Márcia Guzzo, idealizadora da ocupação

Projeto gratuito de ocupação artística leva cultura negra e empoderamento para a Praça Afonso Pena

O projeto “Guzz…” levará à praça tijucana música, dança, cinema e informação, com DJ, show de Márcia Guzzo e banda, além de intervenções artísticas e exibição de documentários; evento também promoverá atividades afirmativas gratuitas no Lab Oi Futuro, com foco em mulheres da indústria da música

por Jorge Rodrigues

A Praça Afonso Pena, na Tijuca, será o palco da primeira edição do projeto “Guzz…”, uma ocupação artística de resgate ao movimento Black Rio, de valorização da música e da cultura preta brasileira e universal, idealizada e produzida pela cantora e compositora Márcia Guzzo. Será no dia 3 de maio, sexta-feira, das 15h às 19h, com diversas atrações culturais gratuitas como DJs, intervenções, shows, cinema e muito mais. No palco, somente artistas mulheres vão dar o tom das atrações.

A tarde começa às 15h, com a DJ Dayna Vision, referência em campeonatos de dança no Brasil, trazendo um pouco da cultura hip hop, reverenciando as batalhas de breaking e sob influência dos vinis. Dayna Vision já realizou ações para marcas como Budweiser, Centauro, Banco do Brasil, Spotify, Monster, Afropunk RJ e Valorant.

Depois, às 16h, a historiadora, pesquisadora de relações de gênero e relações étnico/raciais, atual Presidente do Conselho de Governança do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e colunista do site Congresso em Foco na coluna “Olhares Negros”, Wania Sant’Anna, uma das maiores referências na luta antirracista,  vai falar sobre perspectivas do movimento negro.

Depois, às 17h, é a vez do show de Márcia Guzzo, em comemoração aos seus 10 anos de produção fonográfica. Márcia e sua banda, composta totalmente por mulheres, apresentarão canções autorais e clássicos da black music das décadas de 70 a 80 com um toque contemporâneo. Entre as canções, faixas do EP “Udayara” e do disco “Leve”. O show contará também com interpretação de libras.

Fechando a tarde, haverá a exibição de documentários produzidos pelo Coletivo Anti-Cinema da Baixada Fluminense, liderado por Márcio Graffiti, que remetem à organização do movimento Black Rio e seus desdobramentos nos dias atuais. Estão previstas as exibições dos filmes “Um dia com os blacks que ainda existem” e “Funk-se 2.0”.

Realizada pelo Governo Federal + Ministério da Cultura + Governo do Estado do Rio de Janeiro + Secretaria de Cultura e Economia Criativa + Lei Paulo Gustavo, com apoio do Oi Futuro e da CultneTV, a ocupação “Guzz…” quer levar informações, atividades culturais e ações afirmativas para a região:

“O projeto levará à Zona Norte muita música, cinema e saber histórico, por meio de atividades artísticas e culturais que ressaltam o orgulho negro sob uma ótima feminina, no Rio de Janeiro. A região também foi escolhida por ter uma importância histórica para a formação de músicos como Tim Maia, Jorge Ben Jor, Erasmo e Roberto Carlos, Sandra de Sá e suas respectivas contribuições para o desenvolvimento do movimento”, explica Márcia Guzzo, que também é moradora do bairro.

A banda de Márcia Guzzo é composta por Sandra Nisseli (contrabaixo elétrico), Georgia Camara (bateria), Gláucia Negreiros (piano) e Nayara Danielly (sax e áudio).

Atividade gratuita de compartilhamento de experiências para artistas e profissionais mulheres também compõe a programação

Para além da ocupação artística, outra ação do projeto “Guzz…” são as “Conversas de Bastidor” e os ensaios abertos do show, em formato backstage experience. Artistas, produtoras, criadoras e demais mulheres que trabalham na indústria criativa serão bem-vindas para falar sobre questões relacionadas à equidade de gênero no mercado, construções de projetos, redes de apoio e demais trocas profissionais. 

As ações são gratuitas e acontecerão no dia 2 de maio, a partir das 10h, no Lab Oi Futuro (R. Dois de Dezembro, 107 – Flamengo), com retirada de ingressos pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/conversas-de-bastidor-e-ensaio-aberto/2399863 

A primeira conversa será às 10h, e trará como tema “Organizando o setlist – Desafios da produção independente”, abordando os desafios do mercado para as mulheres. Participam Nayara Danielly e Silvia Oliveira, com mediação de Márcia Guzzo. Depois, às 11h, a segunda fala terá como tema “Formando sua equipe – Maternidade interseccional e redes de apoio”, e as profissionais vão debater, a partir de suas trajetórias, os assuntos mencionados. Participam Georgia Câmara, Sandra Niselli e Márcia Guzzo.

Após o intervalo de almoço, acontecerão duas dinâmicas de ensaio aberto. Juntas com Márcia e sua banda, as participantes terão acesso a detalhes da estrutura de pré-produção de um espetáculo, além de noções de criação, aproximando-as do setor e estimulando a ocupação feminina em cargos técnicos e artísticos. As participantes serão divididas em dois horários: 13h e 14h.

“As conversas de bastidor são uma maneira de aproximar artisticamente as mulheres que compõem o setor da música, incentivando-as em suas produções, fortalecendo a rede e o networking, e também instigando mais mulheres a conhecerem diversos aspectos técnicos da produção musical”, conclui Márcia Guzzo.

Serviço:

  • Guzz… na Praça Afonso Pena
  • Data: 3 de maio, sexta-feira
  • Horário: das 15h às 19h
  • Local: Praça Afonso Pena, Tijuca.
  • Grátis. Livre.

Programação – Guzz… na Praça Afonso Pena

  • 15h – Set com DJ Dayna Vision
  • 16h – Aulão com Wania Sant’Anna
  • 17h – Show com Márcia Guzzo e banda
  • 18h30 – Exibição de curtas com Coletivo Anti-Cinema da Baixada Fluminense

Serviço:

Conversas de bastidor + Ensaios abertos

2 de maio, quinta, das 10h às 11h

Organizando o setlist – Sororidade e os desafios da produção independente

Participantes: Naiara Danielly, Silvia Oliveira e Márcia Guzzo

2 de maio, quinta, das 11h às 12h

Formando sua equipe – Maternidade interseccional e redes de apoio

Participantes: Georgia Câmara, Sandra Niselli e Márcia Guzzo

 

12h – almoço (intervalo)

13h -Ensaio aberto (1° grupo)

14h – Ensaio aberto (2° grupo)

 

Local: Lab Oi Futuro

Endereço: R. Dois de Dezembro, 107 – Flamengo.

Participação mediante inscrição prévia: https://www.sympla.com.br/evento/conversas-de-bastidor-e-ensaio-aberto/2399863 

Grátis. Livre.

 

FICHA TÉCNICA – Conversas de bastidor:

  • Mediação e Voz: Márcia Guzzo
  • Interlocução, sopros e audio: Nayara Danielly
  • Interlocução e bateria: Georgia Camara
  • Piano elétrico: Glaucia Negreiros
  • Interlocução e contrabaixo elétrico: Sandra Nisseli
  • Interlocução e Figurinos: Silvia Oliveira
  • Produção Audiovisual e Fotos: Márcio Graffiti
  • Designer gráfico: Renan Soares

FICHA TÉCNICA Ocupação:

  • Voz: Márcia Guzzo
  • Contrabaixo elétrico: Sandra Nisseli
  • DJ: Dayna Vision
  • Participação: Wania Santanna
  • Bateria: Georgia Camara
  • Piano: Glaucia Negreiros
  • Sax e áudio: Naiara Danielly
  • Produção Executiva: Márcia Guzzo
  • Produção Audiovisual: Márcio Graffiti (Coletivo Anti-cinema)
  • Figurinos: Silvia Oliveira (Retalhos Cariocas)
  • Designer gráfico: Renan Soares
  • Assessoria de imprensa: Mario Camelo – Prisma Colab

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via