O município de Cachoeiras de Macacu é um dos destaques da série de TV ‘Solo’ do Discovery Channel. A produção mostra os refúgios naturais da cidade e o trabalho de conservação ambiental que o Projeto Guapiaçu, realizado pelo Ação Socioambiental – ASA com a parceria da Petrobras, desenvolve na região.
Composta por três episódios, a série acompanha a imersão de fotógrafos em projetos socioambientais nos estados do Amazonas, Piauí, Ceará e Rio de Janeiro. A Petrobras é patrocinadora dos projetos mostrados na produção, em prol da preservação do ecossistema, da melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e do fortalecimento da economia regional.
Em Cachoeiras de Macacu, a fotógrafa Salem desbrava as maravilhas naturais do local. Nascida e criada na Rocinha, ela aceitou o convite para explorar um “Rio de Janeiro diferente: silencioso e rodeado por água doce”, conforme descrição do episódio no Youtube.
”Participar dessa iniciativa foi muito importante para o Projeto Guapiaçu, não apenas por estarmos numa série como a SOLO (Discovery Channel), mas por termos oportunidade de trocar experiências com outros profissionais como a Salem. Nosso planeta precisa da ajuda de todos no combate às mudanças climáticas e no cuidado com o ambiente onde vivemos”, destaca a coordenadora executiva do Projeto Guapiaçu, Gabriela Viana.
O Projeto Guapiaçu promoverá uma exibição exclusiva do documentário ‘Solos’ para convidados, no Espaço Cawell, em 19/01. Nesse dia, também será apresentado um vídeo realizado pelas monitoras ambientais do projeto, além de uma exposição fotográfica. O objetivo da atividade é celebrar essa grande visibilidade para a região e o reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Guapiaçu em prol do meio ambiente.
O episódio pode ser conferido no link: Solo | Episódio 02: Cuidado
Sobre o Projeto Guapiaçu
O projeto Guapiaçu, realizado pelo Ação Socioambiental – ASA, com o apoio da Petrobras, tem como objetivo contribuir para a melhoria socioambiental da região da Baía de Guanabara e entorno, por meio de ações que integrem ambientes e comunidades locais, potencializando ações de restauração, educação ambiental, monitoramento de biodiversidade e reintrodução de fauna nativa.
A área de abrangência do projeto insere os municípios de Cachoeiras de Macacu, Magé, Itaboraí e Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que passa por grandes mudanças na última década. Esta região hidrográfica é responsável pelo abastecimento de água de quase três milhões de pessoas na porção Leste da Baía de Guanabara. Segundo dados históricos, a sub-bacia Guapi-Macacu destaca-se por sua disponibilidade hídrica para outras regiões em quantidade e qualidade.