Orquestra formada por jovens de baixa renda se apresenta no Teatro dos Grandes Atores

Orquestra formada por jovens de baixa renda se apresenta no Teatro dos Grandes Atores

A Orquestra e Coro Nova Sinfonia vai se apresentar no próximo domingo, dia 25, no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, em evento aberto ao público e gratuito. O grupo é formado por 38 alunos que se destacaram no projeto social Escola de Música e Cidadania, criado pela Agência do Bem para promover a inclusão social de crianças e jovens de baixa renda por meio da música.

Para o tema do concerto, a orquestra escolheu o tema “Clássicos do Rock”, que tem como inspiração o festival Rock in Rio e vai contar com adaptações de algumas das músicas mais famosas do gênero no cenário nacional e internacional. “O rock, por ter a juventude como ponto gerador do estilo musical, é um ritmo que agrega muito e que empolga também. Os integrantes da Nova Sinfonia estão ansiosos para subir ao palco e executar, de forma orquestral, sucessos de artistas como Guns N’ Roses, Nirvana, Barão Vermelho e Rita Lee”, explica Vitor Damiani, regente do grupo.

Em julho, a orquestra realizou três apresentações no Teatro dos Grandes Atores, nas quais reviveram trilhas sonoras de grandes filmes, como Harry Potter e Os Vingadores. Na ocasião, 13 integrantes do grupo estavam vivenciando pela primeira vez a experiência de pisar em um palco: “É algo que eu sonho desde 2019 e estava realmente acontecendo, foi perfeito e alucinante. Eu voltaria milhões de vezes nesse dia para viver de novo as sensações de adrenalina e alegria inesgotável, era como se estivesse em outro mundo”, vibra Kayk Machado, de 16 anos.

Criada em 2006, a Escola de Música e Cidadania oferece aulas de teoria e prática musical para crianças e jovens de 7 a 17 anos, além de incentivar a formação cidadã por meio de oficinas temáticas que abordam assuntos relevantes para a construção do pensamento crítico, como direitos humanos e sustentabilidade. Em 2022, o projeto alcançou a marca histórica de 27 polos ativos no Brasil, sendo 21 deles no Rio de Janeiro.

“A Escola de Música e Cidadania é o maior orgulho da Agência do Bem. Atualmente, atendemos mais de 2.000 alunos e é sempre uma alegria quando podemos ver o desenvolvimento e a paixão de cada um pela música. O projeto busca, principalmente, oferecer a essas crianças uma chance de sonhar, e a Orquestra e Coro e Nova Sinfonia cumpre esse papel”, comenta Alan Maia, fundador da Agência do Bem.

Para integrar a Orquestra e Coro Nova Sinfonia, os alunos da Escola de Música e Cidadania passam por um processo de audição. Os selecionados têm a oportunidade de se apresentarem em grandes palcos e em locais públicos renomados. A orquestra tem em seu histórico de concertos apresentações em lugares como o Cristo Redentor, o L’Olympia Hall, em Paris, o Maracanã e o MASP. Além disso, cada jovem da orquestra passa a receber apoio financeiro mensal.