Site conta a História do Brasil do ponto de vista de seu povo

Caixa da História Indpendência - Cenário O Grito
Caixa da História Indpendência - Cenário O Grito

A partir desse mês, a História do Brasil será contada de maneira diferente, com os materiais educativos produzidos no âmbito do Projeto Histórias de Pindorama. A ideia é trazer uma reflexão sobre a história do nosso país por meio de linguagem acessível, com foco nas crianças e adolescentes, através da brincadeira e da contação de histórias. Esses materiais já estão disponíveis, de forma gratuita e de livre acesso no site do projeto: https://historiasdepindorama.com.br/

Desenvolvido pela historiadora e educadora Claudia Hlebetz e equipe, o projeto apresenta as “Caixas da história” com cenários para imprimir, recortar, montar e brincar. A primeira caixa da coleção é a ‘Caixa da História: Independência do Brasil: a criação de uma nação’, que já está disponível para download gratuito no site do projeto. Lá o visitante também encontrará: livro digital de referência, livro digital infantojuvenil, artigos no blog, minidocumentário e vídeo-livro no canal do projeto no YouTube e o primeiro episódio do podcast “Histórias de Pindorama” no Spotify. Em breve, serão produzidas rodas de conversa com convidados que irão ampliar as questões e reflexões sobre o tema em pauta.

A primeira caixa da coleção “Histórias de Pindorama”, com o tema da “Independência do Brasil”, contou com os recursos do Edital Retomada Cultural RJ 2 e o apoio institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

“Nosso trabalho de pesquisa tem como fios condutores – que alinhavam toda a estrutura do projeto e os materiais aí produzidos –, os conceitos de oralidade, ancestralidade, narratividade e territórios das infâncias. Apresentamos toda essa reflexão no livro digital “Histórias de Pindorama: histórias, memórias e infâncias”, que escrevi em parceria com Nicolli Ribeiro, socióloga e pesquisadora”, explicou Claudia.

Segundo a educadora, o objetivo do projeto como um todo e do site, especificamente, é criar um espaço de troca, compartilhamento de ideias e materiais que falam da história do povo brasileiro e o seu patrimônio narrativo e cultural que é feito, também, de nossas histórias de vida.

Caixas da História

A “Caixa da História Virtual: Independência do Brasil: a criação de uma nação” conta um pouco desse que é um marco da nossa história e que, no ano passado, completou 200 anos. É a primeira caixa da história que integra a coleção “Histórias de Pindorama” que ora se inicia.

O trabalho de produção da “Caixa da história” englobou pesquisa histórica e iconográfica, leituras, estudo e reflexão sobre o tema da Independência que serviram como referência para a produção das ilustrações e dos textos explicativos que compõem esse material educativo feito para brincar.

A idealizadora do projeto afirma: “Para nós, é importante ter como perspectiva a ideia de que a Independência marca um momento da História do Brasil que se inicia, na verdade, muitos anos antes, quando o território habitado pelos povos originários deixou de ser Pindorama e se tornou Brasil, pelas mãos dos colonizadores que não “descobriram” essa terra, mas a invadiram”.

A Caixa da História traz três cenários – “Pindorama”, “Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro” e “Independência ou Morte!” – e mais 8 pranchas com personagens para imprimir, recortar, montar e brincar. Apresenta, também, textos explicativos sobre esse momento da História do Brasil e orientações para a montagem desse material.

A Caixa da História integra um conjunto de materiais educativos que tem como tema a Independência do Brasil: minidocumentário, livro infantojuvenil e, em breve, livro de referência e vídeo-livro.

A educadora sinaliza que já está em fase de estudo de mais dois temas que integrarão a coleção “Histórias de Pindorama”: “O Povo Brasileiro” e “A Revolta dos Malês” e espera que, a médio prazo, consiga viabilizar sua produção para que, assim, todos possam conhecer a história do país, através da brincadeira e da contação de histórias, aprofundando e refletindo sobre nossa identidade, memória e o legado compartilhado pelos povos sementes dos quais somos herdeiros.

O projeto também vai disponibilizar em breve as inscrições, o calendário e os temas dos cursos presenciais e digitais sobre a História do Brasil.