Os últimos anos da vida de Guimarães Rosa foram transformados na peça “Pormenor de Ausência”, que estreou em 2 de setembro, na Casa de Cultura Laura Alvim (Teatro Rogério Cardoso).
A peça é resultado de uma pesquisa feita, nos últimos seis anos, pela autora Livia Baião. O monólogo traz o ator Giuseppe Oristânio, que comemora 50 anos de carreira, e tem direção de Ernesto Piccolo.
O texto retrata o autor em uma fase de intensa atividade, conciliando a carreira de escritor com a de diplomata, embora já estivesse com a saúde fragilizada. A criatividade e a linguagem inovadora, consagradas em sua obra épica Grande Sertão Veredas, continuam presentes.
O espetáculo revela toda a humanidade do escritor, com os pensamentos focados nos problemas de saúde, e dilemas existenciais, que envolvem a perspectiva da finitude e o desejo de ingressar na Academia Brasileira de Letras.
De acordo com a autora, o texto procurou dar voz a um lado quase desconhecido do grande escritor, contrapondo sua genialidade às questões que o atormentavam em seus últimos anos de vida.
Apenas três dias antes de morrer, Guimarães Rosa foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira que fora de Álvares de Azevedo.
Serviço:
Pormenor de Ausência
Temporada: de 2 a 25 de setembro de 2022
Local: Casa de Cultura Laura Alvin, Sala Rogério Cardoso, Ipanema, Rio de Janeiro
Ingresso: R$ 60,00 – Meia R$30,00
Horário:
Sexta e sábado – 19 horas
Domingo – 18 horas