Início » Orquestra Sinfônica Brasileira realiza oficinas com jovens atendidos pelo Instituto Apontar

Orquestra Sinfônica Brasileira realiza oficinas com jovens atendidos pelo Instituto Apontar

80 alunos participarão das atividades ministradas por músicos da OSB

por Redação
OSB Conexões

Em 2021, 60 jovens atendidos pelo Instituto Apontar participaram, remotamente, da oficina “A Música Clássica Tá On”, ministrada pela Orquestra Sinfônica Brasileira, com o objetivo de apresentar o universo da música de concerto. Agora, com as condições sanitárias permitindo a volta das atividades presenciais, a OSB, por meio de seu projeto Conexões Musicais, retoma a parceria com o programa oferecendo uma série de ações. Começam em maio os encontros da oficina Instrumentos Sinfônicos na Música Popular e até o fim do ano serão realizadas atividades como oficinas de instrumentos musicais feitos com resíduos urbanos, aulas de teclado e uma apresentação dos alunos junto com músicos da OSB no Boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ao todo, 80 alunos serão beneficiados pelo programa, que conta com o patrocínio da Brookfield, uma das maiores gestoras de ativos alternativos do mundo, com mais de 120 anos de atuação no Brasil.

Aproximar o público jovem da música de concerto, derrubando mitos e alterando percepções sobre o gênero, sempre foi uma das vocações da Orquestra Sinfônica Brasileira. Desde o ano passado, a parceria com o Instituto Apontar vem escrevendo mais capítulos dessa história. Durante a realização da oficina “A Música Clássica tá on” os músicos da OSB mostraram, de maneira descontraída, curiosidades sobre músicas, instrumentos e demais elementos do universo sinfônico, utilizando exemplos práticos, como as famosas trilhas sonoras do cinema. “No ano passado, mesmo com atividades remotas, tivemos um retorno muito positivo por parte dos alunos e professores do Instituto Apontar. É uma satisfação imensa para a Fundação OSB oferecer mais uma forma de expressão a esses jovens”, explica Gregório Tavares, Diretor Executivo da OSB.

Desta vez, os jovens terão a oportunidade de conhecer mais sobre a interação do clássico com o popular, observando como instrumentos de orquestra são utilizados nos mais diversos gêneros musicais populares do Brasil. A oficina “Instrumentos Sinfônicos na Música Popular” é composta por cinco aulas e será realizada na Casa do Choro, em dois ciclos: de 10 de maio a 7 de junho e de 20 de setembro a 18 de outubro, sendo que músicos representantes das “famílias” de instrumentos da orquestra falarão sobre a utilização de seus instrumentos na música popular.

Simultaneamente, serão oferecidas aulas de teclado, que avançam até novembro. Técnicas básicas do instrumento, conteúdos musicais fundamentais – como leitura de partituras e execução de obras da MPB, serão alguns dos tópicos abordados.  Para colocar em prática tudo que foi aprendido, os alunos participarão de uma grande apresentação ao lado de músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira, em dezembro, no Boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no centro da cidade.

O Instituto Apontar atende crianças com superdotação de famílias de baixa renda.  De acordo com a diretora Ciça Melo, partiu dos próprios alunos o desejo de retomar a parceria com a OSB. “As pesquisas nos mostram que, cada vez mais, a aprendizagem da música interfere na aprendizagem de outras disciplinas. E essa constatação, somada à vontade deles, nos fez querer ampliar ainda mais a interação com a OSB. Para nós, é muito importante trabalhar a partir do desejo do aluno, dando a ele o protagonismo dessa escolha”, afirma.

No âmbito das atividades da Orquestra Sinfônica Brasileira, a iniciativa faz parte do “Conexões Musicais”. O projeto de democratização do acesso à música de concerto é realizado pela instituição desde 2017 e já promoveu atividades educacionais e culturais envolvendo cerca de 30 municípios brasileiros.


A OSB:

conexoesmusicais.com.br

Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira

Youtube – /sinfonicabrasileira

Instagram – @OSBrasileira

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via