A clínica Pró-Onco Mulher acaba de se unir à Oncomed em mais uma parceria inédita, dessa vez voltada à orientação, alertas e cuidados em geral sobre o câncer de mama e do colo de útero, os dois tumores mais frequentes nas mulheres. O pontapé inicial foi o Pink Coffee, evento conduzido pelo mastologista e cirurgião oncológico Rodrigo Souto, diretor técnico da Pró-Onco Mulher e diretor científico do Instituto Oncomed. O especialista falou para 30 empresárias e empreendedoras sobre a importância da criação de uma rede de apoio para ampliar a divulgação das ações que buscam conscientizar cada vez mais a população sobre a prevenção da doença.
Realizada no último dia 30/01 no espaço cultural Walma Erthal, na unidade São Francisco da Oncomed, em Niterói, a iniciativa foi muito bem recebida e resultou na criação das Embaixadoras Pink. Elas vão apoiar o novo projeto Entrelaçadas, nome que surgiu no próprio encontro com empresárias e empreendedoras de diversos setores e instituições, como o grupo Somos Empreendedoras (já com mais de 300 empresárias) e o Núcleo Niterói do Mulheres do Brasil, (iniciado em 2013 por 40 mulheres tendo à frente Luiza Helena Trajano, líder da rede Magalu, e hoje com mais de 130 mil participantes no país e no exterior).
Prefeitura presente – O evento contou também com a participação e falas de mulheres representantes da Prefeitura de Niterói, entre elas, Eliane Gonçalves, integrante do Grupo de Trabalho Niterói Mulher e assessora da primeira-dama Fernanda Sixel; e a secretária municipal da Mulher, Thaiana Ivia, que reforçou a importância do envolvimento de todos os segmentos na causa, incluindo a prefeitura, e aderiu ao movimento Embaixadoras Pink lançado no encontro.
Números da doença – Rodrigo Souto começou a sua fala destacando a importância de reunir no evento empresárias e empreendedoras que possam ajudar na promoção da divulgação da causa, atraindo parceiros para que cada vez mais mulheres sejam impactadas e atendidas. Ele também destacou o fato de Niterói ter mulheres à frente de pastas fundamentais para as ações de saúde, referindo-se não só a Thaiana Ivia, mas também a vice-prefeita Isabel Swan e a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows. Em sua apresentação, Rodrigo incluiu números do Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre os tumores de mama e de colo de útero, doenças que continuam crescendo no Brasil e no mundo. Em relação ao câncer de mama, a previsão é que em 2025 surjam 74 mil novos casos da doença no país, o que representa um risco para 66 entre cada 100 mil mulheres. Em todo o planeta, tem sido registrado por ano um aumento de 0,5%, principalmente, em mulheres abaixo de 50 anos.
Sobre o câncer de colo de útero, no Brasil são 17 mil novos casos por ano. A doença figura nas estatísticas como a terceira causa de morte por câncer e o quarto mais comum em mulheres no país, provocando anualmente nas Américas 35,7 mil óbitos de mulheres, 80% na América Latina e no Caribe. Diferente de outros tipos de câncer, o de colo de útero é, em sua maioria, resultado de infecção sexualmente adquirida com certos tipos de papipomavirus human (HPV). Apesar de todos esses dados já serem alarmantes, Rodrigo ressalta que os números de câncer registrados no Inca são subnotificados em Niterói, não correspondendo à realidade.
“Os dados não são reais. Tanto que a Prefeitura de Niterói firmou parceria com a Fundação do Câncer para realizar o registro real dos casos, o que nos permitirá ter a real noção dos números e adequar ações. Sem dúvida, precisamos de mais ações de conscientização e prevenção, como as campanhas de vacinação do HPV (profilaxia contra o câncer de colo de útero) e os exames Papanicolau e a mamografia, que ajudam a identificar a doença no começo e nos permitem salvar vidas. E para tudo isso precisamos reforçar ações que unam os segmentos para ampliarmos as informações, como o fato do câncer ter cura, não significar morte, e sim uma nova vida. Ações que quebrem tabus em relação à doença e difundam conhecimentos fundamentais para o diagnóstico precoce, o tratamento, o bem-estar e a recuperação”, destacou o mastologista.
Uma das integrantes do núcleo Niterói do Mulheres do Brasil, Claudia Guimarães parabenizou as instituições pela iniciativa e sugeriu ações como encontros de moda e empreendedorismo com capacitação para alertar e reforçar a divulgação de informações sobre a causa. “Realmente, vimos que falta muito conhecimento sobre a causa, e podemos ampliar articulando ações que promovam uma verdadeira onda de informações na cidade”, sugeriu Cláudia.
Cronograma dos eventos
A ideia agradou ao mastologista Rodrigo Souto, já à espera de novas sugestões e parcerias que venham fortalecer o cronograma de ações de conscientização e prevenção ao câncer criadas pela Pró-Onco Mulher e a Oncomed, todas integrantes do calendário anual da cidade das ações do Mês Internacional da Mulher e do Outubro Rosa. O primeiro deles foi o Nosso Dia Pink, realizado no último sábado de outubro e que em 2024 chegou à oitava edição reunindo mais de 500 pessoas em um dia inteiro de palestras e outras atividades. No ano seguinte veio a Jornada Médica de Mastologia, voltada à apresentação e discussão de casos por mastologistas, ginecologistas e oncologistas, entre outros especialistas.
Em 2021 foi a vez do projeto Yoga na Praia, um aulão na Boa Viagem na manhã do primeiro domingo de outubro e também em março, dentro da programação do Mês Internacional da Mulher. A ação é resultado da parceria das duas instituições oncológicas com o Estúdio Dharma Bhūmi, que desde 2017 promove o aulão ao longo do ano, aberto ao público e sempre no primeiro domingo do mês. Nesses sete anos, já participaram do projeto de yoga mais de cinco mil pessoas.
A cada ano a Pró-Onco Mulher e a Oncomed vêm implementando novas ações, como o Dia C de Combate ao Câncer, com palestras e atendimentos gratuitos ofertados na unidade São Francisco da Oncomed. Em 2024 foi a vez da Tarde da Beleza, realizada em junho com serviços grátis de estética em geral para marcar o Mês dos Namorados. Em parceria com a Prefeitura de Niterói, há ainda a Caminhada da Mulher em março, e a Caminhada do Outubro Rosa.
Confira o Calendário 2025
Dia 9/03 – Yoga na Praia
Dia 16/03 – Caminhada da Mulher
Dia 19/04 – Dia C de Combate ao Câncer
Dia 12/06 – Tarde da Beleza
Dia 5/10 – Caminhada Outubro Rosa
Dia 18/10 – Jornada de Mastologia
Dia 25/10 – Nosso Dia Pink
Com apoio do Hospital Icaraí, o Coffee Pink foi encerrado pelo oncologista Alexandre Coury, que há 30 anos fundou a Oncomed, primeira clínica privada de oncologia em Niterói, hoje já com quatro unidades: além de São Francisco, há uma em Icaraí (a primeira), uma em São Gonçalo e outra em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
“Agradeço muito a todos aqui, e registro como é bom termos um evento assim, voltado para a construção de mais atividades que levem à multiplicação de informações. Isso é fundamental tanto para que mais mulheres se mobilizem como para atrairmos parcerias dos mais diversos segmentos, contribuindo para a ampliação das frentes voltadas a essa causa tão importante”, destacou Alexandre Coury.