para 30 estudantes, adolescentes e jovens, de 14 a 18 anos, moradoras/es do Conjunto de Favelas da Maré e região.

O projeto com duração de 3 meses terá como tema principal “Reencantando as ruas”. Cada ação desenvolvida pretende incentivar reflexões sobre o território a partir do que ele oferece: as histórias, as pessoas, as artes e as ruas. Ao longo da formação serão realizadas conversas, oficinas práticas, visitas a espaços culturais na cidade e uma exposição de artes visuais com os trabalhos construídos no processo de formação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro, de 10h30 às 17h30, presencialmente na sede do Observatório de Favelas, localizado na Nova Holanda, Complexo da Maré. É obrigatória a apresentação de declaração de matrícula em qualquer Unidade Escolar e documento de identificação civil (RG), no ato da inscrição.

A formação em artes visuais do Projeto Vou fazer Arte acontecerá entre março e maio, no Galpão Bela Maré, localizado na favela Nova Holanda. Os encontros serão presenciais, sempre às quartas, de 15h às 18h e aos sábados, das 10h às 17h.

Serão 14 oficinas com conteúdos teóricos e práticos que abordarão temas como Investigação da Memória, Artes e Intervenções Urbanas, Arte Contemporânea, Literatura, Cinema, Curadoria e Expografia. Todo conteúdo será desenvolvido considerando o território e as trajetórias culturais de artistas convidados, educadores e jovens envolvidos.

O objetivo da formação é estimular um novo olhar para a criação artística e poética a partir das paisagens do cotidiano, da observação de cenas e imagens do dia a dia, das ruas e do território. O projeto se propõe a trabalhar o processo de reencantamento presente nas ruas por meio do exercício prático e teórico em artes visuais. Durante as oficinas presenciais os participantes receberão lanche e refeição.

De acordo com Anna Luisa Oliveira, coordenadora do Programa Educativo do Galpão Bela Maré, os jovens e adolescentes participantes do Projeto Vou Fazer Arte poderão experimentar caminhos possíveis para a prática das artes visuais:

“Este ano nossos passos juntes serão marcados pelo reencantamento das ruas, e teremos vivências, conversas, oficinas e visitas a espaços culturais, propondo imersões que dialogam com a arte urbana. Em nossos encontros teremos a oportunidade de trocar experiências com artistas convidades e também experimentar diversos caminhos possíveis das artes visuais por meio da prática. Tudo isso está sendo preparado com muito carinho!” – afirma Anna Luisa.

A conclusão do projeto será celebrada com uma exposição com obras produzidas pelos participantes, que será aberta no dia 21 de maio de 2022 e ficará disponível até dia 31 de maio, no Galpão Bela Maré e pelas ruas do entorno. Entrada franca.

O Vou Fazer Arte é apresentado pelo Ministério do Turismo. Tem patrocínio da IBM, Instituto Cultural Vale, Itaú, Cyrela, Colgate, MR Mineração e Smart Fit, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Itaú Cultural e Instituto JCA. Parceria: Produtora Automatica Realização: Observatório das Favelas e Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço

Projeto Vou Fazer Arte

Período de Inscrições: 17, 18 , 22 e 24 de fevereiro de 10h30 às 17h30
Local: Observatório de Favelas  – Rua Teixeira Ribeiro, 535 – Nova Holanda, Maré

É obrigatória a apresentação de declaração de matrícula em qualquer Unidade Escolar e documento de identificação civil (RG), no ato da inscrição.

Inscrições Gratuitas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via