PL de Douglas Ruas contra o racismo avança na Alerj

por Rafael Gomes

Após passar pela CCJ, a proposta segue para as comissões de Esporte e Lazer, Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça Cor, Etnia Religião e Procedência Nacional, Segurança Pública e Assuntos de Polícia e Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle

Nesta quarta-feira (21), o projeto de lei 1171/2023, que torna obrigatória a divulgação de alertas nos telões com a tipificação penal dos crimes resultantes de discriminação ou preconceito, do deputado Douglas Ruas (PL), recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A proposta segue agora para a Comissão de Esporte e Lazer da Casa.

Motivado pelo grave caso de racismo envolvendo o atacante Vini Jr, durante partida de futebol em Valencia, na Espanha, o PL busca coibir manifestações cada vez mais comuns em eventos coletivos: segundo dados do Observatório da Discriminação Racial do Futebol, no Brasil as ofensas e demonstrações de racismo aumentaram 40%. Em 2021, foram registradas 64 ocorrências nos estádios; em 2022, 90 casos.

“É um alerta. Racismo é crime e é preciso que as pessoas tenham isso em mente antes de tomar atitudes impensadas, no calor do momento e protegidas pela coletividade. É nosso papel, enquanto parlamentares, criar mecanismos para coibir e combater esse tipo de manifestação”, explicou o deputado.

Após passar pela CCJ, a proposta segue para as comissões de Esporte e Lazer, Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça Cor, Etnia Religião e Procedência Nacional, Segurança Pública e Assuntos de Polícia e Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle. Na sequência, será discutida no plenário da Alerj.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via