Teatro de Santa Isabel

Orquestra Sinfônica do Recife e Aria Social farão novas apresentações no Teatro de Santa Isabel

Os concertos serão sob a regência da maestrina Rosemary Oliveira

por Alyson Fonseca

O sucesso dos concertos da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e o Aria Social, com regência da maestrina Rosemary Oliveira, foi tão grande que a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), por meio da sua Secretaria de Cultura (Secult), anunciou novas apresentações para os dias 29 e 30 de novembro, no Teatro de Santa Isabel, que fica na área central da cidade. O público recifense terá mais duas oportunidades de ver o concerto histórico que lotou o teatro no início do mês, com a orquestra regida por uma mulher após 73 anos. Foram duas noites de muita emoção e que levaram ao palco os cantores líricos Rodrigo Lins e Gleyce Vieira, integrantes do projeto, e 58 jovens do Coro do Aria Social.

Leia também > Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta obras de Villa-Lobos, Saint-Saëns, Marcelo Bomfim e Francis Hime na Sala Cecília Meireles

As apresentações, às 20h, são gratuitas, com ingressos distribuídos pelo Conecta Recife, no dia anterior, e na bilheteria do Teatro de Santa Isabel, uma hora antes do espetáculo.

O programa do concerto será o mesmo: primeiramente as árias Se vuol ballare, Voi, Che Sapete e Cinque… diece… venti… trenta, de Bodas de Fígaro, de Mozart, com os solos de Rodrigo Lins e Gleyce Viana. Na segunda parte, Missa Armorial, obra-prima do compositor pernambucano Capiba, com arranjo do maestro Clóvis Pereira, e o Coro do Aria Social, que, além cantar, realiza uma coreografia impactante, com movimentos que conferem linda plasticidade visual. O figurino é de Beth Gaudêncio e a coreografia é de Ana Emília Freire.

A maestrina e multi-instrumentista Rosemary Oliveira foi convidada para reger a orquestra pelo diretor artístico e maestro titular da OSR, Lanfranco Marcelletti Jr., que impressionou-se com o talento musical da pernambucana após assistir ao musical Capiba, Pelas Ruas Eu Vou, comemorativo aos 30 anos do Aria Social. Rosemary tornou-se, assim, a primeira mulher a reger a Sinfônica do Recife desde a apresentação de Leonídia Sodré (1903-1975), primeira maestrina do Brasil e da América do Sul, realizada em setembro de 1950.

Voltar ao Teatro de Santa Isabel com a OSR é, para mim, uma junção de sentimentos de alegria, emoção, responsabilidade além de um nível alto de concentração. Eu me emocionei várias vezes nesse concerto regendo a sinfônica junto com o Aria Social. Você imagina reger um grupo de músicos que são profissionais há décadas junto com um coro que muitos pisaram pela primeira vez no palco pra cantar? Isso é divino! A música transforma, une e emociona as pessoas. Sou muito grata ao maestro Lanfranco pelo convite, à OSR por me receber tão bem e a Cecília Brennand pelo grande apoio na minha vida musical”, afirma a maestrina e multi-instrumentista Rosemary Oliveira, vice-presidente do projeto Aria Social.

Estou muito feliz que possamos apresentar novamente esse concerto, que une música, voz e movimentação e apresenta, de forma inédita e grandiosa, a Missa Armorial, obra-prima do nosso mestre Capiba, num resgate imensurável da nossa cultura pernambucana. Além de ser a primeira mulher após 73 anos a reger a OSR, a maestrina Rosemary Oliveira é uma grande musicista, que tem uma qualidade artística impressionante. Ela também preparou os 58 jovens coristas do projeto Aria Social, a maioria com menos de dois anos em aulas de canto, e os solistas Gleyce e Rodrigo. Com seu talento, Rosemary rege com uma leveza e delicadeza que parece uma fada bailarina, tornando o evento mais magnífico e emocionante. Mais uma vez agradecemos à OSR, ao secretário municipal de Cultura, Ricardo Melo, e, em especial, ao maestro titular da orquestra, Lanfranco Marcelletti Jr, pelo olhar sensível à grandeza de nossa maestrina, ao assistir o musical ‘Capiba, Pelas Ruas Eu Vou’ apresentado pelo Aria Social”, diz a presidente do projeto, Cecília Brennand.

*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa. 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via