Orquestra Maré do Amanhã abre temporada 2025 com nova formação e homenagem ao Papa Francisco

Concerto será no dia 18 de maio no Jardim Botânico, com entrada gratuita e inicia as celebrações dos 15 anos do projeto, que ensina música clássica para crianças e jovens do Complexo da Maré

por Redação
Orquestra Maré do Amanhã abre temporada 2025 com nova formação e homenagem ao Papa Francisco

A Orquestra Maré do Amanhã abre a temporada 2025 com um concerto emocionante: será a primeira apresentação da nova formação da OMA, composta por músicos entre 12 e 20 anos. O espetáculo acontece no dia 18 de maio, às 11h, no Teatro Eco Villa RiHappy, dentro do Jardim Botânico, com entrada gratuita. A apresentação marca o início das celebrações dos 15 anos do projeto que ensina música clássica para crianças e jovens do Complexo da Maré e terá uma homenagem ao Papa Francisco, morto no último dia 21.

“Esse primeiro concerto da temporada é muito especial. É a estreia de uma nova fase. Pela primeira vez, a Orquestra não terá mais nenhum dos músicos que nos acompanharam desde o início e que agora atuam como professores no projeto. É uma geração completamente nova, cheia de talento e coragem. Estou ansioso e emocionado para mostrar o que eles estão construindo”, conta Carlos Eduardo Prazeres, fundador e diretor da Orquestra Maré do Amanhã.

Antes da homenagem ao Papa Francisco, Carlos Eduardo lerá um texto de agradecimento ao pontífice que, por duas vezes, recebeu os músicos da Orquestra Maré do Amanhã no Vaticano. A primeira, em 2017, e a segunda, no início de 2024.

O concerto será dividido em três partes. Depois da primeira, mais clássica, com o tributo ao Papa, e solos dos novos músicos, o coro da Orquestra interpretará quatro canções brasileiras, aprofundando o mergulho musical nas raízes do país. Já a terceira parte é inteiramente dedicada às estreias. Pela primeira vez, a Orquestra Maré do Amanhã tocará Sinfonia Jobim, com releituras sofisticadas de temas de Tom Jobim, e a também inédita Sinfonia Roberto Carlos, uma homenagem ao Rei. No repertório, também estará “É preciso dar um jeito, meu amigo”, música de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, que integra o filme “Ainda estou aqui”. O encerramento será com o já tradicional e comovente “Rap da felicidade (Eu só quero é ser feliz)”, de Cidinho e Doca, interpretado pela orquestra e coro.

“Vai ser muito maneiro. É um desafio muito grande. É uma nova orquestra, com crianças e adolescentes, e com repertório novo. A Sinfonia Jobim é muito difícil, mas está linda. Tenho certeza de que a garotada vai dar conta do recado”, afirma o maestro Filipe Kochem.

Orquestra Maré do Amanhã

Criada em 2010, a Orquestra Maré do Amanhã é um projeto de educação musical e transformação social sediado no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Ao longo de 15 anos, formou centenas de jovens músicos, oferecendo acesso à cultura, disciplina e perspectivas reais de futuro. Em 2024, a iniciativa beneficiou diretamente 4.407 crianças e jovens, sendo 70% pretos e pardos, com destaque para a faixa etária entre 4 e 7 anos, reforçando o compromisso com a formação desde a infância. Considerando o impacto nas famílias, o alcance indireto ultrapassa 12 mil pessoas, em uma comunidade com cerca de 140 mil moradores.

O projeto nasceu de uma tragédia pessoal: o jornalista Carlos Eduardo Prazeres criou a orquestra após o assassinato de seu pai, o maestro Armando Prazeres, sequestrado e brutalmente assassinado no Rio de Janeiro, em 1999. As investigações policiais apontaram que o autor do crime era morador do Complexo da Maré.

 “O meu pai sempre foi um defensor de levar música clássica para as comunidades. Ele criou uma orquestra para isso. Então, eu decidi que faríamos o sonho renascer de onde foi interrompido. O nosso trabalho é uma espécie de vingança do bem. Tenho a esperança de que, através da Orquestra Maré do Amanhã, os filhos ou os netos de quem matou o meu pai não se tornem assassinos”, afirma Carlos Eduardo.

Reconhecida por transformar a vida de crianças e jovens do Complexo da Maré por meio da música clássica, a Orquestra coleciona marcos históricos. Em 2017, emocionou o mundo ao se apresentar para o Papa Francisco no Vaticano. Feito que se repetiu no início de 2024. Já em 2016, encantou o público ao desfilar no Sambódromo ao lado da bateria da Beija-Flor. No Réveillon de 2018, acompanhando a cantora Anitta, tocou para mais de 2,5 milhões de pessoas na Praia de Copacabana. E no mesmo ano, conquistou o Palco Favela do Rock in Rio com versões emocionantes de clássicos do rock nacional e internacional.

A trajetória da Orquestra também foi registrada no documentário Contramaré, dirigido por Daniel Marenco e lançado em 2018, que mostra o poder da arte como ferramenta de transformação social.

ORQUESTRA MARÉ DO AMANHÃ NO INSTAGRAM

ORQUESTRA MARÉ DO AMANHÃ NO YOUTUBE

ORQUESTRA MARÉ DO AMANHÃ NO FACEBOOK

Serviço
Evento: Concerto de Abertura da Temporada 2025 – Orquestra Maré do Amanhã
Data: 18 de maio de 2025 (domingo)
Horário: 11h
Local: Teatro Eco Villa RiHappy – Jardim Botânico (RJ)
Entrada franca
Classificação: Livre

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend