Caixa da História Indpendência - Cenário O Grito

Site conta a História do Brasil do ponto de vista de seu povo

Projeto ‘Histórias de Pindorama’ lança a primeira Caixa da História Virtual sobre a Independência do Brasil para crianças

por Redação

A partir desse mês, a História do Brasil será contada de maneira diferente, com os materiais educativos produzidos no âmbito do Projeto Histórias de Pindorama. A ideia é trazer uma reflexão sobre a história do nosso país por meio de linguagem acessível, com foco nas crianças e adolescentes, através da brincadeira e da contação de histórias. Esses materiais já estão disponíveis, de forma gratuita e de livre acesso no site do projeto: https://historiasdepindorama.com.br/

Desenvolvido pela historiadora e educadora Claudia Hlebetz e equipe, o projeto apresenta as “Caixas da história” com cenários para imprimir, recortar, montar e brincar. A primeira caixa da coleção é a ‘Caixa da História: Independência do Brasil: a criação de uma nação’, que já está disponível para download gratuito no site do projeto. Lá o visitante também encontrará: livro digital de referência, livro digital infantojuvenil, artigos no blog, minidocumentário e vídeo-livro no canal do projeto no YouTube e o primeiro episódio do podcast “Histórias de Pindorama” no Spotify. Em breve, serão produzidas rodas de conversa com convidados que irão ampliar as questões e reflexões sobre o tema em pauta.

A primeira caixa da coleção “Histórias de Pindorama”, com o tema da “Independência do Brasil”, contou com os recursos do Edital Retomada Cultural RJ 2 e o apoio institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

“Nosso trabalho de pesquisa tem como fios condutores – que alinhavam toda a estrutura do projeto e os materiais aí produzidos –, os conceitos de oralidade, ancestralidade, narratividade e territórios das infâncias. Apresentamos toda essa reflexão no livro digital “Histórias de Pindorama: histórias, memórias e infâncias”, que escrevi em parceria com Nicolli Ribeiro, socióloga e pesquisadora”, explicou Claudia.

Segundo a educadora, o objetivo do projeto como um todo e do site, especificamente, é criar um espaço de troca, compartilhamento de ideias e materiais que falam da história do povo brasileiro e o seu patrimônio narrativo e cultural que é feito, também, de nossas histórias de vida.

Caixas da História

A “Caixa da História Virtual: Independência do Brasil: a criação de uma nação” conta um pouco desse que é um marco da nossa história e que, no ano passado, completou 200 anos. É a primeira caixa da história que integra a coleção “Histórias de Pindorama” que ora se inicia.

O trabalho de produção da “Caixa da história” englobou pesquisa histórica e iconográfica, leituras, estudo e reflexão sobre o tema da Independência que serviram como referência para a produção das ilustrações e dos textos explicativos que compõem esse material educativo feito para brincar.

A idealizadora do projeto afirma: “Para nós, é importante ter como perspectiva a ideia de que a Independência marca um momento da História do Brasil que se inicia, na verdade, muitos anos antes, quando o território habitado pelos povos originários deixou de ser Pindorama e se tornou Brasil, pelas mãos dos colonizadores que não “descobriram” essa terra, mas a invadiram”.

A Caixa da História traz três cenários – “Pindorama”, “Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro” e “Independência ou Morte!” – e mais 8 pranchas com personagens para imprimir, recortar, montar e brincar. Apresenta, também, textos explicativos sobre esse momento da História do Brasil e orientações para a montagem desse material.

A Caixa da História integra um conjunto de materiais educativos que tem como tema a Independência do Brasil: minidocumentário, livro infantojuvenil e, em breve, livro de referência e vídeo-livro.

A educadora sinaliza que já está em fase de estudo de mais dois temas que integrarão a coleção “Histórias de Pindorama”: “O Povo Brasileiro” e “A Revolta dos Malês” e espera que, a médio prazo, consiga viabilizar sua produção para que, assim, todos possam conhecer a história do país, através da brincadeira e da contação de histórias, aprofundando e refletindo sobre nossa identidade, memória e o legado compartilhado pelos povos sementes dos quais somos herdeiros.

O projeto também vai disponibilizar em breve as inscrições, o calendário e os temas dos cursos presenciais e digitais sobre a História do Brasil.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via