Mateus Professor e Rogério Família

Poeira Pura se apresenta nesta sexta-feira (08/03) no Cais da Imperatriz

A roda de samba carioca aposta no resgate a ancestralidade do samba e na inclusão de pessoas LGBTQIA+   

por Redação

O Cais da Imperatriz recebe nos dias nesta sexta-feira (08/03), às 20h, uma roda de samba realizada pelo grupo Poeira Pura. Mais do que uma sonoridade contemporânea, o objetivo do encontro é o de promover uma manifestação da cultura preta, em um ambiente inclusivo. À frente do projeto estão os sambistas cariocas Rogério Família e Mateus Professor, que buscam mudar a percepção da sociedade do que é o samba, construindo uma nova estética para o gênero tanto no som, como também no visual e no discurso.

“Somos conhecidos no cenário musical e cultural por propor uma roda de samba mais intimista, onde os músicos e o público dividem o espaço lado a lado e onde as letras são cantadas no gogó. Nos apresentamos sem microfones, para manter a autenticidade e a essência do samba. Em nossas apresentações, todos ficam no mesmo nível: sambistas, músicos e público. Diferente da proposta dos shows de palco, onde o público contempla, com uma certa distância, a demonstração artística. Nosso objetivo com o conceito inédito apresentado pelo Poeira Pura é reforçar a nossa ancestralidade através do som, do ambiente, das luzes e do público. Nossa roda de samba é assim como os Candomblés, é o lugar onde as Deusas e os Deuses vêm cantar, beber, dançar e celebrar juntinhos da gente”, explica Rogério Família.

Rogério também explica que é comum ver o samba sendo representado como um gênero musical sempre alegre, cordial e dócil, mas que o Poeira Pura busca quebrar esse estereótipo. “Não existimos para fazer alegria de playboy em barzinhos, somos combativos e queremos incomodar. Criamos o Poeira Pura com o intuito de cutucar feridas, propor debates sobre a sociedade, moldando uma nova estética e, principalmente, buscando uma nova sonoridade para o samba”, acrescenta.

Roda de Samba Poeira Pura - Foto: Rian Souza

Roda de Samba Poeira Pura – Foto: Rian Souza

O Poeira Pura também busca ser um espaço inclusivo e de diversidade. Uma das prioridades para os fundadores do grupo é o acolhimento do público LGBTQIA+. “Uma roda de samba ainda é vista como um ambiente heteronormativo, por isso criamos uma comunicação que pode ser chocante e disruptiva para quem entende o samba com lugar exclusivo para um certo seguimento social, homens e mulheres cis hetero, por exemplo”, afirma Família.

O resultado no conceito criado pelo Poeira Pura não poderia ser melhor. As rodas de samba realizadas pelo grupo já contaram com a presença de grandes nomes da cultura preta brasileira, como as cantoras Liniker, Luedji Luna, Tássia Reis e o compositor Cleber Augusto.  Além de receber as referências da música brasileira, entre as conquistas do grupo, está o sucesso desde o início de sua presença na agenda de eventos da capital mineira, a lotação de ingressos é mais do que comum, é algo esperado para todos integrantes e membros da equipe.

“Normalmente nossos ingressos esgotam no mesmo dia que abrimos as vendas, estamos sempre recebendo mensagens do público falando que não conseguiram comprar por alcançarmos a capacidade máxima do espaço de uma forma muito rápida. Temos um público estimado em 3 mil pessoas entre o eixo Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e estamos esperando a participação de 600 pessoas somente no Rio. Pela alta demanda, estamos sempre promovendo nossas rodas na cidade e outras capitais”, finaliza Família.

Serviço: 

Samba do Poeira Pura 

  • Data: sexta-feira, 08 de março de 2024
  • Horário: 20h às 3:00
  • Local: Cais da Imperatriz – Rio de Janeiro
  • Endereço: Rua Sacadura Cabral, 145 – Saúde
  • Ingressos pelo site Sympla
  • https://www.sympla.com.br/produtor/poeirapura

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via