Produção do Discovery Channel destaca belezas naturais de Cachoeiras de Macacu

Série acompanha a imersão de fotógrafos em projetos socioambientais nos estados do Amazonas, Piauí, Ceará e Rio de Janeiro

por Redação

O município de Cachoeiras de Macacu é um dos destaques da série de TV ‘Solo’ do Discovery Channel. A produção mostra os refúgios naturais da cidade e o trabalho de conservação ambiental que o Projeto Guapiaçu, realizado pelo Ação Socioambiental – ASA com a parceria da Petrobras, desenvolve na região.

Composta por três episódios, a série acompanha a imersão de fotógrafos em projetos socioambientais nos estados do Amazonas, Piauí, Ceará e Rio de Janeiro. A Petrobras é patrocinadora dos projetos mostrados na produção, em prol da preservação do ecossistema, da melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e do fortalecimento da economia regional.

Em Cachoeiras de Macacu, a fotógrafa Salem desbrava as maravilhas naturais do local. Nascida e criada na Rocinha, ela aceitou o convite para explorar um “Rio de Janeiro diferente: silencioso e rodeado por água doce”, conforme descrição do episódio no Youtube.

”Participar dessa iniciativa foi muito importante para o Projeto Guapiaçu, não apenas por estarmos numa série como a SOLO (Discovery Channel), mas por termos oportunidade de trocar experiências com outros profissionais como a Salem. Nosso planeta precisa da ajuda de todos no combate às mudanças climáticas e no cuidado com o ambiente onde vivemos”, destaca a coordenadora executiva do Projeto Guapiaçu, Gabriela Viana.

O Projeto Guapiaçu promoverá uma exibição exclusiva do documentário ‘Solos’ para convidados, no Espaço Cawell, em 19/01. Nesse dia, também será apresentado um vídeo realizado pelas monitoras ambientais do projeto, além de uma exposição fotográfica. O objetivo da atividade é celebrar essa grande visibilidade para a região e o reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Guapiaçu em prol do meio ambiente.

O episódio pode ser conferido no link: Solo | Episódio 02: Cuidado

Sobre o Projeto Guapiaçu

O projeto Guapiaçu, realizado pelo Ação Socioambiental – ASA, com o apoio da Petrobras, tem como objetivo contribuir para a melhoria socioambiental da região da Baía de Guanabara e entorno, por meio de ações que integrem ambientes e comunidades locais, potencializando ações de restauração, educação ambiental, monitoramento de biodiversidade e reintrodução de fauna nativa.

A área de abrangência do projeto insere os municípios de Cachoeiras de Macacu, Magé, Itaboraí e Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que passa por grandes mudanças na última década. Esta região hidrográfica é responsável pelo abastecimento de água de quase três milhões de pessoas na porção Leste da Baía de Guanabara. Segundo dados históricos, a sub-bacia Guapi-Macacu destaca-se por sua disponibilidade hídrica para outras regiões em quantidade e qualidade.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via