Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom retorna à Copacabana neste sábado

Com entrada franca, orquestra carioca formada por 28 jovens da rede pública de ensino irá apresentar grandes clássicos da música brasileira

Orquestra Violões do Forte de Copacabana
Orquestra Violões do Forte de Copacabana

Neste próximo dia 25 de maio, sábado, às 18h, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom retornará ao seu tradicional palco, o Forte de Copacabana, para mais um concerto de sua série mensal no espaço, um dos pontos turísticos cariocas mais visitados. Além dos violões, a Violões do Forte de Copacabana e Shalom reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão e bateria. Os jovens são convidados a apresentar músicas do repertório tradicional da MPB, muito conhecido pelo público, assim como músicas belíssimas de grandes nomes da nossa música, porém não tão conhecidas pelo grande público. 

O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, por meio da Lei Rouanet – Lei de Incentivo à Cultura e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL. Já o patrocínio é da ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico e da TIJOÁ Energia. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX e da Associação de Arte e Cultura RioMont.

O Instituto Rudá é especializado em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana é formada por 28 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra tambéé parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há 12 anos.

O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior.

Tendo realizado diversas apresentações neste tempo, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana vem cumprindo o papel de incentivar novos talentos, e de difundir a cultura musical, fazendo dessa arte um instrumento de inclusão social e formação profissional. Acreditando na modificação do indivíduo através da arte, o Instituto empreendeu ações educativas envolvendo jovens em situação de carência econômica e social, fazendo da música um elemento formador de comportamento. Além dos conhecimentos próprios à execução do instrumento escolhido, a música proporciona aos jovens amadurecimento, profissionalização e maior solidariedade entre os componentes da Orquestra.

SERVIÇO:

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom 

  • Data: 25 de maio, sábado
  • Horário: 18h
  • Local: Alameda do Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6.
  • 60 minutos. Grátis. Livre.