Início » Primeiro dia do Universo Spanta teve Lulu Santos e homenagens aos profissionais de saúde e à cantora Marília Mendonça

Primeiro dia do Universo Spanta teve Lulu Santos e homenagens aos profissionais de saúde e à cantora Marília Mendonça

por Redação
Universo Spanta

Lulu Santos emocionou a plateia com agradecimento pelo trabalho realizado durante a pandemia

Emoção também esteve presente nas apresentações de Paula Lima, Ana Canãs e Bizay ao cantar o repertório de Marília

Noite de hoje tem Gilsons com Gilberto Gil, Duda Beat, Marina Sena

Nem a chuva que caiu no Rio de Janeiro na noite desta quinta- feira, 5 de janeiro, atrapalhou a festa na Marina da Glória, que deu início ao Festival Universo Spanta. O evento, que vai contar com 14 dias de shows nos fins de semana do mês de janeiro, reuniu cerca de 7 mil convidados, em sua maioria profissionais de saúde, que foram homenageados pela atuação durante a pandemia. O cantor Lulu Santos, principal atração do dia, fez vários agradecimentos à plateia ao longo de sua apresentação. “”Pela educação, pela cultura, pela saúde, pela democracia”, bradou o cantor durante a música ‘A Cura’. A noite ainda teve o samba tradicional, com a Velha Guarda da Portela.

Antes, em uma apresentação cheia de emoções, as cantoras Bizay, Ana Cañas e Paula Lima apresentaram um repertório com músicas da cantora Marília Mendonça. Entre os sucessos, o público pode relembrar dos versos de Todo Mundo Vai Sofrer, Esqueça-me Se For Capaz, Infiel e Bebi Liguei.

“Nunca cantei música sertaneja na vida, mas a Marília ultrapassa tudo isso. Eu acho que a gente tem que ressignificar os nossos ouvidos e corações. O que é bom tem que ser falado, tem que ser cantado. Eu topei essa empreitada. E foi um dos maiores desafios da minha vida até hoje dentro da música. “Cuidando de Longe” é uma música que tem muito a ver comigo, quem sabe até coloco em futuros shows” falou, emocionada, Paula Lima.

Para Ana Cañas, o show foi demais: “Eu amo a Marília. Eu já tinha cantado “Graveto”, quando ela se foi, numa homenagem de um programa de TV. Quando eu entendi que éramos ligadas por esse pensamento do feminismo. Eu chorei ensaiando a música “Troca de Calçada”.

Hoje tem mais Spanta…

Nesta sexta, 6 de janeiro, os portões do festival abrem para o público às 18h com uma programação que traz em seu primeiro dia nomes da nova cena musical. No Palco Guanabara, Marina Sena; os Gilsons com um convidado pra lá de especial: Gilberto Gil; e Duda Beat, com a participação de Flor Gil. No palco Corcovado, a banda mineira Lamparina, Chico Chico e a brass band Bloco 442. E, completando, no Palco Lapa, Yasmin Vilhena, Maracutaia Sonora, Glitterada, Minha Luz É De Led, Bruna Strait e nas carrapetas o DJ Marcelinho da Lua.

Amanhã, sábado, 7 de janeiro, a programação do Palco Guanabara traz grandes nomes do cenário nacional, como Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Ferrugem, Maiara e Maraisa. No Palco Corcovado, Luan Otten com a participação de Elana Dara e Mariana Nolasco, Vitão e os irmãos niteroienses da banda Melim que terão Ana Gabriela E OutroEu como convidados. E no Palco Lapa, Silvia Machete, os blocos Vem Cá Minha Flor e a Orquestra Voadora, mais a bateria da Escola de Samba São Clemente e a Roda do Spanta.

E encerrando o primeiro fim de semana, a programação do domingo, 8 de janeiro, presta uma homenagem ao carnaval de rua do Rio, reunindo blocos cariocas tradicionais e da nova geração. O grande anfitrião do Palco Guanabara será o Spanta Neném que recebe o Bloco do Sargento Pimenta em um grande baile tradicional com o Cordão da Bola Preta. No Palco Lapa, a turma do Multibloco, Mulheres de Chico e Toca Rauuul, esses dois últimos com repertório exaltando os mestres Chico Buarque e Raul Seixas, respectivamente. Para ampliar o clima carnavalesco, ainda tem as fanfarras Charanga Talismã, Sinfônica Ambulante e o Bloco Virtual.

Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, Associação dos Blocos de Rua do Rio, aceitou o convite do Universo Spanta para organizar essa programação, que promete virar tradição: “Vamos fazer uma grande celebração do carnaval de rua, depois de dois anos impedidos de desfilar. E quem for a Marina vai poder participar de cortejos que vão simular os desfiles na rua, levando público de um palco para o outro. No Carnaval, temos que escolher um bloco que sai no mesmo horário que outro em outro canto da cidade. No Universo Spanta, o público vai poder conhecer outras opções”, vibra Rita.

E nos demais fins de semana de Janeiro …

O segundo fim de semana começa na sexta-feira 13, mas a vibração será alta, misturando atitude e poesia com Emicida, Planet Hemp, BaianaSystem, Rael e Francisco, El Hombre. No sábado, 14, a alegria continua a mil com os shows de Thiaguinho, Luísa Sonza, Os Paralamas do Sucesso, Zé Neto e Cristiano, Lagum, Mangueira, Jongo da Serrinha, Fogo e Paixão e muito mais. No domingo, 15, grandes mestres da MPB sobem ao palco, entre eles Ney Matogrosso, Nando Reis, Paulinho da Viola, acompanhado dos filhos Bia e João Rabello, assim como Zizi Possi que estará ao lado de Luiza Possi.

Na penúltima semana o festival começa mais cedo. Na quinta, 19 de janeiro, véspera de feriado no Rio de Janeiro, a noite será do piseiro e do forró com duas potências da nova geração, os cearenses Mari Fernandez e Nattan, mais conhecido como ‘Nattanzinho’, que junto às atrações consagradas Limão Com Mel, Calcinha Preta e Xand Avião, vão promover uma grande festa da música nordestina.

Na sexta, 20, o rap e o trap tomam conta da programação com seu ritmo, versos e letras cheias de engajamento político, social e cultural, unindo a tradição de Mano Brown e Black Alien, com a nova geração com L7nonn, Djonga e Matuê. No sábado, 21, o line-up traz o retorno de Ludmilla ao festival. A cantora, que já participou de diversas edições desde o início do evento, se junta à dupla Jorge e Mateus, Alok, Menos é Mais, Mumuzinho, Céu na Terra, Beija-Flor e muitos outros. E, no domingo, 22, a energia baiana desembarca no Rio com o axé de Durval Lelys, Saulo, Xanddy Harmonia e muito mais em um dia que não vai deixar ninguém parado.

O último fim de semana promete ser inesquecível. Na sexta, 27 de janeiro, o festival abre espaço para o pop potente de Pabllo Vittar, Gloria Groove, Pocah, Majur, o carnaval de Bloconcé e Sereias da Guanabara, entre outros, numa grande festa colorida. No sábado, 28, tem mais música plural com os shows do furacão Iza, o arrebatador Jão, além de Xamã, Fábio Jr, Claudia Leitte, Alcione, Dilsinho, Salgueiro, Agytoê, e muito mais. E, no domingo, 29 de janeiro, encerrando a edição 2023 do Universo Spanta, Xande De Pilares, Pixote, Belo, Fundo De Quintal e diversas rodas de samba importantes do Rio vão promover uma grande festa do samba no esquenta para o carnaval carioca.

Serviço

Universo Spanta

Local: Marina da Glória — Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro

Classificação etária: 16 anos*

entrada de menores de 16 anos será permitida desde que estejam acompanhados do(s) responsável(is) legal(is) (ascendentes ou colaterais até o 4º grau), que deverão preencher e entregar o termo de responsabilidade do acompanhante no ponto de informação no evento e permanecer no local do festival enquanto o menor estiver presente.

Abertura dos portões: Quinta-feira (19/1) – 18 horas / Sextas-feiras – 18 horas e Sábados e domingos – 16 horas

Estacionamento: O estacionamento da Marina da Glória estará liberado. Sujeito à lotação.

Ingressos e valores: Aqui

Ingresso individual – Ingresso equivalente à pista, permite o livre acesso às áreas comuns do festival. Disponível nas opções inteira, meia-entrada e meia solidária.

Passaporte – Com o passaporte, você tem a possibilidade de comprar ingressos para todas as sextas-feiras (4 datas) ou para todos os sábados (4 datas) com um preço promocional. Não há passaporte para os domingos. Disponível nas opções inteira, meia-entrada e meia solidária.

Promenade Spanta – Espaço exclusivo pertinho do Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios, além de conforto pra viver uma experiência única no Universo Spanta. O acesso às áreas comuns do festival é livre. Disponível nas opções inteira, meia-entrada e meia solidária.

Passaporte Promenade Spanta – Com o passaporte Promenade Spanta, você tem a possibilidade de comprar ingressos para todas as sextas-feiras (4 datas) ou para todos os sábados (4 datas) com um preço promocional. Não há passaporte para os domingos. Disponível nas opções inteira, meia-entrada e meia solidária.

Importante: Quando completar a compra no site da Sympla, o cliente terá a opção de receber um ingresso virtual. O ingresso poderá ser apresentado através do celular para que o QR Code seja validado na entrada.

ATENÇÃO: O festival pede para não compartilhar o ingresso virtual de outra pessoa. Isso pode invalidar a entrada no festival. O Universo Spanta não se responsabiliza por ingressos comprados fora dos canais oficiais de venda

O QUE PODE:

Documentos pessoais, óculos escuros, capa de chuva, protetor solar, protetor labial, chapéu ou boné, canga, mochila ou bolsa, carregador portátil e cabo para carregar celular. Remédios com laudo/prescrição médica, maquiagem e câmera polaroid, copo eco (vazio).

O QUE NÃO PODE:

Considerando a segurança do público, não serão admitidos objetos que possam ser considerados perigosos, tais como:

Garrafas de qualquer tamanho ou material, latas, qualquer tipo de bebida, embalagens duras (de vidro, plástico ou metal), utensílios de armazenagem, isopor ou cooler, embalagens rígidas com tampa. Copo térmico ou similares

Capacetes, guarda-chuva, cadeiras de praia ou bancos, armas de fogo e armas brancas de qualquer natureza, objetos pontiagudos (como garfos, canivetes), cortantes (como facas, tesouras, navalhas) e/ou perfurantes, correntes e cinturões, fogos de artifício, objetos de vidro.

Câmeras fotográficas ou filmadoras profissionais ou com lente destacável, cartazes feitos com papelão grosso e/ou fixados a madeiras, canudos rígidos, qualquer tipo de veículo motorizado ou não (como bicicletas, skates e patins), drogas ilícitas, animais (exceto cães de assistência, identificados e acompanhados de pessoa com deficiência); bastão para tirar selfies, drones ou similares,substâncias inflamáveis ou explosivos spray, corrosivas e ou tóxicas; Cartazes, faixas ou peças de roupa com qualquer mensagem de cunho preconceituoso ou violento.

Revistas, jornais e livros

OBS: O portador do ingresso será submetido a inspeções e revistas corporais. Os objetos não autorizados serão descartados.

O UNIVERSO SPANTA 2023 terá lockers disponíveis para o público, mediante pagamento por aplicativo.

Gastronomia:

Bares: Adega da velha, Angu do gomes, Brewteco, Liga dos botecos, Velho adonis, Kalango

Foodtrucks: Amazon açaí, Brasa forte, Colmeia doces (baleiro), Coltivi, Cone mio, Crepes Bon profit, Du cara pão de alho, Empório árabe, Espírito de porco, Friitas, Geneal, Japalito, Las empanadas, Prime Gastronomia, Rock Burguer, Sem culpa brigaderia gourmet, Vulcano food truck

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

1º fim de semana

Dia 6 de janeiro – sexta-feira

Palco Guanabara: a partir das 22h Marina Sena, Gilsons part. Gilberto Gil , Duda Beat part. Flor Gil

Palco Corcovado: a partir das 21h Lamparina, Chico Chico, Bloco 442

Palco Lapa: a partir das 18h SolSete, Delícias tropicais, Marcelinho Da Lua, Yasmin Vilhena, Maracutaia Sonora Glitterada, Minha Luz É De Led, BRUNA STRAIT

Dia 7 de janeiro – sábado

Palco Guanabara: a partir das 18h20 Ferrugem, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo, Maiara e Maraisa

Palco Corcovado: a partir das 20h Luan Otten Part. Elana Dara e Mariana Nolasco, Vitão, Melim Part. Ana Gabriela e Outroeu , Eu Amo Baile Funk .

Palco Lapa: a partir das 18h Vem Cá Minha Flor, Silvia Machete, Orquestra Voadora, São Clemente, Roda Do Spanta

Dia 8 de janeiro – domingo

Palco Guanabara: a partir das 17h Spanta Neném, Bloco do Sargento Pimenta, Cordão da Bola Preta

Palco Lapa: a partir das 18h Multibloco, Mulheres de Chico, Toca Rauuul

Cortejo: Bloco Virtual, Sinfônica Ambulante, Charanga Talismã.

2º fim de semana

Dia 13 de janeiro – sexta-feira

Palco Guanabara: a partir das 22h Baianasystem, Emicida e Planet Hemp

Palco Corcovado: a partir das 21h Renegado part Jall., Francisco, El Hombre, Rael

Palco Lapa: a partir das 18h SolSete, Delícias tropicais, Feijão, Rapha Lima, Tamy, Saddam, Bahruth

Dia 14 de janeiro – sábado

Palco Guanabara: a partir das 18h20 Luísa Sonza, Paralamas, Thiaguinho, Zé Neto e Cristiano

Palco Corcovado: a partir das 19h40 Luedji Luna, Lagum, Papatinho

Palco Lapa: a partir das 19h Moacyr Luz E Samba Do Trabalhador, Jongo Da Serrinha, Fogo E Paixão, Mangueira, Roda Do Spanta

Dia 15 de janeiro – domingo

Palco Guanabara: a partir das 18h15 Paulinho da Viola + part. Bia e João Rabello, Ney Matogrosso, Nando Reis

Palco Corcovado: a partir das 17h Zizi Possi e Luiza Possi , Hamilton de Holanda & Maxixe Samba Groove Part. Elba Ramalho e João Bosco, Geraldo Azevedo e Chico César

3º fim de semana

Dia 19 de janeiro – quinta-feira

Palco Guanabara: a partir das 22h Nattan, Xand Avião, Mari Fernandez

Palco Corcovado: a partir das 23h15 Limão Com Mel, Calcinha Preta

Dia 20 de janeiro – sexta-feira

Palco Guanabara: a partir das 20h L7nnon, Djonga, Mano Brown, Matuê

Palco Corcovado: a partir das 19h Cynthia Luz, Black Alien, Tasha & Tracie

Palco Lapa: a partir das 18h Delícias Tropicais, Tamenpi, Bruno X, Luísa Viscardi, Nepal, Heavy Baile & Mc Tchelinho, Cix

Dia 21 de janeiro – sábado

Palco Guanabara: a partir das 18h20 Mumuzinho, Jorge E Mateus, Alok, Ludmilla, Menos É Mais

Palco Corcovado: a partir das 19h40 Rivkah Part. Zeeba e Roberta Campos, Carol Biazin, Delacruz, Dj Marlboro

Palco Lapa: a partir das 19h Dendê, Grupo Arruda, Céu Na Terra, Beija-Flor, Roda Do Spanta

Dia 22 de janeiro – domingo

Palco Guanabara: a partir das 18h Xanddy Harmonia, Durval Lelys, Saulo

Palco Corcovado: Dendê com Emanuelle Araújo, Márcia Freire e Reinaldinho (19h00), ÀTTØØXXÁ (22h00)

4º fim de semana

Dia 27 de janeiro – sexta-feira

Palco Guanabara: a partir das 22h Pocah, Gloria Groove e Pabllo Vittar

Palco Corcovado: a partir das 21h Bloconcé, Majur, V De Viadão

Palco Lapa: a partir das 18h SolSete, Delícias Tropicais, New Kids On The Bloco, Yasmin Vilhena, Sereias Da Guanabara, Batekoo

Dia 28 de janeiro – sábado

Palco Guanabara: a partir das 18h20 Jão, Dilsinho, Iza, Claudia Leitte e Fábio Jr

Palco Corcovado: a partir das 19h40 Céu, Alcione, Daparte part Samuel Rosa, Xamã, FP do Trem Bala

Palco Lapa: a partir das 19h Nem do Samba e Família Tia Doca, Agytoê, Vou Zuar, Salgueiro, Roda Do Spanta

Dia 29 de janeiro – domingo

Palco Guanabara: a partir das 18h Fundo De Quintal Part. Arlindinho e Leci Brandão, Xande De Pilares part. Mosquito, Pixote, Belo part. Ludmillah Anjos.

Palco Lapa: a partir das 17h Moça Prosa part. Nilze Carvalho, Awurê, Pede Teresa part. Nego Álvaro, SIBC (Samba Independente dos Bons Costumes) part. Moyseis Marques e Cortejo Traz a Caçamba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via