Projeto que une cultura e tecnologia beneficia estudantes do RJ com cursos profissionalizantes

Um aplicativo sobre pontos culturais da cidade maravilhosa, que pode ser baixado gratuitamente, foi desenvolvido pelos participantes.

por Redação

Preparar para o mercado de trabalho e disseminar a pujança cultural da uma das maiores metrópoles do nosso país. Esse é o principal objetivo do CONECTE-SE, projeto que une tecnologia, cultura, empreendedorismo e inclusão possibilitando que o conhecimento chegue, de forma gratuita, a estudantes em situação de vulnerabilidade social da cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa foi realizada por meio da Lei do ISS-RJ.

Em sua primeira edição, o projeto ofereceu cursos de iniciação profissional que tiveram foco em tecnologias amplamente utilizadas na área digital. Com mais de 50 horas de aula – incluindo aulas gravadas, ao vivo e atendimentos individualizados –, os cursos alcançaram um excelente índice de participação, beneficiando 180 alunos de 14 a 30 anos. As aulas foram ministradas por instrutores especializados na área educacional e toda metodologia foi pensada para facilitar a compreensão e a assimilação dos conteúdos.

O estudante Matheus Henrique Lima Santos foi um dos beneficiados pelo projeto. Ele conta que aprovou a experiência: “foi muito bom e construtivo. Aprendi rápido e adquiri muito conhecimento”. Nicole Rodrigues Santos também gostou bastante da oportunidade de participar dos cursos oferecidos pelo CONECTE-SE: “achei as aulas ótimas. Os professores explicavam bem, tiravam dúvidas e, ao mesmo tempo, eu me divertia muito criando o site. A interação com os outros alunos também foi importante e o conteúdo do curso era bem completo”, opina.

App cultural sobre o Rio de Janeiro

Utilizando os ensinamentos dos cursos, os participantes tinham como missão construir um aplicativo sobre locais culturais da cidade do Rio de Janeiro – e o fizeram com sucesso! O aplicativo CONECTE-SE já está disponível gratuitamente e pode ser baixado nas versões Android e IOS.

Além do aplicativo, também tiveram a missão de simular a criação de um site, desenvolvendo cada etapa do processo de construção: desde a pesquisa, redação dos textos e pesquisa iconográfica até aplicação dos conceitos Front-end, Back-end e Mobile.

O que os alunos aprenderam em cada curso

Front-end: ensina ao aluno HTML5, CSS3 e os fundamentos de JavaScript. Com esse curso, o aluno consegue realizar atividades como construir sites modernos, hospedar esses sites na internet gratuitamente e criar seu próprio portfólio.

Back-end: curso de JavaScript, com foco no servidor com NodeJS. Com esse curso, o aluno aprende a trabalhar na construção de sistemas, desenvolvimento de e-commerce e construção de APIs modernas que respondem a sites e ou seja, iniciam suas jornadas como programadores Back-end.

Mobile: curso profissionalizante de React Native que ensina a construir aplicativos nativos para iOS e Android. Ao realizar esse curso, o aluno consegue construir aplicativos, além de aprender a consumir API back-end e publicar o aplicativo nas lojas Apple App Store e Google Play.

O projeto CONECTE-SE é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro por meio da Lei do ISS e contou com o patrocínio das seguintes empresas: OLX Brasil, NEO, Strattner, FSB Comunicação e Pleno Saúde.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via