Projeto EDUC

Projeto EDUC promove Bazar Verde em comemoração ao Dia da Árvore

Público poderá “comprar” itens por meio da moeda verde EduCoin, que será adquirida mediante a troca por materiais recicláveis

por Redação

As árvores desempenham funções primordiais para a manutenção da vida e do bem-estar no planeta. Com o intuito de sensibilizar a população para a defesa de nossas florestas, é comemorado em 21 de setembro o Dia da Árvore. Em Duque de Caxias, para celebrar a data, o Projeto EDUC Fase II — desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental — realizará uma edição especial do ‘Bazar Verde – Informar para Prevenir’. A atividade ocorrerá no dia 20/09, das 10h às 15h, no Colégio Estadual Alexander Graham Bell, em Jardim Primavera.

Durante o evento, o público poderá adquirir itens como roupas, calçados e brinquedos usados. Para “comprar” esses produtos, basta levar a partir de cinco unidades de materiais recicláveis, como papelão e plásticos — embalagens de shampoo, detergente, garrafa pet, copo de guaraná, entre outros — para trocar por cédulas da moeda verde EDUCoin na “casa de câmbio” instalada no Bazar. Cinco unidades de resíduos equivalem a 0,5 EDUCoin e dez a 1,0 EDUCoin.

Com a utilização da Moeda Verde, o Projeto EDUC pretende apresentar, na prática, conceitos como economia circular, redução de resíduos, reaproveitamento de materiais, conservação de recursos hídricos, comércio justo, entre outros valores que podem tornar o mundo um lugar melhor.

O Dia da Árvore é uma importante data para lembrarmos da importância de defender nossas florestas. Além de contribuírem para a absorção de gás carbônico, elas protegem corpos d’água, são abrigos para animais, equilibram o clima, entre outros inúmeros benefícios que proporcionam ao planeta. O Bazar Verde tem como objetivo mostrar que todos nós podemos colaborar com a conservação do meio ambiente, seja revendo hábitos, fazendo escolhas mais conscientes ou exigindo políticas públicas em prol da natureza”, destaca a articuladora socioambiental do Projeto EDUC Fase II, Rosilene Baranda.

Os adolescentes do Ecoclube UNIJADC e jovens do Coletivo de Agentes Ambientais Comunitários, do Projeto EDUC Fase II, estarão presentes para contabilizar e gerenciar o material reciclável arrecadado no Bazar Verde.

A população contará também com diversas atividades lúdicas e interativas de educação ambiental, como jogos, brincadeiras, exposição de animais marinhos in vitro e distribuição de brindes.

O projeto EDUC Fase II desperta nos moradores a consciência de preservação, a cidadania e o trabalho em grupo. As pessoas passam a entender que precisam cuidar do seu meio, preservar e que o futuro depende do equilíbrio. Mudar hábitos, transformar e o exemplo arrasta”, define o coordenador geral do Projeto, Flávio Rabelo.

Coleta seletiva

O Colégio Estadual Alexander Graham Bell, onde ocorrerá o Bazar Verde, também abriga o Ecoponto do Projeto EDUC Fase II. Lá estão instalados os contentores para onde são levados os resíduos coletados pelo coletivo de Agentes Ambientais Comunitários. A coleta é realizada periodicamente pelos jovens, em bicicletas adaptadas, nas residências cadastradas nas localidades de atuação do Projeto.

Ao chegar ao Ecoponto, o material é recebido e contabilizado pelos Agentes, que doam os resíduos para a Cooperativa Rede Recicla Verde, parceira do Projeto EDUC Fase II.

Além de sensibilizar a população sobre a importância do correto descarte dos resíduos sólidos, o Projeto EDUC Fase II objetiva com esta e outras ações fomentar o protagonismo juvenil, estimulando os jovens a serem agentes de transformações de suas realidades.

Serviço:

Evento Bazar Verde – Informar para Prevenir
Data: 20/09/2023
Horário: 10h às 15h
Local: Colégio Estadual Alexander Graham Bell – Jardim Primavera – Duque de Caxias – RJ
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Projeto EDUC Fase II

Projeto EDUC Fase II conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e visa promover o protagonismo comunitário para a proposição de soluções aos problemas socioambientais identificados, sensibilizando adolescentes, jovens, lideranças, educadores e moradores.

Nesta segunda fase, novas comunidades caxienses estão sendo atendidas. Além de Campos Elíseos, Saraiva, Parque Bom Retiro e Parque Marilândia, incluídas na primeira fase (2018-2020), o Projeto passou a atuar nos bairros de Saracuruna, Xerém, Jardim Primavera e Parque Império. Assim como ocorreu na fase I, foi produzido também um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, para que possam ser trabalhadas de forma participativa.

Também estão ocorrendo ações integradas, como as oficinas para lideranças comunitárias, visando preparar os participantes para o enfrentamento de problemas cotidianos – como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos. Todas as ações podem ser acompanhadas nas redes sociais do Projeto: facebook.com/projetoeducoficial e instagram.com/projetoeducoficial

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via