Quem visitar a sede do Parque Estadual do Três Picos em Cachoeiras de Macacu, a partir do dia 14 de setembro, terá uma surpresa: o local passará a contar com diversas placas sinalizadoras e educativas sobre a flora e fauna da região. A iniciativa é do Projeto Guapiaçu, realizado pelo Ação Socioambiental – ASA com a parceria da Petrobras. Nesse dia, o público também poderá conferir a abertura da exposição fotográfica itinerante do Projeto. Haverá uma cerimônia de inauguração com a presença de autoridades locais. As ações comemoram o Dia da Árvore (21/09) e o Dia de Defesa da Fauna (22/09).
O objetivo das placas é sinalizar as trilhas e trabalhar os conteúdos ambientais ao longo do percurso, ajudando a sensibilizar os visitantes sobre a importância da biodiversidade local.
“A sinalização do Parque já é esperada há muitos anos. Essa sinalização na sede de Cachoeiras de Macacu servirá de modelo para os outros núcleos, em Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo e Silva Jardim. Somos muito gratos ao Projeto Guapiaçu e à Petrobras por essa iniciativa”, destaca o Gestor do Parque Estadual do Três Picos, Alexandre Donato.
“Para nossa equipe do Ação Socioambiental essa parceria é muito importante. Acreditamos que a educação ambiental deve ser feita dentro de unidades de conservação e a utilização de trilhas interpretativas é uma ferramenta importante no processo de formação de crianças e jovens. O poder público e sociedade civil quando se unem trazem muito mais benefícios para a comunidade e sociedade de forma geral. Será um dia para celebrar essa parceria e apresentar para a comunidade esses benefícios”, comemora a dirigente do Ação Socioambiental – ASA, Gabriela Viana.
O Parque Estadual dos Três Picos pode ser visitado todos os dias, das 8h às 17h. A exposição fotográfica ficará na sede de Cachoeiras de Macacu durante um mês.
Serviço:
Inauguração de placas educativas e sinalizadoras e abertura da exposição fotográfica itinerante do Projeto Guapiaçu
Local: Parque Estadual dos Três Picos – sede de Cachoeiras de Macacu
Data: 14/09/2023
Horário: 9h
Entrada gratuita
Sobre o Projeto Guapiaçu
O projeto Guapiaçu, realizado pelo Ação Socioambiental, com a parceria da Petrobras, tem como objetivo contribuir para a melhoria socioambiental da região da Baía de Guanabara e entorno, por meio de ações que integrem ambientes e comunidades locais, potencializando ações de restauração, educação ambiental, monitoramento de biodiversidade e reintrodução de fauna nativa.
A área de abrangência do projeto insere os municípios de Cachoeiras de Macacu, Magé, Itaboraí e Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que passa por grandes mudanças na última década. Esta região hidrográfica é responsável pelo abastecimento de água de quase três milhões de pessoas na porção Leste da Baía de Guanabara. Segundo dados históricos, a sub-bacia Guapi-Macacu destaca-se por sua disponibilidade hídrica para outras regiões em quantidade e qualidade.