Início » Orquestra formada por jovens de baixa renda se apresenta no Teatro dos Grandes Atores

Orquestra formada por jovens de baixa renda se apresenta no Teatro dos Grandes Atores

Apresentação acontece no dia 25 de setembro e tem entrada gratuita

por Redação
Orquestra formada por jovens de baixa renda se apresenta no Teatro dos Grandes Atores

A Orquestra e Coro Nova Sinfonia vai se apresentar no próximo domingo, dia 25, no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, em evento aberto ao público e gratuito. O grupo é formado por 38 alunos que se destacaram no projeto social Escola de Música e Cidadania, criado pela Agência do Bem para promover a inclusão social de crianças e jovens de baixa renda por meio da música.

Para o tema do concerto, a orquestra escolheu o tema “Clássicos do Rock”, que tem como inspiração o festival Rock in Rio e vai contar com adaptações de algumas das músicas mais famosas do gênero no cenário nacional e internacional. “O rock, por ter a juventude como ponto gerador do estilo musical, é um ritmo que agrega muito e que empolga também. Os integrantes da Nova Sinfonia estão ansiosos para subir ao palco e executar, de forma orquestral, sucessos de artistas como Guns N’ Roses, Nirvana, Barão Vermelho e Rita Lee”, explica Vitor Damiani, regente do grupo.

Em julho, a orquestra realizou três apresentações no Teatro dos Grandes Atores, nas quais reviveram trilhas sonoras de grandes filmes, como Harry Potter e Os Vingadores. Na ocasião, 13 integrantes do grupo estavam vivenciando pela primeira vez a experiência de pisar em um palco: “É algo que eu sonho desde 2019 e estava realmente acontecendo, foi perfeito e alucinante. Eu voltaria milhões de vezes nesse dia para viver de novo as sensações de adrenalina e alegria inesgotável, era como se estivesse em outro mundo”, vibra Kayk Machado, de 16 anos.

Criada em 2006, a Escola de Música e Cidadania oferece aulas de teoria e prática musical para crianças e jovens de 7 a 17 anos, além de incentivar a formação cidadã por meio de oficinas temáticas que abordam assuntos relevantes para a construção do pensamento crítico, como direitos humanos e sustentabilidade. Em 2022, o projeto alcançou a marca histórica de 27 polos ativos no Brasil, sendo 21 deles no Rio de Janeiro.

“A Escola de Música e Cidadania é o maior orgulho da Agência do Bem. Atualmente, atendemos mais de 2.000 alunos e é sempre uma alegria quando podemos ver o desenvolvimento e a paixão de cada um pela música. O projeto busca, principalmente, oferecer a essas crianças uma chance de sonhar, e a Orquestra e Coro e Nova Sinfonia cumpre esse papel”, comenta Alan Maia, fundador da Agência do Bem.

Para integrar a Orquestra e Coro Nova Sinfonia, os alunos da Escola de Música e Cidadania passam por um processo de audição. Os selecionados têm a oportunidade de se apresentarem em grandes palcos e em locais públicos renomados. A orquestra tem em seu histórico de concertos apresentações em lugares como o Cristo Redentor, o L’Olympia Hall, em Paris, o Maracanã e o MASP. Além disso, cada jovem da orquestra passa a receber apoio financeiro mensal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via