Fazer teatro no Brasil não é fácil. Nem sempre se consegue o patrocínio desejado para a realização das produções culturais. Mas a vontade de produzir cultura é maior e a arte está acima de tudo.
A equipe da peça “Uma Carta Para Lady Macbeth”, com a atriz Lorena da Silva, acabou de lançar a campanha de financiamento coletivo (a famosa vaquinha digital) pelo site Benfeitoria, para ser possível realizar apresentações de 15 a 30 de junho na Sala Eletroacústica da Cidade das Artes (na Barra). Assista o vídeo da campanha aqui.
Qualquer pessoa pode apoiar o espetáculo. Com faixas sugeridas de doação ou valores em aberto, quem contribuir ainda tem direito a recompensas como post de agradecimento no Instagram oficial da peça, ingressos de cortesia para o espetáculo e fotos com a atriz. Mas, acima de tudo, as contribuições fazem o teatro carioca se manter vivo com produções de qualidade e amadurecidas como essa. As doações, à princípio, podem ser realizadas até 10 de maio.
Inspirado no clássico “Macbeth”, de Shakespeare, “Uma Carta Para Lady Macbeth” dá foco nas personagens Lady Macbeth, Macbeth e Bruxas. Uma cena que entrelaça a história pessoal da atriz com a dramaturgia inspirada em Shakespeare. A personagem Lady Macbeth, muito discutida e revisitada, permanece mais do que nunca instigante. Classificada como ambiciosa e cruel nos inúmeros estudos existentes ela é uma personagem além desses adjetivos. Complexa, nos desafia e interroga. O espetáculo propõe um jogo de investigação teatral sobre a perturbadora Lady Macbeth, de Shakespeare. Tragédia e comedia se fundem num jogo de luz, sombra, risos e lágrimas. Temas em pauta como poder, violência, ambição e vulnerabilidade envolvem e abraçam o público.
“Uma Carta Para Lady Macbeth”, é um espetáculo solo com Lorena da Silva que está em processo investigativo e experimental há dois anos. Nesse tempo a atriz, que tem 40 anos de carreira, reuniu um time de peso que tem trabalhado arduamente para chegar ao momento atual. A dramaturgia é de autoria de Thereza Falcão, que mais recentemente escreveu o remake da novela “Elas por Elas” (TV Globo), e tem uma vasta produção no teatro com textos próprios e adaptações. A direção do espetáculo é assinada pela premiada Isabel Cavalcanti, que atua nas artes cênicas há 30 anos, com trabalhos no teatro e no cinema; e a Direção de Movimento é do talentoso Daniel Passi.
O financiamento coletivo é uma forma de democratizar o acesso à cultura e tornar realidade projetos que precisam chegar ao público. A classe teatral já iniciou as doações e agora a campanha começa a ser mais divulgada entre o público em geral. Lorena da Silva, muito querida entre atrizes e atores, terá na plateia de “Uma Carta Para Lady Macbeth” muitos desses colegas de cena, que se juntarão ao público. Será um momento inesquecível.
Contribua com o financiamento coletivo e tenha direito a benefícios como ingressos, foto com a atriz e post de agradecimento:
https://benfeitoria.com/index.php/projeto/peca-lady-macbeth-com-lorena-da-silva-1ktu?ref=search
“Uma Carta Para Lady Macbeth”
Datas: 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de JUNHO de 2024
Sábados às 20h e domingos às 19h
Sala Eletroacústica, Cidades das Arte – Barra da Tijuca (Rio)
Instagram: https://www.instagram.com/umacartaparaladymacbeth
Instagram atriz: https://www.instagram.com/alorenadasilva
Equipe:
Espetáculo solo com Lorena da Silva
Dramaturgia: Thereza Falcão
Direção: Isabel Cavalcanti
Direção de Arte: Flávia de Faria
Direção de Movimento: Daniel Passi
Iluminação: Rogério Emerson
Figurino: Luciana Cardoso
Assistência de Direção de Arte: Gabriela Moussa
Coordenação de Produção: Mônica Saturnino
Produção Executiva: Bárbara Montes Claros
Assessoria de Comunicação: Rodolfo Abreu
Visagismo: Fernando Ocazione
Imagens: Sofia Badim e Ruy Duarte
Ansioso para ver Lady Macbeth em 2024