O espetáculo traz assuntos do mundo moderno que ficaram mais evidentes após a pandemia de 2020: o poder das mídias sobre nossas vidas, o medo das relações sociais, a depressão, o egoísmo social, as relações tóxicas que fazem com que o ser humano se torne mais frio e robótico. Ao perceber em si mesmo comportamentos que deveriam ser evitados, o público pode refletir e, através da autocrítica evoluir em busca do bem-estar.
COM TEXTO E DIREÇÃO DE LUCIANA EZARANI, O BAÚ DO HOJE TRAZ HISTÓRIAS CONTEMPORÂNEAS DO AGORA, AQUILO QUE NÃO É TÃO DISTANTE ASSIM, AQUILO QUE ASSUSTA HOJE EM DIA. O ANTIGO “ERA UMA VEZ… ” TRANSFORMADO EM HISTÓRIAS QUE ACONTECEM NO NOSSO DIA A DIA. COM ISSO, AS LENDAS TRAZEM PROBLEMAS COMO DEPRESSÃO, BULLYING, ACEITAÇÃO, TOXIDADE EM BUSCA DE UMA LIBERDADE DE PENSAMENTOS, MEMÓRIAS E REFLEXÕES. O BAÚ DO HOJE É O ESPELHO DO MUNDO MODERNO.
O Projeto “O BAÚ DO HOJE” foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo através da Secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa na categoria Criação de Espetáculos e fará uma circulação por 6 praças da Zona Norte do Rio de Janeiro. A programação das apresentações contará com uma performance de abertura, roda de conversa com o público e a apresentação do espetáculo O BAÚ DO HOJE
Todas as ações são gratuitas e contarão com ações de acessibilidade como tradução em libras em todas as sessões e audiodescrição em duas sessões, além de rampa móvel para cadeirantes e cadeiras especiais de alta resistência para idosos, obesos outras comorbidades. O projeto também trará para as praças latas de lixo recicláveis e coletor de pilhas pensando na sustentabilidade.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO PROJETO O BAÚ DO HOJE (tradução em libras em todas as sessões:
20/07 – 16 H – PRAÇA COMANDANTE XAVIER DE BRITTO – TIJUCA – com audiodescrição
Performance convidada: Mar de Alegria
27/07- 16 H- PARQUE MADUREIRA – MADUREIRA – com audiodescrição
Performance convidada: Passarinhando
02/08 – 19 H- PRAÇA SANTA EMILIANA – IAPI DA PENHA
Performance convidada: O Estado da Alma
04/08 – 19 H – PRAÇA MONTESE – MARECHAL HERMES – COM TRANSMISSÃO VIA STREAMING
Performance convidada: Historias de Ialodê conta: águas
09/08 – 19 H- PRAÇA DO VISEU – VILA DA PENHA
Performance convidada: Cota não é esmola
10/08 – 18:30 – PRAÇA ANHANGÁ – BRÁS DE PINA
Performance convidada: Conto d`água
No instagram é possível achar o projeto em @obaudohoje
O Grupo Teatral Aslucianas tem sede no bairro da Penha/RJ e há 21 anos leva arte e cultura da periferia do Rio de Janeiro para o mundo. Tem um trabalho focado nas praças da Zona Norte de modo a democratizar o acesso à cultura na periferia.
Redes sociais
www.aslucianas.com.br
@gtaslucianas
Facebook.com/aslucianas