Início » Projeto que une cultura e tecnologia beneficia estudantes do RJ com cursos profissionalizantes

Projeto que une cultura e tecnologia beneficia estudantes do RJ com cursos profissionalizantes

Um aplicativo sobre pontos culturais da cidade maravilhosa, que pode ser baixado gratuitamente, foi desenvolvido pelos participantes.

por Redação

Preparar para o mercado de trabalho e disseminar a pujança cultural da uma das maiores metrópoles do nosso país. Esse é o principal objetivo do CONECTE-SE, projeto que une tecnologia, cultura, empreendedorismo e inclusão possibilitando que o conhecimento chegue, de forma gratuita, a estudantes em situação de vulnerabilidade social da cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa foi realizada por meio da Lei do ISS-RJ.

Em sua primeira edição, o projeto ofereceu cursos de iniciação profissional que tiveram foco em tecnologias amplamente utilizadas na área digital. Com mais de 50 horas de aula – incluindo aulas gravadas, ao vivo e atendimentos individualizados –, os cursos alcançaram um excelente índice de participação, beneficiando 180 alunos de 14 a 30 anos. As aulas foram ministradas por instrutores especializados na área educacional e toda metodologia foi pensada para facilitar a compreensão e a assimilação dos conteúdos.

O estudante Matheus Henrique Lima Santos foi um dos beneficiados pelo projeto. Ele conta que aprovou a experiência: “foi muito bom e construtivo. Aprendi rápido e adquiri muito conhecimento”. Nicole Rodrigues Santos também gostou bastante da oportunidade de participar dos cursos oferecidos pelo CONECTE-SE: “achei as aulas ótimas. Os professores explicavam bem, tiravam dúvidas e, ao mesmo tempo, eu me divertia muito criando o site. A interação com os outros alunos também foi importante e o conteúdo do curso era bem completo”, opina.

App cultural sobre o Rio de Janeiro

Utilizando os ensinamentos dos cursos, os participantes tinham como missão construir um aplicativo sobre locais culturais da cidade do Rio de Janeiro – e o fizeram com sucesso! O aplicativo CONECTE-SE já está disponível gratuitamente e pode ser baixado nas versões Android e IOS.

Além do aplicativo, também tiveram a missão de simular a criação de um site, desenvolvendo cada etapa do processo de construção: desde a pesquisa, redação dos textos e pesquisa iconográfica até aplicação dos conceitos Front-end, Back-end e Mobile.

O que os alunos aprenderam em cada curso

Front-end: ensina ao aluno HTML5, CSS3 e os fundamentos de JavaScript. Com esse curso, o aluno consegue realizar atividades como construir sites modernos, hospedar esses sites na internet gratuitamente e criar seu próprio portfólio.

Back-end: curso de JavaScript, com foco no servidor com NodeJS. Com esse curso, o aluno aprende a trabalhar na construção de sistemas, desenvolvimento de e-commerce e construção de APIs modernas que respondem a sites e ou seja, iniciam suas jornadas como programadores Back-end.

Mobile: curso profissionalizante de React Native que ensina a construir aplicativos nativos para iOS e Android. Ao realizar esse curso, o aluno consegue construir aplicativos, além de aprender a consumir API back-end e publicar o aplicativo nas lojas Apple App Store e Google Play.

O projeto CONECTE-SE é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro por meio da Lei do ISS e contou com o patrocínio das seguintes empresas: OLX Brasil, NEO, Strattner, FSB Comunicação e Pleno Saúde.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via