Início » Paleta Atlântida dobra de tamanho em 2023 e buscará recorde no Guinness World Records para gaúchos

Paleta Atlântida dobra de tamanho em 2023 e buscará recorde no Guinness World Records para gaúchos

por Higor Garcia

Com mais de 2km de extensão e diversas atrações, churrasco coletivo no litoral gaúcho poderá se firmar como o maior do mundo em número de assadores

Fotos: Fabrício Sviroski / ART iMAGEM

Criado em 2017 por um grupo de amigos, o Paleta Atlântida vem crescendo ano após ano, firmando-se no calendário oficial de eventos de Xangri-lá. Em 2023, o churrasco coletivo assado na beira da praia dobra em tamanho de estrutura e buscará um título oficial inédito e merecido para os gaúchos: o maior churrasco do mundo em número de assadores simultâneos, registrado pelo Guinness World Records. A sexta edição do evento acontece no dia 28 de janeiro (sábado), das 9h às 17h, na Praia de Atlântida.

O Paleta Atlântida 2023 receberá uma adjudicadora oficial do Guinness World Records para a tentativa de registrar o escore. O recorde atual é de 914 assadores simultâneos, conferido em Dalisa (Canadá), em setembro de 2022. O objetivo é ultrapassar 3 mil para firmar o recorde para os gaúchos – com o reconhecimento de 85 testemunhas e cumprindo todas as regras estabelecidas dentro do tempo estipulado. Para acompanhar o feito, estão confirmadas as presenças de representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Xangri-Lá.

Fotos: Fabrício Sviroski / ART iMAGEM

Na última edição, realizada em  janeiro de 2022, sem a presença da publicação, o evento reuniu cerca de 3.500 assadores amadores e profissionais. Registrar o recorde é um antigo sonho do empresário Felipe Melnick, idealizador do Paleta Atlântida: “O churrasco é parte importante da cultura gaúcha, passada de geração para geração. Nosso desejo com a vinda do Guinness World Records é contribuir para o fortalecimento dessa tradição, oficializando que os gaúchos fizeram o maior churrasco do mundo no verão de 2023”, revela.

Para 2023, o Paleta terá uma estrutura maior que nos anos anteriores, distribuída em mais de 2 km, com 14 paradores de marcas com experiência para o público, áreas de confraternização, lounges e área kids, distribuídos por toda a extensão. “Em termos de produção, o Paleta terá uma estrutura de segurança e atendimento muito bem dimensionada, com 500 pessoas trabalhando para que todos possam desfrutar o melhor do evento”, explica Marcos Beylouni, sócio e chefe de produção do evento. 

Entre todas as atrações, o grande destaque são os assados, com a presença de 60 celebridades nacionais e internacionais do churrasco, servindo mais de 15 toneladas da carne assada open food (das 12h às 17h) para os participantes degustarem. Entre os destaques estão Carolina Heckmann @alecrimnabrasa; Enrique Puentes @enriquepuentesuruguay; Luciano Medeiros @oluxodogaucho; Marcelo Bolinha @marcelobolinhacarnes, Neto Assador Leal @netolealchurrasqueiro e Marcos Livi @marcoslivi. Os churrasqueiros apresentarão para o público diversas possibilidades de assados com os mais variados  tipos de carne.  

Churrasco também é cultura! A programação do Paleta contará com mais de 100 espetáculos, entre amadores e profissionais, com atrações musicais, circenses, do teatro e da dança. As apresentações acontecem em seis palcos e nos 14 paradores de empresas, espalhados pelo evento. Entre as atrações confirmadas está a estreia do projeto “Baile da Dupla” com Claus e Vanessa, além de Charles Master (Acústico), Rafael Machado da Chimarruts, Rafael Malenotti (Acústico) e Baile do Pitta.

A edição também contará com competições de três modalidades esportivas. Além do tradicional campeonato de futebol de areia das celebridades, com os times Amigos do Tinga e Dunga, Amigos da KTO, Galáticos da Melnick, Tornakers, QG do Doddy e Clube do Kioske, o Paleta recebe o maior torneio aberto de beach tennis já feito em areia com 400 duplas, divididas em 40 quadras; e o mais tradicional campeonato de futevôlei do litoral gaúcho, o “Rei da Praia”.

O evento que iniciou como uma diversão entre amigos, ainda quer se  consolidar como a maior competição de churrasco do mundo. O Paleta contará com uma categoria profissional nos moldes internacionais. O torneio será avaliado por 30 juízes profissionais de oito países (vinculados à WBQA – World Barbecue Association; Confederação Pan-Americana de Assadores e Parrilleiros e Aliança de Churrasco da África), julgando às cegas as paletas preparadas por equipes profissionais de diversos países. Entre os competidores estarão os campeões do Chile, Argentina, Bolívia, Paraguai e Gana.

“Já estamos prevendo para 2024 congregar os campeões mundiais de todas as categorias e de todas federações, transformando o Paleta Atlântida na ‘Champions League’ do churrasco. O troféu já está sendo preparado”, diz Luciano Leon, CEO do Paleta.

Além disso, haverá a tradicional “Melhor Paleta de Cordeiro”, que dá nome ao evento, dividida em duas categorias: Raiz (temperada apenas com sal) e Gourmet (onde a criatividade é incentivada). Com a soma de todos os critérios entre as duas categorias, o campeão ou campeã ganhará um super prêmio, o maior já oferecido em uma competição de churrasco no mundo: uma Moto BMW G310 GS.

O Paleta Atlântida é aberto ao público que quiser assistir os assadores em ação e apreciar os jogos e espetáculos. O ticket é necessário apenas para quem vai assar, comer ou beber, garantindo acesso aos serviços do evento. O Ticket Trio de Assadores (R$ 550,00) para três pessoas (assador + dois convidados) garante espaço em 1m de churrasqueira com carvão, mesa, cadeiras, canecos, além de pulseiras para Open Bar de Chopp e Open Food Tasting (das 12h às 17h) dos assados das celebridades. O Ticket Individual (R$ 200,00) para quem não quer assar, mas quer curtir o evento, tem direito a um caneco  e pulseira para o Open Bar de Chopp e Open Food Tasting (das 12h às 17h); e o Ticket Confraria é para grandes turmas de amigos que querem estar no mesmo espaço (no mínimo 10 trios de assadores). 

Os tickets estão disponíveis no link https://www.sympla.com.br/evento/paleta-atlantida-6-edicao/1731923 O credenciamento dos assadores acontece nos dias 27/01, das 13h às 19h, e no dia 28/01, das 8h às 12h.

O evento solicita a doação de 1kg de alimento para cada ticket adquirido e também para as inscrições nas competições esportivas, cuja arrecadação será distribuída para a comunidade carente de Xangri-Lá. Além disso, após o evento, os 200 mil tijolos utilizados na estrutura serão doados para a Prefeitura de Xangri-Lá.

O Paleta Atlântida faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Xangri-lá e da Associação Brasileira e Pan-Americana de Assadores. A 6ª edição conta com o patrocínio de Tramontina, KTO, Melnick, Ambev, Icatu, MA Hospitalar, Dallasanta, Fida, PUC, Nat, Pauluzzi Blocos Cerâmicos, Mercedes, Iesa, BMW Motorrad e SETCERGS.

Sobre o Paleta Atlântida

Tudo começou com um churrasco familiar, motivado pelo desafio de escolher a melhor paleta de ovelha à beira mar entre os Melnick, Rabin e Kacman. O dia 1º de janeiro de 2017 marca o primeiro “Paleta”, que contou com uma churrasqueira de praia emprestada por Mário Pocztaruk, que se uniu à turma, junto com Renato Stifelman e Sebastian Watenberg. Até hoje, os pioneiros não chegaram a um consenso do melhor assado do primeiro encontro.

Popularizado entre os amigos, em 2018, a competição ganha seu primeiro patrocinador e acontece em uma churrasqueira de tijolos com 20/25 metros de extensão e a participação de cerca de 250 pessoas. Em 2019, a turma cresceu ainda mais e consequentemente a churrasqueira também, dessa vez, com 100 metros. Surgiram mais apoiadores e o churrasco entre amigos tornou-se um grande evento com desafios, palcos, shows, painéis de LED, banner na beira da praia, drone filmando e a entrada de marcas parceiras. 

Em 2020, as confrarias e os participantes se multiplicam e a competição é batizada oficialmente de “Paleta Atlântida”, atraindo celebridades do churrasco como Marcelo Bolinha, Alecrim na Brasa, Desandou a Maionese, O Luxo do Gaúcho. O encontro passou a contar com todos os tipos de cortes e carnes. 

Depois de uma pausa em 2021, em razão da pandemia da Covid-19, o evento volta em 2022 e entra  para a Associação Brasileira e Pan-Americana de Assadores. A edição recebeu 3.500 assadores, distribuídos em 1 km de churrasqueiras. 

MAIS INFORMAÇÕES: https://www.paletaatlantida.com.br/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via