Paleta Atlântida dobra de tamanho em 2023 e buscará recorde no Guinness World Records para gaúchos

por Higor Garcia

Com mais de 2km de extensão e diversas atrações, churrasco coletivo no litoral gaúcho poderá se firmar como o maior do mundo em número de assadores

Fotos: Fabrício Sviroski / ART iMAGEM

Criado em 2017 por um grupo de amigos, o Paleta Atlântida vem crescendo ano após ano, firmando-se no calendário oficial de eventos de Xangri-lá. Em 2023, o churrasco coletivo assado na beira da praia dobra em tamanho de estrutura e buscará um título oficial inédito e merecido para os gaúchos: o maior churrasco do mundo em número de assadores simultâneos, registrado pelo Guinness World Records. A sexta edição do evento acontece no dia 28 de janeiro (sábado), das 9h às 17h, na Praia de Atlântida.

O Paleta Atlântida 2023 receberá uma adjudicadora oficial do Guinness World Records para a tentativa de registrar o escore. O recorde atual é de 914 assadores simultâneos, conferido em Dalisa (Canadá), em setembro de 2022. O objetivo é ultrapassar 3 mil para firmar o recorde para os gaúchos – com o reconhecimento de 85 testemunhas e cumprindo todas as regras estabelecidas dentro do tempo estipulado. Para acompanhar o feito, estão confirmadas as presenças de representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Xangri-Lá.

Fotos: Fabrício Sviroski / ART iMAGEM

Na última edição, realizada em  janeiro de 2022, sem a presença da publicação, o evento reuniu cerca de 3.500 assadores amadores e profissionais. Registrar o recorde é um antigo sonho do empresário Felipe Melnick, idealizador do Paleta Atlântida: “O churrasco é parte importante da cultura gaúcha, passada de geração para geração. Nosso desejo com a vinda do Guinness World Records é contribuir para o fortalecimento dessa tradição, oficializando que os gaúchos fizeram o maior churrasco do mundo no verão de 2023”, revela.

Para 2023, o Paleta terá uma estrutura maior que nos anos anteriores, distribuída em mais de 2 km, com 14 paradores de marcas com experiência para o público, áreas de confraternização, lounges e área kids, distribuídos por toda a extensão. “Em termos de produção, o Paleta terá uma estrutura de segurança e atendimento muito bem dimensionada, com 500 pessoas trabalhando para que todos possam desfrutar o melhor do evento”, explica Marcos Beylouni, sócio e chefe de produção do evento. 

Entre todas as atrações, o grande destaque são os assados, com a presença de 60 celebridades nacionais e internacionais do churrasco, servindo mais de 15 toneladas da carne assada open food (das 12h às 17h) para os participantes degustarem. Entre os destaques estão Carolina Heckmann @alecrimnabrasa; Enrique Puentes @enriquepuentesuruguay; Luciano Medeiros @oluxodogaucho; Marcelo Bolinha @marcelobolinhacarnes, Neto Assador Leal @netolealchurrasqueiro e Marcos Livi @marcoslivi. Os churrasqueiros apresentarão para o público diversas possibilidades de assados com os mais variados  tipos de carne.  

Churrasco também é cultura! A programação do Paleta contará com mais de 100 espetáculos, entre amadores e profissionais, com atrações musicais, circenses, do teatro e da dança. As apresentações acontecem em seis palcos e nos 14 paradores de empresas, espalhados pelo evento. Entre as atrações confirmadas está a estreia do projeto “Baile da Dupla” com Claus e Vanessa, além de Charles Master (Acústico), Rafael Machado da Chimarruts, Rafael Malenotti (Acústico) e Baile do Pitta.

A edição também contará com competições de três modalidades esportivas. Além do tradicional campeonato de futebol de areia das celebridades, com os times Amigos do Tinga e Dunga, Amigos da KTO, Galáticos da Melnick, Tornakers, QG do Doddy e Clube do Kioske, o Paleta recebe o maior torneio aberto de beach tennis já feito em areia com 400 duplas, divididas em 40 quadras; e o mais tradicional campeonato de futevôlei do litoral gaúcho, o “Rei da Praia”.

O evento que iniciou como uma diversão entre amigos, ainda quer se  consolidar como a maior competição de churrasco do mundo. O Paleta contará com uma categoria profissional nos moldes internacionais. O torneio será avaliado por 30 juízes profissionais de oito países (vinculados à WBQA – World Barbecue Association; Confederação Pan-Americana de Assadores e Parrilleiros e Aliança de Churrasco da África), julgando às cegas as paletas preparadas por equipes profissionais de diversos países. Entre os competidores estarão os campeões do Chile, Argentina, Bolívia, Paraguai e Gana.

“Já estamos prevendo para 2024 congregar os campeões mundiais de todas as categorias e de todas federações, transformando o Paleta Atlântida na ‘Champions League’ do churrasco. O troféu já está sendo preparado”, diz Luciano Leon, CEO do Paleta.

Além disso, haverá a tradicional “Melhor Paleta de Cordeiro”, que dá nome ao evento, dividida em duas categorias: Raiz (temperada apenas com sal) e Gourmet (onde a criatividade é incentivada). Com a soma de todos os critérios entre as duas categorias, o campeão ou campeã ganhará um super prêmio, o maior já oferecido em uma competição de churrasco no mundo: uma Moto BMW G310 GS.

O Paleta Atlântida é aberto ao público que quiser assistir os assadores em ação e apreciar os jogos e espetáculos. O ticket é necessário apenas para quem vai assar, comer ou beber, garantindo acesso aos serviços do evento. O Ticket Trio de Assadores (R$ 550,00) para três pessoas (assador + dois convidados) garante espaço em 1m de churrasqueira com carvão, mesa, cadeiras, canecos, além de pulseiras para Open Bar de Chopp e Open Food Tasting (das 12h às 17h) dos assados das celebridades. O Ticket Individual (R$ 200,00) para quem não quer assar, mas quer curtir o evento, tem direito a um caneco  e pulseira para o Open Bar de Chopp e Open Food Tasting (das 12h às 17h); e o Ticket Confraria é para grandes turmas de amigos que querem estar no mesmo espaço (no mínimo 10 trios de assadores). 

Os tickets estão disponíveis no link https://www.sympla.com.br/evento/paleta-atlantida-6-edicao/1731923 O credenciamento dos assadores acontece nos dias 27/01, das 13h às 19h, e no dia 28/01, das 8h às 12h.

O evento solicita a doação de 1kg de alimento para cada ticket adquirido e também para as inscrições nas competições esportivas, cuja arrecadação será distribuída para a comunidade carente de Xangri-Lá. Além disso, após o evento, os 200 mil tijolos utilizados na estrutura serão doados para a Prefeitura de Xangri-Lá.

O Paleta Atlântida faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Xangri-lá e da Associação Brasileira e Pan-Americana de Assadores. A 6ª edição conta com o patrocínio de Tramontina, KTO, Melnick, Ambev, Icatu, MA Hospitalar, Dallasanta, Fida, PUC, Nat, Pauluzzi Blocos Cerâmicos, Mercedes, Iesa, BMW Motorrad e SETCERGS.

Sobre o Paleta Atlântida

Tudo começou com um churrasco familiar, motivado pelo desafio de escolher a melhor paleta de ovelha à beira mar entre os Melnick, Rabin e Kacman. O dia 1º de janeiro de 2017 marca o primeiro “Paleta”, que contou com uma churrasqueira de praia emprestada por Mário Pocztaruk, que se uniu à turma, junto com Renato Stifelman e Sebastian Watenberg. Até hoje, os pioneiros não chegaram a um consenso do melhor assado do primeiro encontro.

Popularizado entre os amigos, em 2018, a competição ganha seu primeiro patrocinador e acontece em uma churrasqueira de tijolos com 20/25 metros de extensão e a participação de cerca de 250 pessoas. Em 2019, a turma cresceu ainda mais e consequentemente a churrasqueira também, dessa vez, com 100 metros. Surgiram mais apoiadores e o churrasco entre amigos tornou-se um grande evento com desafios, palcos, shows, painéis de LED, banner na beira da praia, drone filmando e a entrada de marcas parceiras. 

Em 2020, as confrarias e os participantes se multiplicam e a competição é batizada oficialmente de “Paleta Atlântida”, atraindo celebridades do churrasco como Marcelo Bolinha, Alecrim na Brasa, Desandou a Maionese, O Luxo do Gaúcho. O encontro passou a contar com todos os tipos de cortes e carnes. 

Depois de uma pausa em 2021, em razão da pandemia da Covid-19, o evento volta em 2022 e entra  para a Associação Brasileira e Pan-Americana de Assadores. A edição recebeu 3.500 assadores, distribuídos em 1 km de churrasqueiras. 

MAIS INFORMAÇÕES: https://www.paletaatlantida.com.br/

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via