Oncomed e Pró-Onco Mulher realizam cerca de 100 consultas gratuitas no Dia C de Combate ao Câncer

Com palestra e roda de conversa, ação fez também alerta sobre cuidados preventivos da doença que é a segunda causa de morte em todo o mundo

por Redação
Oncomed e Pro_Onco - Dia C de Combate ao Câncer - Foto; Pedro Costa

Cerca de 100 consultas gratuitas em cinco especialidades médicas para pessoas sem plano de saúde, além de palestra seguida de roda de conversa com muita informação, orientação e acolhimento. Assim foi a quinta edição do Dia C de Combate ao Câncer, ação promovida no último sábado, 12/04, pela Oncomed e a Pró-Onco Mulher para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril, instituído em 2000 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa faz parte dos projetos diferenciados realizados pelas duas clínicas oncológicas para alertar e sensibilizar a população sobre os cuidados preventivos da doença que é a segunda causa de morte em todo o mundo.

As consultas foram nas especialidades de ginecologia, mastologia, urologia, pneumologia e genética, todas agendadas nos primeiros dias de abril e realizadas na unidade São Francisco da Oncomed. Entre as atividades do dia, o oncologista Victor Marcondes ministrou a palestra “Prevenção ao câncer como estratégia para melhorar a saúde”, orientando sobre como a prevenção pode ser uma grande aliada para a melhora da saúde.

“Um de nossos objetivos é alertar para a importância de conjugar hábitos saudáveis às ações de rastreamento e diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura. Exames como mamografia, papanicolau e colonoscopia identificam tumores em estágios iniciais, quando tratamentos são menos invasivos e mais eficazes. E o nosso Dia C reforça a ideia de que a saúde é construída diariamente e que o enfrentamento à doença deve envolver toda a sociedade”, disse Victor Marcondes, que também é diretor de pesquisa do Instituto Oncomed, voltado à pesquisa científica, educação e formação acadêmica.

A palestra foi seguida da roda de conversa conduzida pelo cirurgião e mastologista Rodrigo Souto, também idealizador do evento.

“A nossa ideia foi alertar que existem dois tipos de prevenção. Uma delas é a primária, aquela em que o paciente evita ter câncer mantendo hábitos saudáveis como uma boa alimentação, fazendo exercícios diários, não fumando, evitando bebidas alcoólicas e controlando o peso, por exemplo. A segunda é manter os exames em dia, o que permite o diagnóstico precoce. Afinal, quanto mais cedo o diagnóstico, mais cedo conseguimos fazer o tratamento com mais chances de cura”, destaca o cirurgião e mastologista Rodrigo Souto, diretor da Pró-Onco Mulher e diretor científico do Instituto Oncomed.

Pacientes agradecem pelo atendimento

Moradora de Rio Bonito, Audarina Silva Mota foi uma das pessoas a se consultar gratuitamente no Dia C de Combate ao Câncer. “Foi a minha primeira vez nesta unidade, e o atendimento foi maravilhoso, me encheu de esperança. Fiz um exame na minha cidade que apresentou um câncer de mama. Então, procurei a Oncomed e já estou com todos os outros exames encaminhados”, contou a idosa, que seguirá esperançosa no tratamento.

Passando por dificuldades financeiras, Elisabete Pinto de Oliveira aproveitou o Dia C para levar a filha de 21 anos a uma consulta com um pneumologista. “Ainda não temos o diagnóstico e não tinha como pagar consulta, que consegui agendar aqui na Oncomed, e fez o exame que precisava. Estou muito grata por essa ação”, agradeceu Elisabete, que agora aguarda os resultados para iniciar o tratamento da filha.

Já Lenilza de Araújo Trugilo, de 69 anos, participou do evento em busca de informações sobre a prevenção ao câncer. “A palestra foi muito importante para que tenhamos ainda mais esclarecimentos sobre o assunto, pois quanto antes vier o diagnóstico, as chances são maiores”, disse Lenilza, que é advogada.

O fundador da Oncomed, o oncologista Alexandre Coury falou da iniciativa que reuniu especialistas de diversas áreas: “Nossa intenção é contribuir com a sociedade não só com as consultas, mas difundindo informações e direcionando casos suspeitos para instituições especializadas. E o nosso Dia C de Combate ao Câncer vem como mais um reforço de que a prevenção é o método mais efetivo de controle da doença, e também de tornar acessível o atendimento, sobretudo, para pessoas sem condições de ter um plano de saúde”.

A doença em números no Brasil

Referência em oncologia no Grande Rio, a Oncomed e a Pró-Onco Mulher criaram o Dia C de Combate ao Câncer em 2021, aderindo ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, que tem como objetivo incentivar instituições de todo o mundo a se reunirem em campanhas de conscientização para pacientes e familiares voltadas à prevenção dos diversos tipos da doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023-2025 são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

O tumor maligno mais comum no país é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%). Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente (depois do de pele), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. Nos homens, o câncer predominante é o de próstata, com 72 mil novos casos estimados a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
Send this to a friend