Simpósios da Dasa na 40ª edição do Congresso SOCERJ

A Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, promoverá dois simpósios no próximo dia 21, durante o 40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ), que será realizado no Expo Mag – Rio de Janeiro. Os eventos, que acontecem pela manhã e à tarde, discutirão casos clínicos de pacientes com doenças cardiovasculares, com foco em imagem e genética, e discussão de Estratégias de enfrentamento da Insuficiência Cardíaca.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a insuficiência cardíaca (IC) é uma das principais causas de mortalidade e morbidade no mundo e está associada a um alto uso de recursos e despesas com saúde. No Brasil, a prevalência de IC é de, aproximadamente, 2 milhões de pacientes, e sua incidência é de cerca de 240 mil novos casos por ano.

O Dr. Jadelson Andrade, diretor nacional de Cardiologia dos Hospitais Dasa, explica que a Insuficiência Cardíaca acontece quando o comprometimento do músculo cardíaco leva o coração a ter dificuldade para bombear o sangue para o corpo e como a doença na maioria dos casos não tem cura, mas pode ser controlada e por isso é importante manter o acompanhamento regular com um cardiologista.

“A Dasa está engajada em implantar um projeto inovador na área de cardiologia para oferecer uma medicina baseada nas mais recentes evidências científicas internacionais aos seus pacientes em áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento das Doenças Cardiovasculares. Por isso, é fundamental a nossa participação nesse evento, que discutirá o que há de mais relevante no país em cardiologia, em que experts da área apresentarão as inovações para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos portadores de doenças cardiovasculares. Em todo o Brasil, a nossa rede integrada conta com unidades de referência em cardiologia, e, no Rio de Janeiro, local do simpósio, teremos especialistas e palestrantes dos nossos hospitais São Lucas Copacabana, zona sul; Complexo Hospitalar de Niterói, Leste Fluminense; e Nossa Senhora do Carmo, zona oeste da cidade”, enfatiza o diretor.

Outro assunto que será abordado no evento é a INOCA, que vem a ser a presença de dor precordial (no peito) com obstrução menor que 50% das coronárias. Com maior incidência em mulheres, a doença, que vem sendo alvo de estudo por parte da comunidade médica, afeta a qualidade de vida do paciente nos movimentos mais simples do dia a dia, além de causar dores que podem ser confundidas com angina. De acordo com Dr. Ronaldo Leão, cardiologista do CDPI Cardio, que faz parte da Dasa, pacientes diagnosticados com a INOCA têm maiores chances de desenvolver doenças como a Insuficiência Cardíaca, Síndrome Coronariana Aguda e até mesmo AVC.

“Essa doença se caracteriza pela presença de dor no peito, associada às coronárias, mas sem a obstrução das veias (ou obstrução menor que 50%). Nesse sentido, as causas podem estar relacionadas com a redução da capacidade de dilatação das artérias ou por episódios de espasmos na região coronária. Por um longo tempo, esse quadro era considerado raro, mas atualmente tem ganhado investigações que proporcionam um diagnóstico e tratamento mais efetivo”, afirma Dr. Ronaldo Leão.

Serviço

Evento presencial: Simpósio-satélite Dasa

Dia: 21/4/2023, sexta-feira

Horários:

Das 10h30 às 11h30 – Sala 2: Apresentação e discussão de casos clínicos de pacientes com doenças cardiovasculares, com foco em imagem cardíaca e genética, além de casos de INOCa.

Das 14h às 16h – Sala 4: Estratégias de Enfrentamento da Insuficiência Cardíaca com fração de ejeção reduzida

Local: EXPO MAG (antigo Centro de Convenções SulAmérica), Rua Beatriz Larragoiti Lucas, Cidade Nova, Rio de Janeiro, RJ.