Projeto Vou Fazer Arte

Observatório de Favelas abre inscrições para o Projeto Vou Fazer Arte

Iniciativa vai beneficiar jovens e adolescentes da Maré com formação artística

por Redação

O Observatório de Favelas através do Galpão Bela Maré abre inscrições para a terceira edição do Projeto Vou Fazer Arte. A iniciativa consiste em um processo de formação em artes visuais para 30 estudantes, adolescentes e jovens, de 14 a 18 anos, moradoras/es do Conjunto de Favelas da Maré e região.

O projeto com duração de 3 meses terá como tema principal “Reencantando as ruas”. Cada ação desenvolvida pretende incentivar reflexões sobre o território a partir do que ele oferece: as histórias, as pessoas, as artes e as ruas. Ao longo da formação serão realizadas conversas, oficinas práticas, visitas a espaços culturais na cidade e uma exposição de artes visuais com os trabalhos construídos no processo de formação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro, de 10h30 às 17h30, presencialmente na sede do Observatório de Favelas, localizado na Nova Holanda, Complexo da Maré. É obrigatória a apresentação de declaração de matrícula em qualquer Unidade Escolar e documento de identificação civil (RG), no ato da inscrição.

A formação em artes visuais do Projeto Vou fazer Arte acontecerá entre março e maio, no Galpão Bela Maré, localizado na favela Nova Holanda. Os encontros serão presenciais, sempre às quartas, de 15h às 18h e aos sábados, das 10h às 17h.

Serão 14 oficinas com conteúdos teóricos e práticos que abordarão temas como Investigação da Memória, Artes e Intervenções Urbanas, Arte Contemporânea, Literatura, Cinema, Curadoria e Expografia. Todo conteúdo será desenvolvido considerando o território e as trajetórias culturais de artistas convidados, educadores e jovens envolvidos.

O objetivo da formação é estimular um novo olhar para a criação artística e poética a partir das paisagens do cotidiano, da observação de cenas e imagens do dia a dia, das ruas e do território. O projeto se propõe a trabalhar o processo de reencantamento presente nas ruas por meio do exercício prático e teórico em artes visuais. Durante as oficinas presenciais os participantes receberão lanche e refeição.

De acordo com Anna Luisa Oliveira, coordenadora do Programa Educativo do Galpão Bela Maré, os jovens e adolescentes participantes do Projeto Vou Fazer Arte poderão experimentar caminhos possíveis para a prática das artes visuais:

“Este ano nossos passos juntes serão marcados pelo reencantamento das ruas, e teremos vivências, conversas, oficinas e visitas a espaços culturais, propondo imersões que dialogam com a arte urbana. Em nossos encontros teremos a oportunidade de trocar experiências com artistas convidades e também experimentar diversos caminhos possíveis das artes visuais por meio da prática. Tudo isso está sendo preparado com muito carinho!” – afirma Anna Luisa.

A conclusão do projeto será celebrada com uma exposição com obras produzidas pelos participantes, que será aberta no dia 21 de maio de 2022 e ficará disponível até dia 31 de maio, no Galpão Bela Maré e pelas ruas do entorno. Entrada franca.

O Vou Fazer Arte é apresentado pelo Ministério do Turismo. Tem patrocínio da IBM, Instituto Cultural Vale, Itaú, Cyrela, Colgate, MR Mineração e Smart Fit, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Itaú Cultural e Instituto JCA. Parceria: Produtora Automatica Realização: Observatório das Favelas e Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço

Projeto Vou Fazer Arte

Período de Inscrições: 17, 18 , 22 e 24 de fevereiro de 10h30 às 17h30
Local: Observatório de Favelas  – Rua Teixeira Ribeiro, 535 – Nova Holanda, Maré

É obrigatória a apresentação de declaração de matrícula em qualquer Unidade Escolar e documento de identificação civil (RG), no ato da inscrição.

Inscrições Gratuitas

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via