No Ironman, prova que desafia os limites físicos e mentais dos atletas, é preciso nadar 3,8 km, pedalar 180km e correr 42,2 km. Apenas a etapa final da prova é uma maratona inteira. Agora, imagina realizar este percurso na Antártida, com temperaturas abaixo de zero. Foi exatamente isso que o dinamarques Anders Hofman, de 33 anos, fez! Em 2017, criou o Projeto Iceman para mostrar que as limitações são apenas percepções do que podemos alcançar, e em 2020 fez história e completou o Iceman em 72 horas, 54 minutos e 9 segundos, após enfrentar condições brutais e uma tempestade de neve de 150 km/h que manteve o atleta e sua equipe isolados em suas tendas por 27 horas com 20 quilômetros restantes na corrida. Todo o processo pode ser visto no documentário “Project Iceman”, dirigido por Ammar Kandil, que terá uma exibição única no Rio de Janeiro, no dia 27 de novembro, no Village Mall. Confira o trailer.
Em seus preparativos, ele foi para alguns dos lugares mais remotos e frios da Terra como Groenlândia, Islândia e Svalbard, onde completou um 1/2 Iceman e foi o primeiro atleta a concluir o triatlo mais ao norte. Em fevereiro de 2020, Anders e sua equipe de 9 apoiadores partiram de Ushuaia, Argentina, em uma expedição de 33 dias para a Antártida. No dia 25 de fevereiro de 2020, cumpriu o circuito, onde nadou em água gelada, pedalou em uma fatbike na neve lamacenta e correu uma maratona em uma tempestade de neve na superfície glacial da Antártida.
“Acredito que o filme tem uma mensagem que irá ressoar bem entre os brasileiros, pois trata-se mais do que apenas um desafio físico extremo – é sobre ter coragem para seguir o coração, enfrentar adversidades e buscar os maiores sonhos. Esta é também a razão pela qual estou agora no Brasil”, conta Anders.
Project Iceman é uma produção independente, em parceria com Yes Theory, e lançado mundialmente, por 3 continentes, 9 países e 12 premieres, e lançado em cinemas nos Estados Unidos, Dinamarca e Noruega. Anders Hofman e Yes Theory recusaram corajosamente uma oferta de transmissão de $1,25 milhão para produzir e lançar o documentário com total liberdade criativa. Isso foi possível graças à comunidade de Anders e Yes Theory, que arrecadaram cerca de U$ 900.000 de mais de 50 mil apoiadores, inicialmente através de arrecadação de fundos com NFTs e posteriormente com ingressos para a turnê de estreia.
O filme traz na bagagem os prêmios de Melhor documentário no Rome Independent Film Awards; Melhor Documentário no Los Angeles Film Awards e Melhor Documentário e Prêmio Especial do Júri no Riviera International Film Festival, onde também abriu o festival em maio. Project Iceman está atualmente disponível para compra em www.theicemanfilm.com e será lançado em streaming em 20 de dezembro de 2023.
Project 30
Movido a desafios, Anders agora mira no mundo do futebol. Reiniciou sua carreira de jogador com o objetivo de representar a Dinamarca na Copa do Mundo de 2026. E o atleta veio ao Brasil, país do futebol, para jogar profissionalmente e ter o melhor preparo possível. “Acabei de completar 33 anos. A maioria das pessoas provavelmente dirá que é tarde demais… mas é por isso que a mensagem ainda é a mesma: limitações são percepções. A jornada e a contagem regressiva já começaram”, conta Anders, que está conversando com investidores para produzir este documentário. Seu retorno ao esporte aos 30 anos é uma forte mensagem de que nunca é tarde demais para perseguir seus maiores sonhos.