Observatório de Favelas

Observatório de Favelas lança edital para Escola Livre de Artes

Chamada pública selecionará 15 artistas periféricos que receberão bolsas de R$ 700 mensais para residência formativa em artes

por Redação

O Observatório de Favelas lança o edital de terceira edição da residência formativa da Escola Livre de Artes – ELÃ. A iniciativa vai selecionar 15 artistas oriundos de favelas e periferias com pesquisas em desenvolvimento, para uma residência-formativa com a temática “Ecologias do bem-viver”, a ser realizada entre os meses de julho e outubro, no Galpão Bela Maré.

As inscrições estão abertas até o dia 26 de Junho e devem ser feitas através do link: https://bityli.com/inscricao-ela-2022. Cada artista selecionado receberá uma bolsa de R$700,00 mensais, pelo período de 3 meses de residência, bem como uma verba para produção de trabalho, já que ao final dos encontros a turma abre ao público a exposição resultado do processo formativo, no Galpão Bela Maré.

De acordo com os organizadores, a chamada pública é direcionada para artistas de origem periférica que atuem de maneira individual ou representando coletivos, com idade entre 18 e 35 anos de quaisquer linguagens artísticas. Serão consideradas as diversidades de gênero, étnico-racial, de sexualidade e território. A comissão de seleção do edital incentiva a política de maior preenchimento de vagas por mulheres, pessoas negras, indígenas, PCD, pessoas trans e moradoras de favelas e periferias.

Para a artista Guilhermina Augusti, que participou da primeira turma da Elã, a experiência na residência-formativa a ajudou a entender as negociações, invenções, tensões e sobretudo possibilidades dentro da cidade do Rio e seus territórios periféricos:

“Através da experiência pedagógica do espaço, das relações com outros artistas, com aprender e trocar sobre arte, do fazer e receber do território e do construir imaginário.A ELÃ certamente foi a experiência mais importante dentro da minha trajetória artística, não apenas pela importância do espaço, mas sobretudo pelas camadas densas e profundas da esfera arte/território que me foi apresentado.” – destaca a artista.

Na edição 2022, sobre o tema “Ecologias do Bem viver”, a Escola Livre de Artes convida artistas interessadas/es/os em imaginar, construir e debater novas estéticas que apontem para estratégias de convívio e permanência no mundo hoje.

Precisamos de novos pactos de convivência coletiva para que juntas cuidemos melhor dos ambientes em que vivemos e não é de hoje que favelas e periferias, urbanas e rurais, apontam alternativas e inventam caminhos. Fazer da ELÃ um espaço para discutir e visibilizar esse debate é uma estratégia para afirmar a pertinência de essa conversa acontecer a partir de perspectivas territoriais e tendo a arte como mediadora!” – destaca Isabela Souza, diretora do Observatório de Favelas.

Iniciada em 2019, a ELÃ – Escola Livre de Artes é um experimento artístico- pedagógico para jovens artistas oriundas/es/os de favelas e periferias. O programa de residência-formativa conta com encontros presenciais mediados por artistas, curadoras/es, educadoras/es entre outras/es/os agentes do campo da arte e da cultura, compartilhando experiências, encontros formativos, laboratórios e diferentes estratégias artístico-pedagógicas para fomentar a produção poética e narrativa dos artistas participantes. Ao final da vivência, os resultados do processo constituem uma exposição que fica em cartaz no Galpão Bela Maré.

A Escola Livre de Artes – ELàé apresentada pelo Ministério do Turismo e Observatório de Favelas. Tem patrocínio da IBM, Instituto Cultural Vale, Itaú Unibanco, Cyrela, Colgate, MR Mineração e Smart Fit, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Itaú Cultural e Instituto JCA. Parceria: Produtora Automatica. Realização: Observatório de Favelas, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via