Dia 29 de janeiro é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Trans e o projeto A Arte Gerando Renda oferece 10% das vagas em suas oficinas para o público trans. Os cursos de Maquiagem Social, Maquiagem Artística, Decoração de Unhas, Artesanato, Turbantes e Tranças Afro e Fantasias e Adereços estão sendo oferecidos no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro.
Cada oficina tem a duração de 10 semanas de aulas práticas e todo o material e uniforme são oferecidos gratuitamente.
“Sempre tivemos uma grande procura pelo público trans. O mercado das artes, da estética e do carnaval abraça elas de forma muito mais natural e isso faz com que nossas alunas fiquem muito mais à vontade e consigam desenvolver toda a sua potencialidade. A demanda de explicitar que somos inclusivos para pessoas trans surgiu de três alunas da Rocinha, em 2018: Mia, Bruna e Fernanda Xuxa. Elas se sentiram tão bem acolhidas que começaram a chamar mais amigas e foi quando vimos que era importante explicitar que nossas atividades recebem a todos de braços abertos”, afirma Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo, gestora do projeto.
O Projeto A Arte Gerando Renda é patrocinado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, ICTSIRIO e Kasznar Leonardos.
SUCESSO DURANTE A PANDEMIA
Entre 2020 e 2021, durante os meses de isolamento social e impossibilidade de realização de oficinas presenciais, por causa da pandemia, o projeto A Arte Gerando Renda foi realizado de forma remota, através de videoaulas e capacitou mais de 3.000 pessoas, sendo 97% mulheres, de diversas partes do Brasil.
SERVIÇO
O projeto A Arte Gerando Renda destina 10% vagas exclusivas para pessoas trans. As vagas para oficinas presenciais de Maquiagem Social, Maquiagem Artística, Decoração de Unhas, Artesanato, Turbantes e Tranças Afro e Fantasias e Adereços. Para se inscrever é necessário ter mais de 15 anos e ter tomado as duas doses de da vacina contra a COVID-19, ou em dose única.
Caju – Rua General Sampaio, 74 fundos. Na Associação A Arte Salva Vidas.
Conheça mais sobre a ONG em: www.favelamundo.org.br ou (021) 2236-4129.