Projeto Cria abre inscrições para Oficinas Artísticas gratuitas para crianças e adolescentes em sua sede no Caju

“Na Oficina Criativa, procuramos criar um ambiente que estimule a criatividade das crianças e as encoraje a se expressar livremente, favorecendo sua autonomia e autoconfiança. Com o uso de brinquedos não estruturados, as crianças têm a oportunidade de exercitar sua imaginação e inteligência de forma livre e criativa, o que favorece o desenvolvimento de suas habilidades pessoais e sociais. Esses recursos são excelentes para incentivar as crianças a pensar “fora da caixa” e a explorar todos os seus recursos internos, ampliando suas percepções do mundo e de si mesmas de forma autônoma e consciente”, explica Laura Campos Braz, fundadora do Projeto Cria.

Projeto Cria completa cinco anos com a consolidação de método de ensino

As comemorações dos cinco anos do Projeto Cria, iniciativa que oferece aulas gratuitas de teatro para crianças e jovens da comunidade do Complexo do Caju, chegam com sabor de realização. Com conquistas significativas em sua trajetória – uma sede própria, reconhecimentos, parceiros, patrocínios, apoiadores, o Cria tem como grande marco a consolidação de sua metodologia de ensino e a expansão do trabalho para a Zona Oeste e Zona Norte da cidade.

“O Método Cria é uma metodologia de ensino que une o teatro com elementos inspirados na Pedagogia Waldorf. Nós não trabalhamos os nossos conteúdos a cada 50 minutos de aula. Optamos por trabalhar estes conteúdos em épocas de ensino, de diversas formas. O objetivo é este material fazer sentido para o aluno e, assim, despertar o seu interesse pelo conhecimento e aprendizagem. A nossa metodologia é estruturada para ser aplicada em qualquer espaço da nossa cidade, do nosso país e fora do Brasil também”, conta Laura.

Desde que iniciaram esta metodologia de trabalho, ela foi aplicada somente na comunidade do Caju. Este ano, surgiu a oportunidade de impactar mais jovens e adolescentes além dos limites da Zona Portuária. “O nosso desejo sempre foi ter uma metodologia sólida e estruturada, pra gente levar este trabalho para outros territórios e aumentar o nosso impacto.  Agora, em 2023, com o projeto comemorando cinco anos, nós fomos contemplados com o Foca, Programa de Fomento da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, com a Secretaria Municipal de Cultura, e teremos a oportunidade de levar a Oficina de Teatro Improvisacional para a Arena Fernando Torres, em Madureira.

Conhecido por mudar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que não possuem bom desempenho escolar, o Cria teve esta iniciativa através de uma experiência pessoal de sua fundadora. Ela também foi uma aluna com muita dificuldade de aprendizagem, o que a tornava muitas vezes, desinteressada. O teatro mudou a sua postura diante dos estudos, dando autonomia para entender a sua própria maneira de estudar.

“Em sala de aula, eu sempre tento trazer um pouco das minhas experiências. Eu sempre fui uma aluna com muita dificuldade de aprendizagem e isso gerava um desinteresse. Sempre que eu abordo este assunto, eu vejo que tem um impacto positivo com as crianças. Elas se sentem representadas. Quando você abre isso numa roda de conversa, em um diálogo aberto, você percebe que você possibilita troca e abertura para o aluno falar sobre isso. E a fala gera reflexão. É interessante eles verem que a aluna que tinha dificuldades na escola virou uma aluna aplicada no teatro”, finaliza.

Se você procura uma forma diferente de ensinar, que estimula a criatividade, a autoconfiança e o desenvolvimento pessoal e social dos seus alunos, venha conhecer o Método Cria. Com uma metodologia estruturada para ser aplicada em qualquer espaço, o Método Cria pode ir até você e transformar a educação na sua escola ou instituição. Entre em contato e saiba mais sobre essa revolução na educação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui