Vinhos Familia Brito

Os vinhos de négociant da Família Brito

Produzidos no Brasil, vinhos celebram o terroir do Sul do país

por Redação

Lançada no final de 2020, a linha de vinhos Família Brito surgiu do sonho do casal Renata e Fabricio Brito de oferecer uma seleção de vinhos nacionais, leves e descontraídos para o consumo do dia-a-dia. O portfólio valoriza o terroir de regiões produtoras do Brasil e homenageia em seus rótulos o avô de Fabrício, o português Sr Brito.

Nascido em 1914 em Ervedal da Beira, pequena cidade da Serra da Estrela, Sr Brito cresceu entre vinhedos e tonéis. Seus pais plantavam uva e produziam vinho no quintal de casa, para o consumo próprio da família. Aos quatro anos de idade, curioso em saber o que se passava dentro dos tonéis de vinho, escalou um dos recipientes. Ao se desequilibrar, caiu dentro da barrica repleta da bebida e assim foi iniciado no mundo do vinho. Aos 21 anos Sr Brito chegou ao Rio de Janeiro e até o seu falecimento, aos 97 anos, transmitiu para a família o seu gosto pelo vinho.

Os Vinhos Família Brito

A linha de vinhos Família Brito conta atualmente com 11 rótulos, sendo seis tintos, dois brancos, um rosé e dois espumantes. Produzidos em três importantes regiões vitivinícolas do Sul do Brasil – Serra do Sudeste, Campanha Gaúcha e Serra Gaúcha – os vinhos são de mínima intervenção, a fim de ressaltar as características do terroir brasileiro.

Junto a enólogos de conceituadas vinícolas, Renata e Fabrício definem as castas, a composição dos cortes, o envelhecimento e o engarrafamento, assim como a criação dos rótulos e a distribuição dos mesmos, produzindo os chamados vinhos de négociants. Essa atuação, ainda pouco conhecida no Brasil, teve um papel fundamental em regiões como Borgonha e Bordeaux, onde os negóciants eram responsáveis pelo elo entre camponeses e consumidores.

Vinhos Familia Brito

Vinhos Familia Brito (Foto: Filico)

Com relações estreitas e muitas vezes de amizades com os enólogos, o casal produz vinhos a muitas mãos em prol de um resultado único. Cada rótulo da Família Brito tem produção que vai de meras 600 a 1800 garrafas. Este ano o casal lançou dois varietais produzidos em Caxias do Sul. O Arpoador é um Pinot Noir da safra 2020, com 8 meses de barrica de carvalho francês de primeiro uso. Já o Corcovado é um Malbec 2019, com metade de seu volume barricado por 10 meses em carvalho francês.

Outro que merece atenção é o Merlot Reserva, produzido em tiragem limitada de 720 garrafas. Da Serra do Sudeste, tem em sua composição quatro safras da casta, sendo duas com passagem por barrica (2017 e 2018) e duas por tanque de aço inox (2019 e 2020).

Renata Oliveira e Fabricio Brito

Renata e Fabricio Brito

Renata e Fabricio Brito (Foto: Filico)

Renata é sommelière formada pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro (ABS-Rio) e especialista em vinhos Wset nível 3. Junto a seu marido Fabrício, neto do Sr Brito, fundaram a distribuidora Invinito. O casal é o responsável pela produção dos vinhos ao lado dos enólogos, dando o aval sobre o resultado. Grandes apreciadores do vinho brasileiro, Renata e Fabricio apostam na qualidade da produção do vinho nacional, oferecendo desde o início da Invinito rótulos de vinícolas premiadas como Miolo, Pizzato e Don Guerino.

Onde encontrar

Os vinhos Família Brito podem ser encontrados em lojas de vinho como a Dom Luiz (Cobal de Botafogo), o Armazém Urbano (Barra da Tijuca), a Wanderlust (Gávea) e a rede Lidador. Eles também podem ser degustados em restaurantes como Sult, Cave Nacional, Amelie, Lima, Seu Vidal e Sushi Mar. Para compras online, o site da Invinito https://loja.invinito.com.br oferece o portfólio completo dos vinhos Família Brito.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via