No ano em que celebra seus 50 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica chega a São Paulo com uma programação especial que reflete a amplitude de seu repertório e sua vocação para a boa música. No primeiro fim de semana de agosto, o público poderá vivenciar duas apresentações que transitam entre o erudito e o popular com a mesma excelência. O Concerto Clássico abre a programação no dia 2 de agosto (sábado), às 20h, no Teatro Cultura Artística. Sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, a apresentação destaca obras de Rossini e Tchaikovsky,
Na noite de 2 de agosto, o programa tem início com a abertura de La Gazza Ladra, ópera vibrante em dois atos do compositor italiano, conhecida por sua energia rítmica e brilho orquestral. Em seguida, o público será conduzido por uma das obras mais emblemáticas do repertório romântico: a Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky. Dividida em quatro movimentos intensos, a obra explora temas como destino, superação e esperança, encerrando o programa com emoção, intensidade e beleza. A Turnê 2025 da Orquestra Petrobras Sinfônica já passou por cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Manaus, Belém, Belo Horizonte e Vitória ao longo do primeiro semestre, reunindo um público de cerca de 8 mil pessoas.
O maestro Karabtchevsky conta que, de forma equivocada, costuma-se chamar toda música de concerto de “música clássica”, como se ela se limitasse ao período do classicismo europeu, que vai de cerca de 1730 até meados do século XIX, mas que a diversidade de estilos e expressões ao longo da história revela movimentos estéticos muito distintos, como se vê na abertura da ópera La Gazza Ladra, de Rossini. “É um dos raros momentos em que o compositor imprime um caráter dramático à sua música, adicionando camadas de intensidade, como na escrita para caixa-clara, que ganha protagonismo incomum. A Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky, que encerra o programa, representa, no universo instrumental, a mesma carga emocional e teatral que Rossini eternizou no universo vocal. Em ambos, a música transcende a forma e se torna expressão dramática da alma humana, carregada de emoção e teatralidade”, complementa Karabtchevsky.
O showcerto Multiplayer leva o público a uma imersão sinfônica no universo dos videogames e da cultura pop gamer. Ícones como Super Mario, The Legend of Zelda, Sonic, Street Fighter, Metal Gear, Mortal Kombat, Fortnite, entre outros, ganham novas dimensões com arranjos orquestrais exclusivos assinados por Ricardo Candido, contrabaixista da Petrobras Sinfônica. O programa também celebra o talento brasileiro no cenário dos games, com composições do Antonio Teoli – reconhecido internacionalmente e um dos pioneiros da música de jogos no Brasil -, que criou arranjos inéditos de suas trilhas especialmente para esta apresentação.
Para o maestro Felipe Prazeres, o concerto pop é uma ótima ocasião para o público de São Paulo viver uma experiência inovadora e nostálgica. “A Petrobras Sinfônica mostra, mais uma vez, por que é uma orquestra inovadora, ao unir a cultura pop ao universo sinfônico. Em São Paulo, vamos reviver juntos as trilhas sonoras que marcaram gerações nos videogames, agora interpretadas com toda a grandiosidade de uma orquestra ao vivo”, conta Prazeres.
Após as apresentações em São Paulo, a Turnê 2025 da Orquestra Petrobras Sinfônica segue para Porto Alegre, Novo Hamburgo, Blumenau e Florianópolis. Com essa etapa no Sul do país, a turnê encerra sua temporada com uma série de concertos especiais, reafirmando seu compromisso de ampliar o acesso à música de concerto para públicos de todas as gerações.
SERVIÇO:
SÃO PAULO
Concerto Clássico
- Data: 02 de agosto, sábado, às 20h
- Local: Teatro Cultura Artística – R. Nestor Pestana, 196 – Consolação, São Paulo – SP
- Ingressos: petrobrassinfonica.byinti.com
Concerto Multiplayer
- Data: 03 de agosto, domingo, 14h
- Local: Teatro Sabesp Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP
- Ingressos: uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/
orquestra-petrobras-sinfonica- 14893
