Início » Ópera do Malandro: Evento Beneficente em prol da SBAT

Ópera do Malandro: Evento Beneficente em prol da SBAT

por Redação
Jandir Ferrari e Junior Prata

A encenação do musical ÓPERA DO MALANDRO, de Chico Buarque, será apresentada, em versão pocket, em ação em prol da SBAT- Sociedade Brasileira de Autores Teatrais- que faz parte do esforço de revitalização e ressignificação da Instituição. Todos os artistas envolvidos estão trabalhando voluntariamente para a sua realização e a arrecadação será inteiramente destinada às demandas urgentes de manutenção da Sociedade, especialmente o pagamento de salários dos funcionários.

A SBAT é a maior e mais antiga Associação de Artistas de Teatro do Brasil, fundada em 1917 por Chiquinha Gonzaga e um grupo de intelectuais. A ideia era criar a primeira Associação brasileira em defesa dos Direitos dos nossos Autores Dramáticos e Compositores, mas com o tempo congregou todos os outros artistas criadores de teatro e também escritores em geral, como romancistas e poetas. Ao longo dos seus mais de 100 anos de existência, a Sociedade reuniu mais de 12 mil artistas cadastrados e um acervo com mais de 35 mil originais de teatro, além de inúmeros documentos, fotos e outros materiais ligados à memória e à criação do teatro no Brasil. A Sociedade chegou a possuir representações credenciadas em todos os estados brasileiros e seus Presidentes tinham status de autoridades de Cultura, tendo representado o Brasil em diversos encontros internacionais sobre o tema.

No final dos anos 90, a Instituição mergulhou numa grave crise financeira de gestão que quase a levou a fechar as portas. A partir de 2004, grupos voluntários de artistas vêm se revezando no esforço de recuperá-la para a cultura brasileira e para a defesa e promoção do nosso teatro. Atualmente, a SBAT possui convênios com outras instituições centenárias como a Biblioteca Nacional e a Universidade Federal do Rio de Janeiro e desenvolve ações que pretendem a sua revitalização e autossuficiência financeira.  Dezenas de artistas têm colaborado com a SBAT, participando de nossas campanhas, num reconhecimento da sua importância para a arte e cultura brasileiras.

O EVENTO

Artistas voluntários se uniram para uma encenação pocket do musical Ópera do Malandro, de Chico Buarque, espetáculo reconhecido pelo grande público e figura entre as obras mais importantes não só do autor como da dramaturgia brasileira. Trata- se de uma versão da obra original, mantendo-se a trama e personagens. A adaptação foi realizada de forma atenta à proposta original. O elenco conta com atores reconhecidos, como: Andrea Dantas, Aline Deluna, Mauricio Baduh, Jandir Ferrari, Junior Prata, Edson Branco entre outros. Completam a lista de profissionais envolvidos músicos de prestigioso e reconhecimento no mercado como Aline Silveira, que assina a direção musical. Na direção geral Rogéria Gomes e Carlos Artur Thiré.

Ficha Técnica:

 Autor: Chico Buarque

Direção Geral: Rogéria Gomes e Carlos Artur Thiré

Direção Musical: Aline Silveira

Músicos: Piano : Aline Silveira

                Bandolim: Bruno Rian

                Baixo: Rodrigo Parcias

                Percussão: Davi Nascimento

Preparação de vozes: Ângela Valério, Marco Tonio e Wendel Pereira.

Elenco: Adeolá Marques, Andrea Castel, Andrea Dantas, Aline Deluna, Álvaro Antônio Ferreira, Carlos de Moraes, Edson Branco, Lene Werneck, Lenita Magalhães, Jandir Ferrari, João Dabul, Jorge Gaia, Junior Prata, Mauricio Baduh, Suelen Gom, Wendel Pereira, entre outros.

Iluminação: Djalma Amaral

Cenografia: José Dias

Coreografia e Figurinos: Edson Branco

Make up : Valter Rocha

Penteados: Elis Costa

Camareira: Cacierly Tiengo

Direção de Produção: Maria Rita Rezende

Assistentes de Produção: Isabel Braga, Mara Soto e Gillray Coutinho

Local: Teatro Casa Grande – Av. Afrânio de Melo Franco, nº   / Leblon

Data: 22/06/2022

Horário: 20 horas

Preço: R$ 80,00 (inteira)

Vendas: http://eventim.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via