A sétima edição do Rio2C começou nesta terça-feira, 27 de maio, na Cidade das Artes (RJ), com debates, paineis e encontros que reuniram personalidades da indústria criativa mundial. Apresentado por Petrobras e Governo Federal,principal encontro de criatividade da América Latinasegue até o próximo domingo (1 de junho) com dezenas de conferências, rodadas de negócios, pitchings e diversas atividades que envolvem setores como audiovisual, música, moda, games, sustentabilidade, impacto social, editorial, ciência, tecnologia, esportes, educação e marcas.
O primeiro dia foi marcado por cinco Summits temáticos: Acontece Globo, em que o Grupo Globo celebrou o centenário de sua fundação; Fashion System, uma parceria com a Iara que trouxe pela primeira vez a moda para o centro do debate do Rio2C; Creator Economy, comandado pela Play9; o Brands&Co, em parceria com a Forbes; o Game+, em parceria com a Player1, voltado ao universo dos games e eSports; o FAST Summit, em parceria com a Samsung TV, que aborda a revolução do streaming gratuito com publicidade; e o summit Meta Loves Music, em parceria com a Meta. Além dos summits, o primeiro dia do Rio2C contou com um painel especial em que o diretor Raoni Carneiro entrevistou personalidades de diversos setores para o projeto “Por onde anda sua cabeça?”.
100 anos do Grupo Globo
Ao abrir o painel que deu início à programação do Global Stage, o maior palco do evento, Paulo Marinho, CEO da TV Globo, festejou o ano especial em que a empresa completa 100 anos e que o audiovisual brasileiro conquistou o seu primeiro Oscar, com ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, um original Globoplay. Em seu discurso de abertura, ele ressaltou o compromisso inabalável da Globo com a produção de conteúdo original brasileiro:
‘Juntos, construímos um mercado forte. E a Globo funciona como um dos motores da nossa indústria, rodando junto com vocês para impulsionar o talento e a criatividade brasileira. Sermos o maior produtor de conteúdo em língua portuguesa e um dos maiores investidores do mercado audiovisual brasileiro fala de nosso compromisso com a qualidade, o talento, a valorização das nossas expressões culturais e das nossas parcerias. Queremos intensificar ainda mais essas parcerias’, disse Marinho.
Ao longo do dia, o espaço recebeu outros cinco paineis em que o Grupo Globo refletiu sobre os próximos 100 anos (com a pesquisadora Iara Poppe), sobre experiências de parcerias com grandes produtoras (Conspiração, Disney e Gullane) e sobre três setores que são destaque na programação da TV Globo desde a sua criação, há 60 anos: Jornalismo (em painel que reuniu Renata Lo Prete e César Tralli), Esportes (com Pedro Bassan e os campeões olímpicos Daiane dos Santos e Isaquias Queiroz) e Novelas, com os autores Manuela Dias, Rosane Svartman e George Moura, além de Leonora Bardini, diretora da TV Globo.
A mesa sobre teledramaturgia lotou o espaço e, como observou Moura, provou que novela segue sendo uma paixão nacional. Enquanto relembravam seus trabalhos, os escritores avaliaram como a pesquisa de mercado e comportamento podem influenciar ou não os trabalhos em uma obra aberta e dinâmica, como é a escrita de uma novela, com suas sete mil páginas ao longo de quase dois anos entre o início do trabalho e o último capítulo.
‘O espectador está mudando, como sempre mudou. E nós precisamos nos manter relevantes, como a novela sempre foi. Eu sempre digo que é preciso ter faro de entender o que vai ser assunto daqui a alguns meses. E brinco dizendo que isso a Inteligência Artificial não vai conseguir fazer. Achar o que está latente e trazer para a novela, isso talvez seja a chave. É preciso ter esse frescor e também relevância e diálogo com a sociedade’, analisou Rosane no encontro que também debateu as novas formas de se medir a audiência e de assistir aos capítulos nos streamings.
Pela primeira vez, a moda entra no centro das discussões do Rio2C
O público também compareceu em peso ao primeiro encontro focado em moda no Rio2C. Batizado de Fashion System, o summit em parceria com a Iara celebrou a presença de grandes nomes internacionais do setor. Na abertura da programação destinada ao segmento, Paulo Corrêa, CEO da C&A – uma das patrocinadoras do Rio2C – discutiu o tema “O futuro do varejo de moda no Brasil num momento de constante transformação”, ao lado da jornalista Maria Prata e Anna Araripe, diretora de Marketplace do Mercado Livre.
Também foram destaques a senegalesa Adama Paris, criadora da semana de moda de Dakar, a francesa Christelle Cagi Nicolau e a inglesa Bella Freud, bisneta de Sigmund Freud e apresentadora do podcast Fashion Neurosis, em que recebe seus convidados em um divã e rendeu um sucesso absoluto com a mistura de psicanálise e moda.
Mediado pela psicanalista Maria Homem, o bate-papo falou sobre como a moda é atravessada por questões como identidade, inconsciente e criatividade. No Fashion Neurosis, já passaram figuras icônicas como Rick Owens, Cate Blanchett, Juergen Teller, Haider Ackermann e Julianne Moore, revelando como suas trajetórias foram moldadas pela estética e pelo contexto cultural. E na manhã de hoje o formato se inverteu e Bella Freud contou um pouco da construção de sua identidade e do formato único de seu projeto, além de falar sobre a sua marca de roupas.
O Fashion System recebeu ao todo nove encontros em que foram debatidas questões como o futuro das semanas de moda pelo mundo, investimentos públicos para o segmento, redes sociais, inteligência artificial e perspectivas para o futuro do mercado.
Especialistas dos mercados digital, audiovisual, marketing e games são outros destaques do dia de abertura do Rio2C 2025
A discussão sobre as tendências do mercado digital seguiram pelos encontros do Creator Economy by Play9, em que influenciadores, produtores, CEO e diretores da Play9 receberam convidados para falar de temas como novos horizontes para os criadores de conteúdo, métricas, dados e representatividade, além da polêmica ‘planilha dos influenciadores’, documento vazado que revelou bastidores de trabalhos e negociações com grandes nomes do mercado.
Outros criadores de conteúdo e celebridades também estiveram presentes no summit Meta Loves Music, como Angélica, Thiago Pantaleão e Rapha Vicente. A abertura do Rio2C contou ainda com um extenso painel no qual o diretor Raoni Carneiro entrevistou uma série de personalidades, como a cantora Iza, o arquiteto Isay Weinfeld e a empresária Kamilla Fialho. As entrevistas serão registradas em vídeo e transcritas para o livro como parte do projeto “Por onde anda sua cabeça?”.
Pelo segundo ano consecutivo, o Rio2C reforça a parceria com a Forbes Brasil com o summit Brands&Co, que reúne as principais lideranças de marketing e negócios, trazendo os aspectos comportamentais e humanos presentes na jornada dos consumidores e nas carreiras. Além disso, dá destaque aos nomes em ascensão do ecossistema de marketing e publicidade.
Entre os participantes estiveram nomes como Ana Couto (Agência Ana Couto), Paula Lindenberg (Diageo Brasil), Marcelo Zimet (L’Oréal Groupe), Tatiana Ponce (Natura Cosméticos), Milton Beck (LinkedIn), Bia Bottesi (Meta), Nathalia Garcia (Bradesco), Clayton Caetano (Itaú Unibanco), Cláudio Rawicz (Volkswagen) e Taciana Lopes (Mastercard). Os debates abordaram temas como rebranding, cultura organizacional, posicionamento de marca, transformação digital, liderança contemporânea e influência além do C-level, sempre com foco nas conexões humanas por trás das estratégias de mercado.
O summit FAST, promovido pela Samsung TV Plus, mergulhou nas transformações que vêm revolucionando o mercado audiovisual com os canais de streaming gratuitos sustentados por anúncios (Free Ad-Supported Streaming TV). A proposta do evento foi mostrar como o FAST já é realidade, abrindo novas possibilidades de monetização, atraindo grandes audiências e desafiando os modelos tradicionais de distribuição de conteúdo.
O encontro reuniu nomes como Maria Rua Aguete (Omdia), Aline Jabbour (Samsung TV Plus), Teresa Penna (CazéTV), Fabricio Proti (Paramount), Luis Camargo (Google), Fábio Lima (Sofa Digital), Daniel Spinelli (Samsung TV Plus), Carolina Vargas (Warner Bros. Discovery), Ricardo Takahashi (Paramount), Fernanda Petelinkar (Globo), Luis Paulo Simas (Clever Advertising) e Mariana Monteiro (Pluto TV) para discutir temas como tecnologia, métricas, segmentação, comportamento do espectador e o impacto das novas plataformas no ecossistema publicitário.
Com um mercado global estimado em mais de 187 bilhões de dólares em 2024, os games ganharam protagonismo no Summit Game+. Ao longo de seis painéis, o evento reuniu especialistas para discutir tendências, conexões com outros setores e novas oportunidades no universo dos jogos digitais.
Participaram nomes como Santos Masinha, João Sampaio (ADD), Lucas Lima e Leandro Valentim (Player1 Gaming Group), Rodrigo Terra (Abragems/ARVORE), Gustavo Steinberg, Rafael Gimenes (Kings League Brazil), Marília Marton, Rafael Picciani, Julia Garcia, Paulo Wanderley (COB), Carlos Eduardo Dias (CBSK), Anadege Freitas (Twitch) e a streamer Tília. Entre os temas abordados, destacam-se as novas economias em plataformas como Roblox e Fortnite, o papel do Brasil no cenário internacional, o impacto de políticas públicas, a convergência com o futebol e o futuro dos eSports e do streaming.
O evento conta com 21 palcos multidisciplinares: GlobalStage, StoryVillage, Brainspace, House of Brands; Biodom; New Frontier; Future.U; Soundbeats; Soundbeats II; Soundbeats III; Screening Room; Arts&Crafts; Writer’s Room, SportsOn, BITS, Creator Square, além dos palcos exclusivos de mercado (confira a descrição completa dos palcos ao fim do texto e mais informações sobre toda a estrutura do evento no site www.rio2c.com.br).
RIO2C EM NÚMEROS – 2025
- 6 dias de evento
- 1500+ convidados
- 21 palcos simultâneos
- 130 convidados internacionais de 39 países
- 16 consulados, embaixadas e instituições internacionais
- 66 marcas parceiras
- 74 instituições parceiras (audiovisual, música, moda, startups, editorial etc.)
- 15 instituições convidadas (ex: Music Rio Academy, Genesis PUC-RJ)
- 20 eventos paralelos
- 3 orquestras na programação
- 2 estudos inéditos
- 5.579 ingressos distribuídos gratuitamente para 63 instituições sociais
Rio2C
O Rio2C nasceu com o objetivo de promover encontros, construir pontes e gerar conexões que estimulem a troca de experiências, ideias e negócios, instigando a criatividade e a capacidade de inovar. Em apenas quatro edições, o evento se consolidou como o maior encontro de criatividade da América Latina. O evento reúne anualmente mais de 50 mil pessoas, com participação de mais de 1.600 palestrantes e 2.000 empresas. São seis dias de evento, com 21 palcos e uma certeza: a criatividade humana, que nos caracteriza e dá origem às artes, tecnologias e indústrias, segue sendo nosso principal patrimônio e aposta para o futuro.
Para mais informações, acesse: https://www.rio2c.com/
