Início » Os vinhos de négociant da Família Brito

Os vinhos de négociant da Família Brito

Produzidos no Brasil, vinhos celebram o terroir do Sul do país

por Redação
Vinhos Familia Brito

Lançada no final de 2020, a linha de vinhos Família Brito surgiu do sonho do casal Renata e Fabricio Brito de oferecer uma seleção de vinhos nacionais, leves e descontraídos para o consumo do dia-a-dia. O portfólio valoriza o terroir de regiões produtoras do Brasil e homenageia em seus rótulos o avô de Fabrício, o português Sr Brito.

Nascido em 1914 em Ervedal da Beira, pequena cidade da Serra da Estrela, Sr Brito cresceu entre vinhedos e tonéis. Seus pais plantavam uva e produziam vinho no quintal de casa, para o consumo próprio da família. Aos quatro anos de idade, curioso em saber o que se passava dentro dos tonéis de vinho, escalou um dos recipientes. Ao se desequilibrar, caiu dentro da barrica repleta da bebida e assim foi iniciado no mundo do vinho. Aos 21 anos Sr Brito chegou ao Rio de Janeiro e até o seu falecimento, aos 97 anos, transmitiu para a família o seu gosto pelo vinho.

Os Vinhos Família Brito

A linha de vinhos Família Brito conta atualmente com 11 rótulos, sendo seis tintos, dois brancos, um rosé e dois espumantes. Produzidos em três importantes regiões vitivinícolas do Sul do Brasil – Serra do Sudeste, Campanha Gaúcha e Serra Gaúcha – os vinhos são de mínima intervenção, a fim de ressaltar as características do terroir brasileiro.

Junto a enólogos de conceituadas vinícolas, Renata e Fabrício definem as castas, a composição dos cortes, o envelhecimento e o engarrafamento, assim como a criação dos rótulos e a distribuição dos mesmos, produzindo os chamados vinhos de négociants. Essa atuação, ainda pouco conhecida no Brasil, teve um papel fundamental em regiões como Borgonha e Bordeaux, onde os negóciants eram responsáveis pelo elo entre camponeses e consumidores.

Vinhos Familia Brito

Vinhos Familia Brito (Foto: Filico)

Com relações estreitas e muitas vezes de amizades com os enólogos, o casal produz vinhos a muitas mãos em prol de um resultado único. Cada rótulo da Família Brito tem produção que vai de meras 600 a 1800 garrafas. Este ano o casal lançou dois varietais produzidos em Caxias do Sul. O Arpoador é um Pinot Noir da safra 2020, com 8 meses de barrica de carvalho francês de primeiro uso. Já o Corcovado é um Malbec 2019, com metade de seu volume barricado por 10 meses em carvalho francês.

Outro que merece atenção é o Merlot Reserva, produzido em tiragem limitada de 720 garrafas. Da Serra do Sudeste, tem em sua composição quatro safras da casta, sendo duas com passagem por barrica (2017 e 2018) e duas por tanque de aço inox (2019 e 2020).

Renata Oliveira e Fabricio Brito

Renata e Fabricio Brito

Renata e Fabricio Brito (Foto: Filico)

Renata é sommelière formada pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro (ABS-Rio) e especialista em vinhos Wset nível 3. Junto a seu marido Fabrício, neto do Sr Brito, fundaram a distribuidora Invinito. O casal é o responsável pela produção dos vinhos ao lado dos enólogos, dando o aval sobre o resultado. Grandes apreciadores do vinho brasileiro, Renata e Fabricio apostam na qualidade da produção do vinho nacional, oferecendo desde o início da Invinito rótulos de vinícolas premiadas como Miolo, Pizzato e Don Guerino.

Onde encontrar

Os vinhos Família Brito podem ser encontrados em lojas de vinho como a Dom Luiz (Cobal de Botafogo), o Armazém Urbano (Barra da Tijuca), a Wanderlust (Gávea) e a rede Lidador. Eles também podem ser degustados em restaurantes como Sult, Cave Nacional, Amelie, Lima, Seu Vidal e Sushi Mar. Para compras online, o site da Invinito https://loja.invinito.com.br oferece o portfólio completo dos vinhos Família Brito.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via