Início » Os chefs Fernando Almeida, da Casa Milà, e Nery Owczarzak, do Porco Amigo, criaram um jantar a quatro mãos para noites especiais

Os chefs Fernando Almeida, da Casa Milà, e Nery Owczarzak, do Porco Amigo, criaram um jantar a quatro mãos para noites especiais

O inédito menu foi elaborado com receitas à base de porco, inspiradas na culinária espanhola

por Redação
Chefs Nery Owczarzak e Fernando Almeida

Os chefs Fernando Almeida, da Casa Milà, restaurante inspirado na culinária espanhola, e Nery Owczarzak, do Porco Amigo, bar especializado em porco, se uniram e criaram juntos um menu a quatro mãos para um jantar inédito, que promete surpreender.

No dia 08/11 (terça-feira), a partir das 20h, o chef Fernando convida Nery para entrar na sua cozinha localizada na Praça São Salvador, em Laranjeiras, para compartilhar suas caçarolas preparando receitas à base da carne suína com foco na gastronomia da Espanha.

“A culinária espanhola possui uma riqueza única tanto nos sabores de suas especiarias quanto nos ingredientes frescos da horta. Principalmente quando o assunto são os suínos, tanto nos embutidos como também nos cortes frescos. Por isso, eu e o chef Nery nos unimos para elaborar um cardápio que tem tudo a ver com a vasta gastronomia da Espanha e o porco, como insumo principal.”, relata o chef Fernando.

Já no dia 15/11 (terça-feira), a partir das 18h, é a vez do chef Almeida invadir o Porco Amigo, na Rua Conde Bernadotte, no Leblon, e preparar junto com Nery o cardápio especial que os dois elaboraram para a ocasião.

As delícias são:

Entrada

  • Filezinho na crosta de amêndoa Ao Molho de Porcini

Prato principal

  • Paella de frutos do Mar com top de Costelinha Glaceada

Sobremesa

  • Cobbler descontruído na Cama de Pele de Porco Crocante com Caramelo de Figo

O menu, com entrada, prato principal e sobremesa,  custa R$ 128 (por pessoa). E para quem preferir, os pratos podem ser degustados em um formato open wine – vinho liberado – (R$ 158 – por pessoa). Reservas pelos telefones: Casa Milà – (21) 99574-5830 ou Porco Amigo Leblon (21)3012-1621.

Chef Fernando Almeida

O chef Fernando Almeida é formado em gastronomia e começou sua experiência profissional em 1986, em Massachussetts, nos Estados Unidos, onde ficou até 2011. Nesse tempo, preparava alimentos para eventos corporativos e casamentos, controlava estações de comida, gerenciava equipes, entre outras funções. E alguns grandes eventos contaram com a sua assinatura, como a organização de banquetes para personalidades como Bill Clinton, Tony Blair, Yasser Arafat e a família Kennedy (incluindo o próprio John Kennedy Jr.). Na cerimônia de formatura de Harvard de 1999, o menu de Fernando foi o eleito para a ocasião e ao todo foram servidas mais de cinco mil pessoas. Também atuou como chefe executivo da JFK School of Goverment, Harvard University, e foi chef de banquet do Ceremonial do Museum if Science, ambos em Massachusetts, USA.

De volta ao Brasil, em 2012, virou chef de cozinha do Noi Bar e Restaurante, em Itaipú, Niterói. Por lá, desenvolveu cardápios, receitas para harmonização e ficou responsável pela padronização de pratos e alimentos e controle de qualidade.

Em 2018 passou pela cozinha do Maguje, restaurante no Jockey Club, como chef executivo.

Hoje em dia, assina todas as receitas da Casa Milà, que contam principalmente com referências espanholas e, claro, uma pitada de brasilidade. Há ainda opções vegetarianas, saladas, petiscos e burgers no cardápio.

Vale ressaltar que além de ter feito diversos cursos nos Estados Unidos, o chef Fernando Almeida também é premiado profissionalmente: foi participante e ganhador do reality culinário da TV Globo, Fecha Conta, do programa Mais Você e do Show Culinário, do SBT (Cozinheiro vs Chef).

Chef Nery Owczarzak, Porco Amigo

Em 2008, Nery Owczarzak começou a trabalhar na cozinha quando foi morar em Londres. Seu primeiro emprego foi de cleaner, depois auxiliar de cozinha em um restaurante indiano chamado Amaya. Seis meses depois foi trabalhar de front griller e back griller no Nandos. Em 2009 foi cozinheiro de um restaurante italiano também na cidade europeia. De volta ao Brasil, em 2010, ingressou no Gula Gula como cozinheiro e logo depois como gerente de cozinha, supervisor e comprador. Por lá, também teve os cargos de chef de cozinha e supervisor de toda a rede. Dois anos depois, em 2012, recebeu o convite para trabalhar no Venga por onde ficou quase oito anos como chef executivo.

Foi quando em junho de 2008 estava com seu fiel amigo de longa data, Eduardo Gomes (hoje em dia também sócio do Porco Amigo), em seu bar preferido no Humaitá comendo um tradicional sanduíche de pernil de porco e tiveram a belíssima ideia de abrir uma bar só com carne de porco. No dia seguinte, Nery pediu demissão de seu emprego e dois meses depois a dupla estava abrindo o Porco Amigo de Botafogo. O empreendimento fez tanto sucesso que em fevereiro de 2022 desembarcou no Leblon, um dos bairros turísticos mais famosos da cidade, com um cardápio com pratos inspirados na culinária portuguesa, comprovando que Portugal não é só bacalhau.

Serviços:

Casa Milà
Endereço: Rua Esteves Júnior, 28, Laranjeiras
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, a partir das 12h.
Telefone / Whatsapp: (21) 99574-5830
Capacidade: 70 lugares
Home | My Site (casamilarj.com)

Porco Amigo Bar – Unidade Leblon
Rua Conde de Bernadotte, nº 26.  Tel.: (21)3012-1621.
Horário de funcionamento: de terça a quinta, de 12h à 00h30;
Sexta e sábado, de 12h à 01h;
Domingo e feriado, de 12h às 00h30.
Capacidade: 100 lugares.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via