A nova moda é o explante mamário. O ato de retirar as próteses vêm sendo cada vez mais aderido. Famosas como Carolina Dieckmann e Giovanna Antonelli aderiram ao movimento. Algumas mulheres relatam que não veem mais sentido no uso das próteses, outras removem as próteses simplesmente por medo de possíveis infecções e problemas no longo prazo.
O cirurgião plástico, Matthews Herdy ressalta que problemas específicos da prótese que exijam a retirada das próteses são raros e que muitas retiradas são por mudanças de estilo de vida da paciente, mais do que por problemas de saúde. “O mais importante, para garantir o sucesso da cirurgia e a durabilidade dos resultados é a escolha de um profissional qualificado. Ele precisa ser aprovado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Para maior segurança, procure referências, opiniões de pessoas que já realizaram cirurgia com o médico escolhido”.
Um dos maiores motivos do movimento de explante, no entanto, é o de aceitação ao corpo, um processo que pode mudar ao longo do tempo, fazendo com que a paciente queira uma figura corporal mais longilínea. “Nesses casos, retiramos as próteses e fazemos um procedimento para retirar o excesso de pele que fica”, relata o médico.
O cirurgião membro da sociedade nacional e americana de cirurgias plásticas, explica que a diminuição de chances de inflamação está, diretamente, ligada ao cuidado durante o procedimento: “A assepsia é um método que impede a entrada de germes e bactérias, essencial para evitar inflamações. Um profissional capacitado deve garantir esses cuidados na realização da intervenção”. Algumas mulheres, também, têm medo de consequências futuras, e da prótese atrapalhar suas escolhas, como na amamentação. O médico acrescenta: “A prótese não impede a amamentação. Hoje, as próteses são colocadas de forma que não afetam as glândulas mamárias. Além disso, não há riscos da prótese estourar devido à sucção. Algumas mulheres podem reclamar de dificuldade ao amamentar devido ao escoamento do leite, mas a prótese pode não ser a causadora, portanto, o explante não garante a resolução desse problema”.
Apesar de a prótese não causar problemas na amamentação e nem impedir a lactação, o médico explica que as modificações do corpo podem influenciar no formato dos seios no pós parto. “Com o aumento da mama durante a amamentação, e quando a cirurgia já foi feita a muitos anos, existe o risco de movimentação da prótese, o que pode alterar o formato das mamas. É natural que, após a amamentação, os seios fiquem mais flácidos. Nesses casos, a paciente pode optar pela troca da prótese, ou mamoplastia”.
A atriz Viviane Araújo é um caso recente de movimentação das próteses por conta da amamentação. Ela contou recentemente à impressa que suas próteses viraram, e que isso pode ter sido devido ao aumento das mamas na lactação. A atriz escolheu fazer a cirurgia para substituir por silicones menores.