Pormenor de Ausência

“Pormenor de Ausência” retrata os últimos anos de vida de Guimarães Rosa em peça no teatro da Casa Laura Alvim

por Redação

Os últimos anos da vida de Guimarães Rosa foram transformados na peça “Pormenor de Ausência”, que estreou em 2 de setembro, na Casa de Cultura Laura Alvim (Teatro Rogério Cardoso).

A peça é resultado de uma pesquisa feita, nos últimos seis anos, pela autora Livia Baião. O monólogo traz o ator Giuseppe Oristânio, que comemora 50 anos de carreira, e tem direção de Ernesto Piccolo.

O texto retrata o autor em uma fase de intensa atividade, conciliando a carreira de escritor com a de diplomata, embora já estivesse com a saúde fragilizada. A criatividade e a linguagem inovadora, consagradas em sua obra épica Grande Sertão Veredas, continuam presentes.

O espetáculo revela toda a humanidade do escritor, com os pensamentos focados nos problemas de saúde, e dilemas existenciais, que envolvem a perspectiva da finitude e o desejo de ingressar na Academia Brasileira de Letras.

De acordo com a autora, o texto procurou dar voz a um lado quase desconhecido do grande escritor, contrapondo sua genialidade às questões que o atormentavam em seus últimos anos de vida.

Apenas três dias antes de morrer, Guimarães Rosa foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira que fora de Álvares de Azevedo.

Serviço:

Pormenor de Ausência

Temporada: de 2 a 25 de setembro de 2022
Local: Casa de Cultura Laura Alvin, Sala Rogério Cardoso, Ipanema, Rio de Janeiro
Ingresso: R$ 60,00 – Meia R$30,00
Horário:
Sexta e sábado – 19 horas
Domingo – 18 horas

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via