A ação da Subprefeitura da Barra, da CET-RIO e da Secretaria de Ordem Pública tem o apoio da Guarda Municipal, da Gerência Executiva Local, do 31º BPM e dos Programas Barra Presente e Recreio Presente. O principal objetivo é orientar os ônibus de turismo fretados, com destinos às praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, para que após o desembarque dos passageiros, estacionem nos seguintes locais:
Opção 1: Supermercado Extra – Avenida das Américas, 1.510. Indicado para ônibus com destino às praias da Barra da Tijuca.
Opção 2: Riocentro Portão G – Entrada pela Avenida Olof Palme, com acesso pela Avenida Salvador Allende. Indicado para ônibus com destino às praias do Recreio dos Bandeirantes.
– Esta medida tem a finalidade de organizar o estacionamento dos ônibus de turismo que ficam parados nas áreas residenciais -, afirma o Subprefeito Raphael Lima.
Vale ressaltar que agentes da Prefeitura estarão atuando com multas e apreensão de veículos em casos de grave irregularidade e recusa a sair do local.
– Esse é um trabalho importante de ordenamento, especialmente em fins de semana e feriados com sol, com movimento nas praias. Faz parte também da nossa estrutura de Operação Verão. Esses ônibus não podem permanecer parados nas imediações de ruas residenciais, prejudicando a fluidez do trânsito. Então, nós realizamos essa operação contando com o apoio dos motoristas. Mas, aqueles que não colaborarem, serão multados e rebocados justamente para ter um ordenamento do bairro, que é a Barra da Tijuca, recebendo uma grande população, especialmente nesses finais de semana ensolarados-, afirma o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Para o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, esse ordenamento é fundamental para garantir a fluidez do trânsito e não prejudicar o direito de ir e vir dos moradores. Placas de proibido estacionar para veículos acima de duas toneladas, serão reimplantadas nos locais de onde foram arrancadas e agentes da CET-RIO estarão orientando o trânsito durante o período de maior movimento.
– Nosso papel é sempre buscar meios para atender os pedidos dos moradores, mas sem prejudicar os visitantes, que também tem o direito de usar a praia, que é um espaço público e democrático, ressaltando que eles serão sempre bem vindos -, lembra a Gerente Executiva Local da Barra e do Recreio, Marize Vieira.