Podcast “O Tempo Virou” estreia formato ao vivo no Espaço Conceito Banco do Brasil, no CCBB Rio, durante a Virada Sustentável

Quatro encontros no Espaço Conceito Banco do Brasil reúnem ciência, ativismo, arte e ancestralidade como preparação para a COP30 em Belém

por Redação

O podcast “O Tempo Virou”, criado e apresentado por Giovanna Nader, atriz e apresentadora que é referência nacional nos debates sobre mudanças climáticas e justiça ambiental, estreia em formato ao vivo no Rio de Janeiro. Entre os dias 16 e 19 de outubro, às 15h, o programa realiza quatro encontros no Espaço Conceito Banco do Brasil RJ, dentro da programação da Virada Sustentável, reunindo nomes de peso como o cientista climático Carlos Nobre, o ativista social João Paulo Rodrigues, a jovem ativista Marcele Oliveira e Luana Genót. Além das entrevistas feitas ao vivo, o podcast terá também uma edição especial gravada com a economista e CEO da COP30 no Brasil, Ana Toni, que também será disponibilizada para o canal do CCBB.

Giovanna Nader

Giovanna Nader

Com mais de 70 episódios no ar e 280 mil reproduções, “O Tempo Virou” já recebeu nomes de destaque da ciência, da política, do ambientalismo e da cultura, consolidando-se como o principal podcast brasileiro sobre mudanças climáticas. Agora, inspirado pela COP30, que será realizada em Belém do Pará em 2025, o programa promove sua primeira experiência presencial, aberta ao público, e aposta no diálogo entre ciência, ativismo, arte e ancestralidade para estimular a conscientização ambiental e imaginar futuros mais justos e sustentáveis. “A COP30 será um marco histórico para o Brasil e para o mundo e acreditamos que eventos descentralizados, em várias cidades, são fundamentais para que a sociedade se sinta parte desse debate urgente”, afirma Giovanna Nader.

A curadoria contempla vozes plurais, de diferentes áreas e gerações. “Falar sobre o clima é também falar sobre modos de viver, cuidar e imaginar. Por isso, fizemos questão de reunir vozes de diferentes saberes e territórios — científicos, ancestrais, comunitários e artísticos — que se complementam e nos mostram caminhos possíveis. Nosso desejo é que cada encontro inspire não apenas reflexão, mas também ação e pertencimento”, afirma Julia Borges Araña, diretora da Phi Projetos.

“Queremos aproximar ciência e ativismo da vida cotidiana das pessoas, falar sobre esses assuntos de forma abrangente, simples, para que todos compreendam o impacto da crise ambiental no presente e possam imaginar futuros possíveis”, completa Giovana.

Além da edição ao vivo de “O Tempo Virou”, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) receberá nestes dias diversas atividades da Virada Sustentável, como shows de Paula e Jacques Morelembaum, Zé Ibarra, debates do Fórum Virada Sustentável, contação de histórias.

Sobre Giovanna Nader: Atriz, apresentadora, escritora e comunicadora socioambiental, é criadora de “O Tempo Virou”, uma plataforma de novas narrativas sobre o clima com eventos, espetáculos teatrais, documentários e dois podcasts: “O Tempo Virou”, com entrevistas sobre conscientização ecológica, e “O Veneno Mora ao Lado”, sobre a incidência dos agrotóxicos no país. Em 2021 publicou o livro “Com que Roupa?” pela Editora Paralela, e em 2024 realizou o espetáculo “És tu, Brasil?”, uma biografia política do Brasil pelo viés climático. Giovanna usa as redes, online e offline, para amplificar a pauta socioambiental, unindo criatividade e informação para inspirar mudanças reais do cotidiano.

Programação

16 de outubro – Quem está no centro da crise?
 Convidada: Marcele Oliveira – Jovem Campeã do Clima da COP30, produtora cultural, comunicadora e ativista climática.

17 de outubro – A década decisiva: a urgência do agora
 Convidado: Carlos Nobre – Cientista climático, pesquisador e referência internacional sobre Amazônia e mudanças climáticas.

18 de outubro – Justiça ambiental para todos

 Convidada: Luana Genót – Fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), CEO, escritora, conselheira de empresas e apresentadora, sendo hoje uma das principais vozes na interseção entre inteligência artificial, igualdade racial, justiça climática e inovação social no Brasil e no mundo.

19 de outubro – Agroecologia urbana: um direito coletivo
Convidado: João Paulo Rodrigues – Ativista social e dirigente do MST, defensor da reforma agrária e da agricultura familiar.

Serviço

O Tempo Virou – Podcast ao vivo
Data: 16 a 19 de outubro de 2025, 15h
Local: Espaço Conceito Banco do BrasilRio de Janeiro (CCBB RJ)
Entrada gratuita com retirada de ingressos: https://ingressos.ccbb.com.br/espaco-conceito-o-tempo-virou-rumo-a-cop30__3197

Espaço Conceito Banco do Brasil
Travessa Tocantins, 1 – Centro – Rio de Janeiro, RJ
Aberto todos os dias: quarta a segunda, das 9h às 20h. Às terças, das 9h às 17h.
Mais informações em bb.com.br/espacoconceito

Centro Cultural Banco do Brasil 
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | [email protected]
Mais informações em bb.com.br/cultura

Siga o CCBB nas redes sociais:
x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj |tiktok.com/@ccbbcultura
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).

ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend